quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

ITACARÉ BA... para aprender a surfar e ainda curtir cachoeiras

Itacaré é uma cidade com mais ou menos 27000 habitantes localizada bem na terra do cacau dos livros de Jorge Amado... apenas 70km de Ilhéus (onde fica o aeroporto mais próximo).
Eu fui de carro. Saí de Belo Horizonte para Barra Grande e depois segui para Itacaré. Direto de BH são mais ou menos 1100km, seja por Almenara ou Vitória da Conquista.

A cidade mesmo deixa um pouco a desejar. A primeira impressão é ruim, mas tem boa estrutura de pousadas, hostels, restaurantes e barracas de praia (pelo menos nas praias próximas ao centro). Mesmo com tantos bares.... durante a semana do ano novo o tempo de espera era de 1hora.... tudo lotado...

Algumas praias exigem caminhada por trilhas, outras o transcurso de longo trecho de carro. Como estava de carro não tive problemas para acessar nenhum ponto turístico. Pra quem está sem carro, sugiro comprar os passeios em agências de turismo. No verão de 2015 estava em torno de 40 reais por pessoa a ida às praias e o passeio de barco. O passeio de um dia em Morro de São Paulo custava 130 reais.

Em Itacaré eu aluguei uma casa pois estava com um grupo de amigos, mas existem pousadas com preço bom. No ano novo uma amiga conseguiu um quarto por 800 reais o casal, 5 dias, sem café. O melhor é se hospedar perto da Praia da Concha (a mais central) ou na Pituba (rua dos bares).
Contatos de casas: Francisco Peixe - 73  8153-2002/ Jessica - 73   9903-2096/  Manuela - 73   8122-6309
Guia: Danilo 73  9840-6463

Na Pituba o bar que estava ficando mais cheio em 2015 era o Favela, onde são servidas caipiroscas das mais diversas frutas. Ao lado do favela fica o Jungle, onde tem música ao vivo e forró. Na rua são vendidas bebidas, tapiocas, pizzas etc.

Na Pituba tem um Subway que funciona até 22hs, adorei o Wrap do bar do lado do Jungle e o restaurante Manga Rosa (comida maravilhosa, pratos individuais com bom preço e ambiente top).
Também têm várias pizzarias e algumas servem rodízio, até mesmo por 22,90.

Não são muitas as baladas na noite, o que bomba mesmo é a Pituba (os bares, é tanta gente que a rua se fecha). As vezes têm forró no Bar Maia, chegando na praia da Concha. O ambiente lá é lindo, beira mar, custava 10 reais e são vendidas pizzas deliciosas feitas na grelha (10 reais).

                       


No ano novo a maior festa foi na Barraca Corais na praia da Concha. Na pista era 70 reais, no camarote 220 com open bar. A festa foi maravilhosa e até amanhecer bem servida e organizada!


Quanto as praias... e cachoeiras... aiai......difícil escolher a melhor.....
A praia mais próxima é a da Concha, cheia de bares, mas menos bonita.....
Depois tem a Rezende, já com águas mais claras e menos bares. Em seguida fica a Tiririca, a melhor do centro da cidade na minha opinião. Ahm.. comi uma tapioca lá perfeita! Após vem a praia da Costa (mais para surfistas, sem muitos bares).

 


A próxima praia é a da Ribeira, onde chega um rio que na maré baixa dá um charme, mas a tarde.. com a maré alta... fica lotada!!!!!!!!!!!!! A melhor pedida de comida lá é o pastel. Seguindo o rio chega-se a uma cachoeira (mais duchas sem poço) e a uma barragem do rio. Também é possível praticar arvorismo.
 
É seguindo a Ribeira que se pega a trilha de 40 min até a praia mais famosa, a Prainha. Basta pegar a trilha que segue o riozinho a esquerda e seguir em frente. São vários os pontos de paradas com nativos vendendo água de coco, cerveja e água. O melhor ponto é o da outra cachoeira, sem ser a bem do lado da praia. Devido ao calor, vale a pena um banho, até porque marca mais ou menos o meio do caminho.
             

A chega na Prainha já emociona pela beleza. caminha-se um tempo admirando o mar até se chegar à areia onde fica um bar que vende abacaxi, melancia, água de coco, água mineral, cerveja, refrigerante, açaí e queijo qualho.
Um  riozinho também desemboca no mar da Prainha.

 

  

Pegando a estrada da entrada da cidade a primeira praia é Jeribucaçu, a qual arrisco dizer ser a que mais gostei..... lá tem tapioca, peixe assado em barracas bem simples, queijo coalho, aula de surf, um lindo rio, um pôr do sol maravilhoso... e uma trilha com subidas de tirar o fôlego (meia hora de caminhada). Para chegar a essa praia falta fiscalização. Basta entrar no primeiro povoado a esquerda da estrada partindo do trevo de Itacaré.








Continuando na estrada rumo a Ilhéus passa-se por algumas placas indicando a cachoeira Bom Sossego e a do Tijuípe, mas não cheguei a conhecê-las.
Fui às praias Hawaizinho, Engenhoca e Itacarezinho, todas sinalizadas. As duas primeiras são vizinhas, separadas por trilhas.

Primeiro cheguei à Hawaizinho, que também da acesso à Gamboa, mas não fui até esta. A Hawaizinho é fofa. Tem bares bem simples que servem tapioca, queijo qualho, bebidas e peixe. Essa praia fica um pouco cheia, pessoas fazem churrasco lá. Devido a isso fiquei pouco tempo. O suficiente pra conhecê-la. A trilha é tranquila, a maior parte na sombra dentro da mata e dura uns 20 minutos.



   A partir da Hawaizinho dá pra ir pra Gamboa e pra Engenhoca.
A trilha pra Engenhoda (procurada por surfistas) é melhor direto do asfalto, pois da Hawaizinho pra lá passa-se por barrancos, o caminho está mal conservado... vindo do asfalto a trilha é ampla, sombreada de árvores, muito mais agradável... mas... pra quem já está na Hawaizinho... voltar até quase no asfalto para depois seguir para a Engenhoca... da um pouco de volta. No começo a trilha é a mesma. Poucos metros após o início da caminhada, deve-se continuar reto para ir à Hawaizinho ou virar a esquerda para a Engenhoca.






A praia da Engenhoca também tem um riozinho gostoso, uma bar simples que oferece bebidas, queijo qualho, tapioca e peixe. 



Por fim... conheci a praia de Itacarezinho, Essa é de tirar o fôlego, maravilhosa!!! Fica seguindo no asfalto pouco depois da entrada da Hawaizinho (14km de Itacaré). Como a praia não fica na beira da estrada você pode parar o carro no asfalto e descer a pé.. um morro razoável.. ou entrar com o carro no estacionamento que vai até a praia (custava 30 reais por carro em janeiro de 2015).
O que desanima de ir sempre a Itacarezinho é a distância e o preço das coisas por lá.... os vendedores ambulantes de de barraquinhas bem simples cobram mais caro que em outras praias. O único restaurante do local cobra 50 reais de consumação por pessoas, vive cheio e com lista de espera, a cerveja custava 16 reais a garrafa, um prato individual mais ou menos servido pelo menos 50 reais...
Apesar dos preços... o restaurante é maravilhoso, as mesas são muito confortáveis e charmosas, com almofadas, bons banheiros e duchas, ótimo atendimento. Vale a pena separar um dia..até mesmo porquê... a praia é maravilhosa...e tem ainda uma cascata de água doce.






 
Conhecer Itacaré é estar disposto a vivenciar diferentes experiências do conforto ao 'roots', do acessível de carro às caminhas por trilhas, do barato ao caro, enfim...a única unanimidade é a beleza da paisagem desse cantinho encantador!

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Volta a Ilha de Tinharé. De Morro de São Paulo para Boipeba

Se estiver em Morro de São Paulo ou se tem dúvida se vai pra lá.... conheça o passeio de volta a ilha de Tinharé e não perca!!!!!!!!!!!!!!

O passeio no verão de 2014/2015 custava em torno de 100 reais. Para grupos maiores é possível fechar uma lancha. Consegui o passeio por 80 reais com o Ney Assunção (75) 8206-6949 (claro), 9942-8040 (vivo) e 9186-7985 (tim) neytiko@hotmail.com.
As lanchas contam com caixas térmicas pra quem quiser levar bebidas, em todas paradas existem bares, mesmo nas em alto mar.

A partida é na terceira praia, entre 9 e 10h da manhã. O retorno é no cais por volta das 17h.

A primeira parada dura mais ou menos meia hora e é nas piscinas de Garapuá (sexta praia) onde tem um bar flutuante com tira-gostos e bebidas. A água é transparente e a vista da vila na praia é linda! As piscinas são quentes e rasas devido a maré baixa.



A segunda parada é nas piscinas de Moreré (já na ilha de Boipeba) e dura mais ou menos meia hora. Lá também tem um bar e como a maré já subiu um pouco, a água fica um pouco mais profunda e o uso do snorkel ajuda na visualização dos corais e pequenos peixes.








Após o passeio nas piscinas a lancha chega até a praia da Cueira em Boipeba. Quem quiser pode descer, almoçar por lá (o prato famoso é o lagostim) e caminhar entre meia hora/quarenta minutos até a praia da Boca da Barra para encontrar a embarcação ou ir na lancha mesmo até Boca da Barra. Essa parada dura 2 horas e é para o almoço.
A praia da Boca da Barra, na ilha de Boipeba, é a principal da vila local e conta com muitos restaurantes deliciosos. A moqueca de camarão (para duas pessoas mas serve três), por exemplo, custava em janeiro de 2015 mais ou menos 65 reais.
Essa praia fica no encontro do Rio do Inferno com o mar. Esse rio separa as ilhas de Tinharé e Boipeba. Esse nome se deve ao fato dos barcos portugueses costumarem encalhar na região e como haviam índios canibais, o receio de encalhar era grande...




Quem gosta de ostras, sugiro não comer muito na Boca da Barra pois a próxima parada é em Canavieiras, povoado onde há criação de ostras e as lanchas param em bares flutuantes que servem ostras cruas ou gratinadas (nesses há ducha de água doce). O bom é que como o passeio nesse ponto é pelo rio, balança bem menos.






Depois de Canavieiras o passeio pelo rio chama a atenção. Muitas aves são avistadas e o sol começa a se pôr. É linda a paisagem. Caso seja de interesse dos turistas, a lancha para em Cairu. Lá é cobrada uma taxa de 3 reais e é possível conhecer a antiga igreja e um convento histórico. Moradores locais se oferecem como guia e vão contando casos da região e descrevem a arquitetura dos imóveis. 
A embarcação também passa pelo povoado do Galeão, que fica na ilha de Tinharé, A capelinha no alto da montanha se destaca.

No final do passeio.... chega-se ao cais. Pra quem está em Morro de São Paulo e deseja ficar/hospedar em Boipeba, o único meio é pelo passeio ou alugando uma lancha.

Morro de São Paulo - BA

Morro de São Paulo.. só de lembrar desse cantinho da vontade de suspirar.... morro de saudade...

Pra chegar a Morro de São Paulo (localizada na ilha de Tinharé que pertence ao município de Cairu) deve-se pegar um barco (2 a 3h de duração por 82 reais) ou lancha rápida (1h30m a 2h) em Salvador. Devido ao balanço do mar e o tempo de duração, recomendo tomar remédio pra enjoo, especialmente os que não provocam sonolência para melhor aproveitamento do passeio e paisagem.

Outra opção é ir de lancha por Valença (30 a 40 min), Atracadouro (20 min) e outras cidades do entorno. O valor nessas localidades varia de 15 a 20 reais e a lancha nesses casos balança menos.

Ao chegar em Morro chama a atenção, ainda do barco, o imponente portal que fica no cais.

 Além do Portal, outros pontos marcam a história de Morro de São Paulo: o forte, a igreja de Nossa Senhora da Luz, o portal da rua da Fonte Grande e a Fonte Grande (onde dizem que Pedro II tomou banho com uma Marquesa).






                        Fonte:                                 


O povoado é puro charme, o que faz com que haja intenso movimento o ano inteiro, tanto de brasileiro quanto de estrangeiros.
Pousadas, restaurantes, lojas, feira de artesanato, lanchonetes, mercados, agências de turismo, hostels, povoam as principais ruelas, onde não transitam carros. Isso mesmo... em Morro não há carros. O caminho até as pousadas é feito a pé  e carrinhos de mão, levados pelos membros da associação de moradores locais trasportam bagagens dos visitantes. Os membros da associação também ajudam com a sugestão de hospedagem, alimentação e passeios. Todos são muito simpáticos e prestativos. Não são cobradas por eles taxas pré-definidas. O valor da gorjeta é decidido pelo cliente.

Existem todo tipo de pousadas e restaurantes. Mais elegantes, mais simples, com preços acessíveis ou não.... campings e hostels. Próximo à praia os preços costumam ser mais elevados.. e como tudo em Morro é acessado a pé... não faz muita diferença ficar na vila ou na praia...pois quem fica na praia a noite vai até a vila onde concentram-se os restaurantes e que fica na vila, durante o dia vai até a praia...enfim de todo modo todos têm que se deslocar. Existem alguns pontos de hospedagem que ficam no alto de morros... esses...pra quem não quer caminhar...devem ser evitados.
Ao caminhar pela vila nãos e assustem com o número de becos. Como não há trânsito de carros, as únicas ruas mais amplas são a principal e a da Fonte, as demais são becos que chegam a confundir um pouco os turistas.
Já me hospedei lá no camping da Dona América (que também tem quartos por mais ou menos 75 reais por pessoa ao lado da Fonte Grande, verão 2014/2015), aluguei um casa cujo contato perdi... por um bom preço mas no alto do morro, na última vez que fui fiquei na Pousada dos Pássaros e foi uma estadia perfeita com preço melhor que o de alguns hostels que olhei: 60 reais por pessoa (verão 2014/2015) com ar condicionado, frigobar, varanda, café da manhã e ventilador, quarto para 3 pessoas. A pousada é perto da Fonte Grande. Contato: www.pousadadospassarosmsp.com.br 75- 3652-1170.
O aluguel de casas fica em torno de 50 reais por pessoa (verão 2014/2015). Contato de uma casa: Marinaldo 73 8172- 2809

Sobre as praias...são todas lindas, com estrutura e sem ondas, todas são como piscinas quentes e transparentes.
As praias se dividem com os nomes primeira, segunda, terceira e quarta. Além dessas têm a praia do Encanto (quinta) e Garapuá (sexta) e Gamboa.
A primeira praia é a menor e é nela que cai a tirolesa que desce do alto do faro (40 reais no verão 2014/2015).
 


A segunda praia, continuidade da primeira praia é onde concentram-se as baladas da noite (exceto quarta feira onde a balada é no teatro no meio da mata) e o maior número de barracas de praia. Os preços não estavam muito salgados não. Em janeiro de 2015 um peixe inteiro com salada, farofa e vinagrete estava 40 reais. A tardezinha grupos de jovens se reunem na praia e tocam violão, formam panelinhas de conversa, jogam futebol, etc.
                                                                                    Segunda praia vista da tirolesa:

                                                                                    Segunda praia na maré baixa:




A terceira praia é de onde partem os passeios de barco. Como nela ficam os barcos e há muitas pedras, não é boa para banho. Também existem bons restaurantes e pousadas nessa praia. Ela é a continuidade da segunda praia.
A quarta praia ainda é tranquila de ir a pé e tem barracas deliciosas. É mais tranquila e menos movimentada. Pra quem quer sossego, é uma ótima pedida.

A quinta praia ou praia do Encanto é pouco frequentada e conta com menos estrutura. Garapuá ou sexta praia tem restaurantes e pousadas, além de guardar um charme particular e uma tranquilidade que atraem turistas que querem descansar. Devido a distância dessas, melhor ir de barco ou 4x4 oferecidos em agências de turismo locais.
O passeio de volta a ilha de Tinharé tem uma parada nas piscinas de Garapuá, onde mesmo longe da praia, tem um bar flutuante.


A praia de Gamboa é procurada especialmente durante o pôr do Sol. Há passeio de barco até lá mas é possível ir a pé. Nesta praia as pessoas tomam banho de lama, observam as rochas e as falésias. 
Outro lugar interessante parte curtir o belo pôr do Sol é o bar Toca do Morcego, que tem localização privilegiada para a observação e fica no caminho do farol. É cobrado 10 reais de entrada pois há música ao vivo no local. 
No alto do farol a sua esquerda também fica um mirante para admiração do pôr do sol.



As baladas em Morro também são um atrativo pra quem quer curtição. Todo dia tem festa, seja na segunda praia, seja em Gamboa (com acesso de barco incluso), no teatro ou em barcos. Durante o dia é fácil se informar sobre a badalação.

Pra quem não quer farra, bares e restaurantes têm música ao vivo e passear pelas ruelas e feira de artesanato também são uma boa pedida.

Pra quem quer emoção, basta se arriscar na tirolesa, no passeio de caiaque até a ilha do Caitá (terceira praia), Stand up ou banana boat.
Enfim.... não percam qualquer oportunidade de conhecer esse cantinho de Morro de São Paulo