quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

DUNAS DE ITAÚNAS - Espírito Santo

A Vila de Itaúnas fica no Espírito Santo, no município de Conceição da Barra, próximo da divisa com Bahia. São 25 km de estrada de terra em bom estado de conservação até a Vila, mas na época da chuva é bom procurar informações sobre o acesso.
A Vila ficava na beira da praia, mas entre os anos 50 e 70, 30 metros de altura de montanhas de areia cobriram as casas, pontos comerciais e a igreja, fazendo com que nova vila fosse construída na beira do rio, mais distante do mar. É comum na movimentação da areia no Espírito Santo. O que mudou e fez com que a areia se acumulasse onde estavam as casas foi a remoção da mata nativa da região.
Hoje, ao caminhar sobre alguns pontos das dunas é possível encontrar cacos de telhas e objetos que eram das antigas residências.
Em 1991 foi criado um Parque Estadual na região que protege o ecossistema local, inclusive uma instalação do Projeto Tamar.


O problema da mudança da Vila é que para se chegar à praia é necessário caminhar, sob o sol quente!
Até um certo ponto o carro chega, mas é difícil estacionar. Depois de deixar o carro é preciso subir as dunas, atravessá-las, com chinelo para não queimar os pés.
Não se preocupe que tanto esforço não é em vão, a vista do alto das dunas é maravilhosa! O mar tem tons de azul lindos!!!!


Na Vila a grande atração é o forró, que ocorre todas as noite no Bar do Forró ou no Buraco do Tatu. Outros locais também promovem forrós na parte da tarde ou início da noite. Depois do forro que atravessa as madrugadas... a música acompanha os forrozeiros na padaria. Músicos já conhecidos e outros que estão iniciando a carreira fazem 'arrumadinhos' até lá pra hora do almoço.
No ano novo, a virada é aguardada nas dunas, mas a festa mais tradicional é o Festival Nacional de Forró de Itaúnas, FENFIT. O festival acontece sempre na segunda quinzena de julho e dura uma semana. Bandas de todo o país inscrevem músicas e todas as noites algumas se apresentam, sendo que as apresentações são encerradas com alguma grande atração! É feito um cd com as músicas dos finalistas.

Além do forró, ritmos como samba e reggae animam o pessoal!

Vários restaurantes oferecem música ao vivo e deliciosos pratos típicos, de sobremesas e refeições de dar água na boca!

A melhor parte de ir pra Itaúnas é conhecer gente nova! E pode ficar tranquilo...você irá rever essas pessoas, seja voltando pra Itaúnas ou em outros eventos e locais do circuito do forró! Na vila de Caraíva, Rootstock, Minas Roots, Machuca Roots, Nata Forrozeira, etc...



Ir pra Dunas de excursão é uma boa pedida, pois o preço é ótimo (normalmente o turismo em Dunas não é caro e oferece pousadas e restaurantes pra todos os gostos, do mais requintado ao mais simples).
Vale a pena reservar com antecedência e comprar passaportes pro forró, pois a entrada tem ficado cada ano mais cara.
De Belo Horizonte as excursões mais famosas são a do Glauber e Alexandre (Projeto Pé na Areia) (http://www.viajeparaitaunas.com.br/) e do Silvio (Silvio Tur) (http://silviotur.com/). Eu sempre fui com o Glauber, mas vários amigos vão com o Silvio.
Saem excursões de diversas partes do país!
As excursões oferecem pacote completo com passaporte pro forró, almoço e café da manhã, mais um churrasco com música, bebida e comida liberados realizado em alguma pousada.
Além do benefício do preço, as excursões são uma boa forma de conhecer muita gente!!!!

Um passeio legal pra quem quer conhecer a região é ir até o Riacho Doce, que fica na divisa do Espírito Santo com a Bahia, além de ver o Projeto Tamar.

Dunas de Itaúnas é um lugar fantástico, não perca a oportunidade de se encantar por esse local, onde a animação do forró e a tranquilidade de uma vila de pescador formam uma parceria perfeita!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

SÃO TOMÉ DAS LETRAS - O lado místico de Minas

São Tomé das Letras é uma cidade localizada no sul de MG a 309 km de BH, 43 km de Três Corações (terra do Rei Pelé, vale a pena dar uma voltinha da cidade e conhecer um pouco da história do Rei), 349km de São Paulo e 334km do Rio de Janeiro.


A cidade é toda construída com pedras, ponto forte da economia local. De longe, da estrada, é possível perceber a extração de pedras, que têm tornado um pouco desinteressante a paisagem do entorno.

Ainda assim, São Tomé mantém seu charme!





O que chama a atenção em São Tomé são as grutas e o ar místico. Dizem que há uma gruta que leva até Machu Picchu. Essa gruta nunca foi totalmente explorada.
No meio da cidade há uma gruta, do lado da igreja Matriz! É incrível!






Dizem que Ets frequentam a cidade que é um dos polos magnéticos no mundo!
Com isso, boa parte dos campings, pousadas e restaurantes têm nomes interessantes!!! Ah, e não tem como ir embora de São Tomé sem um chapéu de bruxinha típico!

Você encontra todo tipo de hospedagem, das mais finas às mais simples. É possível alugar casas.
A Aparecida tem outros contatos, mas fique atento pois algumas casas não têm cozinha completa ou são afastadas. 35 9903 3693
Outras opções boas! 35 9981 8697, 35 9956 4520 e 35 9827 7684.
Pousadas: http://www.visitesaothome.com.br/index.php?q=pousadas

Restaurantes você também encontra pra todos os gostos, desde um sanduíche pesadão até comidas sofisticadas. As cachaças locais são boas e vários butecos rústicos têm sinuca!
As ruas são cheias de bares e restaurantes!
Os bares mais animados são os do pé do cruzeiro. Rola sempre um rock e muito Raul Seixas!Além de ser possível avistar o lindo céu do local!

Em termos de festas, a de Agosto é excelente!!!! Pra quem agitação é ótimo!! Tem shows de graça e a cidade fica lotada!!! A primeira vez que fui a São Tomé foi uma viagem corrida, em Julho, aí fiquei sabendo da festa em agosto e voltei lá com umas amigas da faculdade, fui de um dia pro outro só pra ver o show do Zeca Baleiro. Enquanto em Julho minha barraca era a única do camping, em agosto foi a última a caber no camping, de tão cheio. As ruas ficam com carros de som e o clima da cidade muda bastante. Você ouve axé e sertanejo...algo banido da rotina rock'n roll tradicional.
Se você quer sossego, vá em um feriado ou nas férias.
No ano novo tem show na praça, fogos no cruzeiro e no dia primeiro de janeiro, uma apresentação local muito interessante, com poesias, música, dança... você se sente na década de 60!!! kkk só indo pra entender.

Agora... não perca o pôr do sol no cruzeiro e na pirâmide!!! e tem que bater palme e pedir bis no final!!!!!

Durante a festa de Agosto:
 Feriado normal:








O Cruzeiro, junto à pirâmide também é lindo!






No que diz respeito à paisagem.. é um espetáculo a parte!!!!!
Cachoeira e cachoeiras............eu dei azar... uma vez tava frio de mais... outra vez foi muito rápido.. so o show do Zeca... da outra vez choveu de mais..... em outra passei mal... com isso conheci somente o Vale das Borboletas.. que é lindo... mas vou ter que voltar lá e conhecer os demais pontos!!!!


Vale sem água em agosto:

Como ficou com gostinho de quero mais.. voltei a São Thome em 2014 e deu tudo certoooooo ... só não deu pra entrar na água devido ao frio.

Comecei pela cachoeira da Lua. Basta seguir a estrada que vai para as cachoeiras, que passa pela rodoviário e o estádio municipal. Há sinalização. Ao Chegar em uma bifurcação, logo após a cachoeira da Eubiose, entre a Esquerda e siga em frente. 
A cachoeira tem um bar e é logo na beira da estarda. Uma corda amarrada a uma árvore contribui para a diversão.




Após essa parada, segui para a Gruta do Sobradinho. São vários os locais interessantes no caminho.


Após mais ou menos 15km chega-se à bifurcação que vai para Sobradinho, que fica à direita. A gruta é muito legal, mas não pude atravessá-la, estava sem shorts e lanterna. Tem que passar pela água para chegar ao outro lado e é bem escuro. Mas mesmo assim foi muito legal!




No local há loja, bar e uma cachoeira. Pena que estava sem água.

Segui depois para a Vila do Sobradinho, onde á uma praça com uma igreja, casinhas em volta e a deliciosa Quitanda da Cláudia!! Cada tira gosto de comer rezando. Caipirinha, cerveja, pratos típicos mineiros e muito charme.


Da vila segui para a gruta do labirinto, mas por estar sem lanterna também não entrei. Essa é menos sinalizada e não conta com nenhuma estrutura. 
Guias locais fazem passeios, no seu carro ou no carro deles. Custa em média 45 reais por pessoa o dia inteiro. Caso esteja despreparado, é uma boa opção! Na praça os guias oferecem seus serviços. Há um ônibus que circula nos dias de movimento levando as pessoas até alguns pontos turísticos.

No dia seguinte optei por seguir até as outras cachoeiras. Peguei a mesma estrada, mas ao invés de virar a esquerda, segui reto. Para nenhuma delas caminha-se muito e todas são sinalizadas e contam com estrutura. A primeira é da Eubiose. Na estrada que lhe dá acesso tem um bar. 




A próxima cachoeira é Antares, que também é a mais alta e para a qual caminha-se mais..na verdade.. são só uns 400m, mas com declividade. Também é sinalizada. Pouco após a Eubiose deve-se virar a direita e seguir uns 8km. Na chegada há uma fazendinha onde a Dona Ana serve alguns salgados e bebidas, com muita simpatia!!! vale uma prosa!



Por fim fui ao Véu da Noiva, bem próxima da estrada e era mais cheia. Pra chegar a Véu da Noiva basta seguir reto após a Eubiose. Logo depois da entrada da Antares, continue reto, sem entrar na estrada da Antares. A Cachoeira fica a sua direita.




Pra quem quer comprar lembrancinhas, camisas, acessórios, enfeites!!! São Tomé é o lugar!! Muita coisa linda e com preço ótimoooooooooooo. bijuterias lindas de pedras!! São várias as lojas!!!!! Adoro!!!!
Enfim.... não perca a oportunidade de conhecer em lugar encantador!!!!!!!!!!!