quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Nobres - MT

Nobres é uma cidade localizada há 123 km de Cuiabá e há 184km de Chapada dos Guimarães.
A cidade é pequena e conta com uma estrutura inicial para o turismo, pousadas e restaurantes estão sendo instalados.
Não cheguei a ir ao centro da cidade, fui apenas ao Distrito de Bom Jardim, onde está a maior parte dos pontos turísticos.
A formação geológica de Nobres é equivalente à de Bonito, no estado vizinho do Mato Grosso do Sul e por isso, possui atrativos como flutuação em rios de água azul límpida.


Eu estava na Chapada dos Guimarães e optei por passar o dia em Nobres, o que foi uma ideia ótima, pois não há nada parecido com a paisagem desse local em Minas Gerais e ir a Nobres é muito maios barato que ir até Bonito - MS.
A estrada que liga a Chapada a Bom Jardim é boa e não tive problemas com a sinalização.
Não é necessário ir até o centro de Nobres, é mais rápido ir direto a Bom Jardim, onde tem estrada de terra em bom estado.

São várias as empresas de turismo, mas é possível fazer passeios no próprio carro.
Optei por fazer flutuação em um rio e depois conhecer a cachoeira da Lagoa Azul.

São vários rios para se flutuar. Eu fui no Reino Encantado, mas existem outros aquários e passeios. Adorei! Paguei 60 reais e o trajeto dura mais ou menos duas horas. No Reino Encantado há um restaurante e é possível almoçar por lá. A comida parecia maravilhosa e custava 20 - 25 reais por pessoas para se comer a vontade. São servidas bebidas também.
O almoço não está incluso no passeio, apenas o snorkel, as sandálias, o colete salva vidas e o guia.

O passeio começa com uma curta trilha pela mata que vai até a ressurgência, ponto inicial onde entramos na água.





É importante boiar o tempo todo, pois se pisar no chão impacta a ressurgência de água que forma pequenas bolhas no solo e pode haver alguma arraia camuflada.


O local é uma delicia e o passeio fantástico! A água é totalmente transparente e tem boa temperatura, mas como faz sombra em alguns trechos, pode ficar um pouco frio. São vários peixes, com diferentes cores. 
O rio é lento e dá pra descer o 1km de passeio devagar, curtindo a paisagem.





Existem alguns pontos de parada no caminho para fotos e descanso.
IMPOSSÍVEL ESQUECER DE LEVAR MÁQUINA DE FOTOS A PROVA D'ÁGUA!!!!!!
Era carnaval e não estava cheio o passeio, somente precisamos esperar pouco tempo. Mas dizem que é bom ligar antes para não esperar muito e em alguns casos vale a pena agendar também. 

Após esse passeio feito pela manhã, fomos à vila almoçar, para ver se encontrávamos algo mais barato. Como já era mais de 13hs e a estrutura turística ainda é precária, alguns restaurantes já não tinham comida, pois são extensões das casa, varandas e salas. Fomos até um que tinha uma comida deliciosa e bem servida, por apenas 10 reais por pessoa. Devido ao horário, não havia mais salada nem macarrão, mas muita carne (boi, frango, porco ou peixe), arroz, feijão e farofa. Também eram servidos refrigerantes e cerveja.

Após o almoço, passamos por um balneário na beira da estrada, com um restaurante e um poço transparente para banho. No entorno, as árvores estavam tomadas por micos!!!

Do balneário seguimos ruma a cachoeira Azul no Sesc. Logo na chegada nos deparamos com araras lindas do viveiro local.



No local onde indicam as placas da Lagoa Azul - Sesc há apenas um receptivo, uma lagoinha e as araras. Lá ficam os guias, são vendidas bebidas, entregues os snorkels e os coletes. O preço é de 50 reais pelo equipamento, o guia e a entrada. O guia vai de carro com o grupo até o local onde realmente fica a cachoeira. São vários degraus de subida..... muitos mesmo... no meio da mata bastante úmida. 
Leva-se uns 15 a 20 minutos no trajeto até a cachoeira, mas vale cada esforço em degraus, pois é maravilhosa a paisagem. 


Vários peixes podem ser avistados no poço azul! É incrível!



Eu não vejo a hora de voltar até essa região fantástica!!!!
A maioria das pousadas em Bom Jardim são muito simples, sem luxo, mas confortáveis. Quase todos moradores alugam quartos. Mas existem outras opções, tanto no Centro quanto na região como um todo. 
http://www.portalnobres.com.br/
http://www.nobres.mt.gov.br/
http://www.pousadabomjardim.com/
Vale a pena ficar em Bom Jardim por poucos dias, pois mesmo a estrutura sendo ainda bem frágil, a distância de Nobres até lá é razoável, em torno de 50 km de terra.
Agora é só marcar uma data para ir a esse cantinho encantador!!!





segunda-feira, 28 de julho de 2014

Costa Dourada - para descansar do forró de Itaunas

Ir para Dunas de Itaunas significa muito mais que forró. 
É possível visitar praias lindas!!!! E relaxar bastantes após as noitadas!
Pra quem está de carro, basta continuar na estrada que dá acesso à praia das Dunas, ou, basta contratar um passeio de buggy ou jeep. Nas pousadas e na praça é fácil encontrar informações.
Apesar de ter ido pra Dunas várias vezes, conhecia apenas a fama de Costa Dourada, mas desta vez, fui desbravar o local.
O acesso é fácil. A estrada é de terra mas bem conservada e sinalizada. A distância é de aproximadamente 30 km e a Costa Dourada já pertence ao município de Mucuri - BA.

A Costa Dourada é famosa pelas suas falésias coloridas e pelo sossego que ali reina. São poucas casa, pousadas e bares espalhados. 
A praia é quase deserta.




Coqueiros nos fazem ter certeza que chegamos na Bahia e o vento é super propício a esportes. Claudio, dono de uma bar, adora o Parapente e passa o dia verificando na biruta instalada na frente do restaurante se é possível voar. 



Falando na Barraca do Cláudio, essa é uma parada obrigatória. A comida é espetacular. Tem filé de peixe grelhado, uma farofa com alho maravilhosa, um purê de batata gratinado com queijo... ahm.. melhor parar por aqui.... ahhh a cerveja é de garrafa e o preço ótimo.




A praia é deliciosa. O mar é mais quente e também um rio chega à praia como no Riacho Doce. O visual ao entardecer deixa as falésias ainda mais coloridas.
No caminho são várias as placas de outras praias que nos fazem cair na tentação de ficar poi lá umas noites para passear mais, plano já registrado por mim.
A  maior parte das pousada são bem simples. Seguem alguns contatos:
Pousada Fim do Mundo: 73 8171 3617 http://www.costa-dourada.de/contato.php
Pousadinha 73 9994 4578 ou 3206 11 32 http://www.pousadinhacostadourada.com.br/
Pousada Mazinho 73 9963 2791  http://www.pousadamazinho.com.br/
Pousada Voo LIvre 73  9960 2485 https://www.facebook.com/pages/Pousada-Voo-Livre/509733459059051
Velho Sal  73  8165 9591 http://pousadavelhosal.com.br/

Riacho Doce - Quando o Espirito Santo encontra a Bahia

A Vila de Dunas de Itaunas pertence a Conceição da Barra, última cidade do Espírito Santo antes de se chegar à Bahia.
A vila é conhecida pelo forró, celebrado principalmente durante o Festival Nacional de Forro - FENFIT.
Normalmente as pessoas vão pra lá virar as noites dançando no Bar do Forró ou no Buraco do Tatu e emendam as manhãs no forró da padaria que costuma 'varar' também as tardes.
Com tanto baile, muitas vezes as pessoas não curtem a praia, que é linda mas longe da Vila. Antes Itaúnas ficava a beira mar, mas quando a areia começou a tomar as casas, teve que ser reconstruída mais distante.
Assim, para se alcançar as ondas é necessário atravessar a ponte do rio e andar em torno de um km até a beira das dunas. Esse percurso pode ser feito a pé ou de carro e a vista compensa...

Depois da estrada, é necessário subir as dunas...atravessá-las e caminhar até alguma das barracas. A que costuma ficar a moçada do forró chama Tartaruga e costuma ficar mais cheias. As demais oferecem mais sossego. Esse trajeto só pode ser feito a pé, então capriche no protetor solar.


Nas dunas, pela manhã o nascer do sol é incrível, no entardecer, o pôr do sol é outra maravilha que colore as areia de tons rosados e marca o contorno da vegetação que cerca o rio.
Para que, quer fazer um percurso diferente, há uma trilha a esquerda da ponte que também vai até a praia.


Além da praia da Dunas, há também outras praias. Já fui há Itaúnas várias vezes, mas embalada no forró nunca aproveitei pra conhecer a região, até esta primeira oportunidade. 
Como fui de carro, foi mais fácil, mas é possível ir com passeios que partem de Dunas e até mesmo pernoitar.

O local escolhido foi o Riacho Doce, distante 12km pela praia e 14km de carro. Várias pessoas optam por ir caminhando. 
No Riacho a paisagem é linda. Existem estacionamentos há 5 reais e dois bares na beira do encontro do riacho com o mar. É possível nadar na água doce e na salgada, sendo que há até uma cascatinha que faz uma hidromassagem. 




Os dois bares são simples. Oferecem porções, cerveja em lata e têm uma estrutura engraçada de banheiro..... mas melhor que nada. Existem redes para descanso e algumas mesinhas ficam colocadas na água, para que as pessoas fiquem com os pés no rio. É uma delícia.

Pra quem quer uma refeição no capricho e se hospedar no Riacho Doce a melhor opção é o Celsão. Seu restaurante e sua pousada ficam há apenas 800m da praia em local muito tranquilo. A refeição custa 25 reais por pessoa e é muito farta. Tem até carne de carneiro, peixes, enorme variedade. A simpatia de Celsão também é contagiante. Ele recebe todos os turistas que chegam.
A pousada é composta por chalés com ar condicionado e é servido café da manhã. O custo é de 45 reais por pessoa.
Fiquei muito tentada a ficar por lá e com certeza vou agendar uma oportunidade para fazer isso.
Contato do Celsão: 27 9951 9834

O Riacho Doce marca a divisa do Espírito Santo com a Bahia, então, por que não se encantar estando em dois lugares ao mesmo tempo?
Visite o Riacho Doce e as outras praias do seu entorno, como Jesuel, Costa Dourada, etc.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Delfinopolis .... cachoeira a toda esquina

Gosta de Cachoeiras? Então você precisa conhecer Delfinópolis!!!
Há anos eu ensaiava uma ida a essa cidade, mas devido à distância (400 km de BH, 422km de SP, 94km de Franca, 330km de Campinas), eu acabava enrolando. Mas assim que apareceu um feriado prolongado, não pensei duas vezes!
Situada no sudoeste de Minas, às margens da represa do Peixoto, em plena Serra da Canastra, a paisagem é inesquecível.
Saindo de BH, deve-se seguir na 381 até o acesso à 262 e nesta permanecer até Mateus Leme, onde segue a estrada para Divinópolis. O caminho é bom, a estrada é privatizada, mas são amargos 5 pedágios no valor de 4,70 reais. Apesar da boa condição do asfalto, são poucos os trechos com terceira faixa.
Existem boas paradas pra  lanche e almoço, mas não encontrei nenhuma sensacional. Os postos de gasolina com melhores preços estão até Divinópolis, depois é difícil achar um com um preço mais razoável, beiram 3,20 o lt de gasolina.

Ainda diante desses percalços, a paisagem... ah..... a partir de Capitólio margeia-se boa parte da represa de Furnas. São encontrados mirantes e restaurantes que servem peixes de água doce. Quem estiver com tempo, dá pra fazer um passeio de lancha no caminho ou parar em alguma cachoeira.


Até Capitólio a sinalização é boa, depois... existem algumas dificuldades. Passos é a referência com mais placas. Ao chegar em São José da Barra, ao invés de entrar na cidade a esquerda, seguir no trevo para a direita, sentido Cássia. De lá, são poucos km até a travessia de balsa.
A vista é linda e a travessia dura em média 15 min,mas costuma ter fila nos feriados. Eu dei sorte, embarquei sempre de primeira. A balsa é paga apenas no sentido de volta, na saída de Delfinópolis, são 14 reais.



A cidade é linda. Tem muitas praças enormes e bem cuidadas. Um ponto de referência e o ginásio, ou 'ginaisião' como chamam os locais. Há um sotaque mineiro encantador na fala de todos.
Como fiquei apenas três dias inteiros, não deu pra ver quase nada.... pois são muitosssssssssss programas.
Fui aos locais de mais fácil acesso. Um diferencial de Delfinópolis é que os acessos são bem sinalizados e são vários os pontos de apoio que servem refeições.
São tantas cachoeiras, que nenhuma fica muito lotada, apesar de feriado encontrava no máximo 6 pessoas.

Comecei indo ao Aqualume, que fica há 3 km da cidade por estrada de terra em bom estado. Lá tem um restaurante que serve comida mineira no kilo e uma pousada. Para ir à cachoeira paga-se 10 reais. São apenas 600mts de caminhada até a cachoeira do Pavil. Como bate sombra, faz um pouco de frio, mas é linda! Tem Wi-fi.






Depois do Aqualume, continuamos na estrada e fomos mais 5km até o Complexo do Ezio, onde você encontra 10 pontos pra banho. Alguns formam cachoeiras. Lá também há um restaurante que serve porções  (25 reais) e prato feito (20 reais).Quando fui estavam tocando moda de viola. O bar é bem simples, mas delicioso.
O por do sol é uma beleza a parte.





A primeira cachoeira é a mais gostosa. Pra chegar a ela bastam 5 minutos. O acesso custa 15 reais.




A água é transparente!!! subindo o rio são vários os pontos pra banho. O último fica a cerca de 1h40m de caminhada. Não cheguei até o final devido ao avançado da hora.



No dia seguinte o local visitado foi o complexo do Paraíso, que fica há mais ou menos 7,5km. No local há pousada, casa para aluguel, restaurante e banheiros. No restaurante é servido almoço por 25 reais. Pode-se comer a vontade a mais deliciosa comida mineira. Há a opção de lanche também, um bolinho recheado com queijo muito delicioso. O ambiente conta com redário e vista da serra. Tem Wi-fi. 
Há cachoeira com 5 minutos de caminhada. Inclusive, essa é uma das melhores pra banho, Paraíso I. Algumas pessoas estava com cooler e bebidas. Para chegar até a última são 5 km de caminhada bem sinalizada.



Depois da Paraíso I fica a Paraíso II, que tem uma prainha gostosa. São 10 min de caminhada.


Depois da Paraíso II fica a Sofazinho. Muito gostosa, bate um solzinho e tem um poço bom pra banho.



Pra chegar à Coqueirinho a subida é um pouco pesada... e continua ainda depois da cachoeira..quase uma escalada. Mas vale a pena. A Coqueirinho parece um jardim, mas para banho deixa um pouco a desejar.


Depois da subida, uma vista linda do vale.

Em seguida, fica a cachoeira das Borboletas Poço verdinho, queda bonita, mas o mato muito alto, o que dificulta o acesso à água. Seguindo a trilha a esquerda fica a cachoeira do Vai quem Pode, com delicioso poço e queda.





Por fim, chega-se à Triângulo. Muito bonita com bom poço e excelente queda.





Pra finaliza, comida mineira, bolinho de queijo e cerveja gelada. Ahhh e tem um molho verde com hortelã e manjericão!!!!!


No ultimo dia optei por visitar o Complexo do Claro, 5 km da cidade. Paga-se 15 reais. Lá também tem um bar, mas um pouco mais distante da água. Lá são 6 cachoeiras, as mais lindas de todas. A primeira é um poço natural excelente para crianças. Fica há 5 min de caminhadas, chamada Tombo.




A segunda tem uma queda fantástica, chama-se da Paz e o nome tem tudo a ver. Para se chegar até ela tem que desviar um pouco da trilha.



Depois da Paz, rapidamente chega-se até a Gruta. Com poço maravilhoso, muito sol e queda refrescante. A Paz e a Gruta são as que mais me cativaram!



Acima da Gruta há uma barragem com poço excelente e muito sol. Pedras proporcionam ótimo espaço pra passar o dia.

Depois da Barragem fica a cachoeira do Tenebroso, mas o mato dificulta o acesso a água. Tinham placas dizendo Casa de Pedras. Como eu não sabia que era uma cachoeira... não fui até ela, mas na próxima visita a Delfinópolis.... não perco!


Na volta das cachoeiras fomos até uma festa que acontece no Claro todos os anos. É uma 'pagação' de promessa de um médico que foi curado de câncer e construiu uma capela para Nossa Senhora da Saúde ao lado do camping do Claro. Acontece uma cavalgada na qual participam cavalheiros de diversas cidades! É servido um almoço gratuito e farto. Carne, salada, macarrão, farofa, feijão com carninhas e sobremesa. Há um bar onde são vendidas bebidas e toca-se música ao vivo, modão sertanejo com direito a berrante.




Além das belas paisagens, Delfinópolis conta com boas pousadas e restaurantes. Chegamos em torno de meia noite, não havia muita coisa aberta, mas um bar de donos simpáticos chamado Gabana, nos acolheu. Pelo avançado da hora deu pra comer salsicha e batatas chips. Voltamos depois pra provar tira gosto, frango com catupiri e são servidos também, sanduíches. 

Conhecemos a Pizzaria do Jeferson, que é quase um point. Depois das 21h tem fila! Lá têm pizzas, batata recheada, massa, petiscos e panquecas a preço justo.
Na galeria também há uma pizzaria que fica cheia de jovens aos finais de semana.
Outro lugar animado é o posto Preto Gold, que fica fora da cidade no caminho para a balsa. De lá avista-se a represa durante o dia e a noite de têm música ao vivo. São servidos petiscos variados. 
Boa gastronomia é encontrada também no Bistrô da Vila. A princípio não queria ir lá... o nome bistrô da ideia de lugar caro, mas não é. Os preços são como os das outras pizzarias. Lá o cardápio conta com  pizzas, massas, polpetones, caldos, saladas. panquecas e batatas recheadas. As sobremesas pareciam muito boas também. O ambiente é um encanto.

Quanto a pousadas, me hospedei na dona Mariana, que aluga dois quartos e serve café farto na sua cozinha (100 reais o casal). Meus amigos ficaram na Casarão, do sr. Messias (120 o casal). Todos extremamente simpáticos. Existem opções chiques, com piscina, pensão completa, etc. Alguns moradores alugam suas casas na alta temporada.

Pousada Mariana
Av. Antenor Pereira de Morais, n.º 540 - Centro
Telefone: (35) 3525-1214


Pousada Casarão
Praça Dr. Lafaiete, n.º 62 - Centro
Telefone: (35) 35251058 / 9975-7335 / 9965-1058


O site http://www.delfinopolis.com.br/cont_pag1.asp?pag=109 têm muitas sugestões.

Em termos de artesanato, gostei mais dos que se referem a queijos e temperos. Em Delfinopolis você encontra o tradicional queijo canastra e especiarias locais. 



Locais próximos: 
São João Batista do Glória: http://encantosprair.blogspot.com.br/2016/08/sao-joao-batista-do-gloria-o-paraiso.html
Canastra: http://encantosprair.blogspot.com.br/2013/07/serra-da-canastra.html
Capitólio: http://encantosprair.blogspot.com.br/2016/09/mar-de-minas-os-encantos-de-furnas.html