sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

CARAIVA - BA.. paraíso dos índios a beira rio... a beira mar

Caraiva BA

A vila de Caraíva é um lugarzinho perdido no sul da Bahia e simplesmente maravilhoso!!!!!!
A cada vez que vou... quero ir mais.. e mais.. e não voltar!
Para se chegar a Caraíva de carro há duas formas: uma pelo povoado do Monte Pascoal..seguindo uma estrada de terra em estado razoável de conservação que cruza uma plantação de eucaliptos.. são mais ou menos 43 km; ou por Porto Seguro, passando também por uma estrada de terra em estado também razoável, 74 km no total sendo 33km de terra após trancoso.
Também é possível ir de ônibus por Eunápolis e o aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro. Taxis saem também de diversos locais do entorno. (Taxi  do Ferrugem: 73   9968-9276 vivo, 9820-0121 vivo, 8131-6199 claro, taxicaraiva@gmail.com e facebook taxicaraiva ferrugem) A família do Ferrugem tem um lojinha de produtos variados perto da igreja e lá é servido prato feito no valor de 15 a 20 reais, dependendo da carne. No verão de 2015 almocei lá e foi a melhor pedida pelos preços, pratos bem servido e saborosos. Ah, servem também cerveja litrão por bom preço e as mesas ficam sob uma árvore na frente da igreja... ambiente delicioso!









Caraíva é uma vila onde não transitam carros, para chegar lá é necessário atravessar o rio de barco e para transitar pelo local há carrinhos de mão e carroças que levam as bagagens e pessoas. Há estacionamentos na beiro do rio e o barco custava 5 reais/
O chão é todo de areia fofa. Já peguei bicho de pé lá uma vez rsrs.... os únicos calçados necessários são havaianas!!! Nada mais.. até porque não há nenhum lugar mais chique que precise de uma produção mega!
Todos bares recebem os clientes de chinelos e bem a vontade!

Não é fácil saber qual praia é mais convidativa... a de rio ou a de água salgada. Ambas tem água quente... mas as águas do rio são bem mais calmas. Ainda assim é preciso tomar cuidado pois o encontro do rio com o mar pode ser traiçoeiro.








A hospedagem em Caraíva é um  pouco cara durante a temporada.....e a estrutura ainda é um pouco frágil.... a luz acaba com frequencia quando a cidade esta cheia.. mas esse ar rústico é o charme de Caraíva. Optei por ficar em camping, na beira da praia. Não tive nenhum tipo de problema, têm bastante sombra e é seguro, apenas os banheiros podem ser um problema dependendo do número de pessoas... normal em todo camping. No ano novo de 2013 para 2014 o que fiquei custava 25 reais.

Em janeiro de 2015 voltei a Caraíva e fiquei um pouco desapontada.... os preços de comida, bebida e hospedagem aumentaram muitooooooooooooooooo!!!! Fiquei impressionada.... isso sem uma melhora no atendimento, na oferta de produtos e etc... pelo contrário...como cheguei depois do ano novo muita coisa tinha acadado... os cardápios estavam sempre incompletos. Não me agradou essa situação.

O forró alegra as noites,seja no Pelé...seja no Ouriço..mas sempre ocorrem outras festas e música em barzinhos. São inúmeros os restaurantes e bares, tanto na vila quanto na praia. A vila é tão charmosa que já virou point de muitos famosos. 





Quanto a comidas.... não se pode perder o pastel do Pará na beira rio e no mais.. são diversos locais que servem refeições por preço razoável... 15 por pessoa dividindo... pois as refeições são bem servidas.. valem mais a pena que PF. Há pizzarias, comida japonesa, esfirras, a diversidade é enorme!

Sobre bebida... é mais caro que o normal..mas foge pouco do preço de bares bacanas das grandes cidades.

No que diz respeito a passeios... é um espetáculo a parte!!!!!!!!!
Em Caraíva além das praias de água doce e salgada existe a possibilidade de visitar a vila indígena, afinal lá pertence aos índios que vendem muitos artesanatos a bom preço.. e são bons de negócio rsrs.. só é triste ver o número de indiozinhos trabalhando. À vila dos índios é possível chegar com passeios em agências e apé..mas a caminhada pela areia da praia é cansativa.

















Além da tribo é possível conhecer de Buggy a Ponta de Corumbau... lugar maravilhoso..passeio delicioso. Em dezembro de 2013 paguei 40 reais por pessoa. Lá você atravessa um riozinho de barco, passeia pela areia fofa, a praia é linda e após caminhar uns 10 minutos no sentido da cidade você encontra bares com preços bons.








Caraíva fica também pertinho da Praia do Espelho, considerada uma das mais bonitas do Brasil.
Para chegar lá saem passeios de barco por 60 reais por pessoa, algumas pessoas vão a pé (tem que ter cuidado com a maré e anda muito no sol quente) ou de carro (estrada mais ou menos).
Vale a pena chegar lá de qualquer forma pois é maravilhosa.

Os bares no espelho são um pouco caros, mas tem alguns nas beiradas com preços bacanas.







Pra resumir tudo..Caraíva é imperdívelmente encantadora!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

FICA A DICA "CHAPADA DOS GUIMARÃES VISTA POR UMA AMIGA DE CUIABÁ "



Minha querida amiga Moema forrozeira que conheci em Caraíva no reveillon de 2013/2014, que encontrei depois no Carnaval na Chapada e em Cuiabá... e de novo em Itaúnas mas até hoje num veio me visitar em BH...... mandou uma linda contribuição para o Blog falando da sua experiência na Chapada e demonstrando que o melhor da vida....é viajar!!!! e nunca é tarde para começar!!!
FICA A DICA!!!



Chapada além da Praça

Tenho 31 anos e sou ‘cuiabana de pé rachado’, sempre morei aqui em Cuiabá.
Há +/- 5 anos, venho ‘aprendendo a conhecer lugares’, viajar.
Minha preferencia, lugares que enchem meus olhos, é vilas, simplicidade e natureza.
Somente agora, com a vinda da copa, novos amigos de outros estados do Brasil, que me atentei de que moro há 64 km de uma cidade, linda, simples, paradisíaca e inundada de belezas naturais.
A principio e do nada, eu minha parsa Dinair (minha mãe) fomos a Chapada, a fim de nos informar sobre lugares para pousar, comer e passear para saber orientar nossos amigos que virão fazer turismo..... Pois sempre que fomos à chapada foi para passeios muito breves, pontuais e basicamente, dar volta na praça, à mesma cachoeira e ao mesmo restaurante, mas agora o interesse é nosso mesmo de ‘aprender a conhecer Chapada dos Guimarães’.
Amei conhecer um pouquinho, nosso final de semana foi de uma riqueza enorme,  conhecimentos e experiências, e esse foi só o começo.

Mas, as informações desse findi já serão de grande ajuda para os amigos que virão pela primeira vez:

Na Estrada até chegar à cidade e depois dela:
- Riozinhos/riachos antes de chegar em Chapada:
Paciência, mutuca, rio claro, agua fria, mata fria, cachoeirinha, cachoeira dos namorados (15,00/pessoa), coxipó do ouro, e vários outros, vários mesmo.
- Portão do Inferno (precipício)
- Salgadeira (centro turístico de riacho para banho, temporariamente fechado para reforma),
- Paredões com imagens formadas pela própria natureza (o guardião e Elvis Presley)
- Mirante Alto do Céu (fantástico!)
- Praça e comércios.
- Riozinhos /Riachos depois de Chapada:
Martinha, marimbondo, geladeira.
- Mirante (centro geodésico)




PROGRAMAÇÃO SUGERIDA POR MOEMA E DINAIR:

QUINTA A NOITE CHEGAM
Jantar em Peixaria Típica

SEXTA
Beeeeem cedinho, tomar café da manhã típico , bolo de arroz etc
Partiu Chap’s conhecendo estrada e pontos turísticos
Deixamos malas na pousada e vamos para o primeiro passeio com guia
Cidade de Pedras
Almoça no Felipe, ou Garoa, rápido, descansa meia horinha e outro passeio com guia
Caminho das Aguas
Janta no Bistro da Mata
SABADO
Passeio com guia
Caverna Aroe Jari e Lagoa Azul
Almoça no morro dos ventos
Anda na praça, visita comércios, hippies
Pôr do Sol do Alto do Céu
Balada em Cuiabá ou Curtir em Chapada mesmo
DOMINGO
Nobres 
Passeio de flutuação + Passeio da Cachoeira da Serra Azul


Lugares para dormir, pousar:

(nunca utilizamos os serviços, mas as informações a seguir foram as que tivemos de quem nos recepcionou em uma visita breve pra conhecer e nos informar)
Que gostamos e indicaríamos:
Pousada Cambará
www.sitiocambara.com.br  – tem este site mas o dono disse que está desatualizado e não é muito usado o site, e sim, o vídeo no youtube que podemos achar procurando por “pousada cambará”
A pousada é do Sr. Odenir e sua esposa Genoveva, fomos recepcionadas por Odenir.
Um ótimo e atencioso atendimento, lugar tranquilo, afastado do centro e rodeado da natureza.
115,00/pessoa têm varias opções de quarto
As instalações não são tão clean e modernas, mas bem cuidadinha e limpinha.
Um super diferencial é o café da manhã, todo preparado e feito fresquinho pelo casal, os donos, com muita fartura de delicias.
Odenir indicou alguns guias: Amoresio (65)9604-1981, Marcia (divertida) (65)9241-7582 e Lan (legal) (65) 9642-0088.

Pousada Ribas
A pousada é da Odete e o Dilson, fomos recepcionadas pelo casal.
(65) 9242-2154(whats), (65)3301-2981, (65)3301-2582, (65)9667-8102, (65) 9301-1282
Ar / tv a cabo / frigobar / wi fi
Ótima localização, perto do centro, mas não na ‘muvuca’.
Me senti muito em casa e acolhida 100,00 se 1 pessoa em 1 quarto.
Ou se for 1 quarto triplo, quadruplo, quíntuplo, faz 50,00 por pessoa
As instalações não são tão clean e modernas, mas bem cuidadinha e limpinha.
E pedimos desconto, disse que pra gente faria 40,00 e para não contar pra ninguém (hahaha)
Odete prepara café da manha e disse que seu café cremoso e patê de frango são muito elogiados, e que flexibilizam o horário do café da manha. O hospede pode acordar a hora que quiser que ela prepara o café com maior prazer.
Indicaram o guia Felipe, disseram que ele é bem empolgado, intenso nos passeios, acessível e negociável.

Pousada Vila Guimarães
Pousada ‘bem frequentada’ da cidade
Bom atendimento, bonito, moderno, ótima localização, perto do centro, um achado!!
Wireless, piscina, etc
café da manha das 7:30 as 9:30
Fomos recepcionadas por Salomão, cheff de cozinha, que disse que o café da manha deles é muito gostoso e especial, e que tem muitos pratos diferenciados que pode pedir para ele fazer.
Valores de sexta e sábado (de quinta a domingo é mais barato)
Quartos: simples, luxo e máster, se alguém kiser ostentação (hehehe):
Apto single 130,00; duplo 165,00(82,50 para cada); triplo 219,00 (73,00para cada); quadruplo 275,00 (68,75 para cada).
(triplo e quadruplo banheiro no andar, não é privativo).
Tem o terceiro andar (sobe de escada) que pode reservar para os 3 amigos, ficarem só eles no andar, porem o quarto sem banheiro, 1 banheiro no andar para todos.
Salomão disse (mas pediu pra não comentar que ele disse) que se pedir desconto, a pessoa que cuida do financeiro dá 25,00 de desconto no pgto à vista.



E outras pousadas...

Jardim da Chapada
Recepcionadas por Carminda e João, os caseiros.
88,00 por pessoa, sem café da manha, mas se quiser o café da manha é 10,00, eles preparam e servem na sacada, na frente do chalé.
Para pedir desconto tem que ligar paro Giovã (65) 3301-1368.
(65) 3301-1368 ; (65) 3642-4473 ; (65) 9974-8443.
Afastado do centro
Quarto com camas, ar, cozinha, banheiro.
Pousada Bom Jardim
Recepcionadas por Thiago
Wireless, café da manha, estacionamento.
Localização NA PRAÇA, na muvuca (se for dia de festa)
(65) 3301-2668
Instalações simples, antigas, mas limpinho e organizado.
Aptos com tv/ar/frigobar:
Single 100,00; duplo 150 (75,00pracd) ; triplo 190,00 (63,30 pra cd) ; quadruplo 220,00 (55,00 pra cd) ; quíntuplo 250,00 (50,00 pra cd)
Aptos com ventilador / tv:
Single 80,00; duplo 120,00 (60,00 pra cd); quíntuplo 240,00 (48,00 pra cd).

Pousada Vento Sul
Lugar bem gostoso, moderno, limpo, organizado, uma delícia.
Afastado do centro
Café de 8hs a 10hs
Disse que pode dar +/- 30,00 de desconto
(65) 3301-2706 ; (65) 9951-7201 ; (65) 9272-0644

Pousada João de Barro
NÃO GOSTEI!
Recepcionadas por Eliane
(65) 3301-2367; (65) 9299-9930; (65) 8154-1863; (65) 9697-4586
60,00 por pessoa, não tem desconto.
Aptos quíntuplos e duplos.
Guia que indica: Lena (a mais antiga e experiente guia da Chapada) (65) 9278-4456.

Camping Oásis
20,00 por pessoa
O dono nos atendeu de dentro da casa, dando a entender que estávamos o incomodando, que se quiséssemos conhecer ele sairia de casa, mas que não queria sair.
hahahaha!



Passeios/guias/agencia

Eco Turismo Cultural
Fomos atendidas atenciosamente por Lui Belfort que nos enviou td q foi explicado e mais por email.

Guia Felipe Desiderio Estivil Bustos
Eco Trilhas Chapada
(65) 3301-2354; (65) 9697-1569; (65) 9208-4709; (65) 8134-1421; (65) 8467-9907
Indicado pela pousada Ribas e por Natalia, uma amiga de BH q esteve em março na Chapada tb disse que gostou muito e ela disse que ele é o melhor.

Guia Pablo
Dinair (minha mãe) fez o passeio de subir o morro de São Jeronimo com ele e gostou
(65) 9295-0605

Guia Amoresio
(65) 9604-1981
Indicado por Odenir da pousada cambará

Guia Marcia
(65) 9241-7582
Indicado por Odenir da pousada cambará, comentou que ela é divertida.

Guia Lan (65) 9642-0088
Indicado por Odenir da pousada cambará, comentou que ele é legal.

Guia Guerreiro (65) 9282-4383
Não lembro quem indicou, mas fikei com o cartão                                   

Chapada Aventura (trilhas, tirolesa, paintball, arvorismo, rapel)
(65) 9224-1690, (65) 9620-8551, (65) 3301-1836

Nobres-MT
Vale muito a pena passar um dia e fazer passeio da flutuação e cachoeira Serra Azul
Peguei um banner em uma pousada, Pantanal Tur 9956-8158 , 8129-3031
Lfpantanal1@hotmail.com


RESTAURANTES
Bistro da mata
Morro dos ventos
Alto do céu
Peixaria Recanto do Cerrado (65) 9909-6720
Cozinha Portuguesa e Vinhos
O lugar
Atmã
Felipe
Garoa

Comidas típicas em Cuiabá:
Algumas peixarias em Cuiabá: Lellis, Don Chico, Mirante das Aguas, Okada, São Gonçalo Beira Rio.
Algum lugar com bolo de arroz em Cuiabá pra tomar café da manha: Dona Eulália, Bolo de Arroz, Panfrigo.

Passeios com guias/agencia, segundo o email da Agência Ecoturismo:

- Caverna Aroe Jari e Lagoa Azul
Maior caverna de arenito do Brasil ,
Passa pela ponte de pedra, anda, anda, anda e chega na caverna e a lagoa azul, super legal, já fui! Vemos a pedra das 3 pontas , cachoeira do alméscar (beeeeeeeeeem miniatura)
(Podemos sugerir q nem precisa ir almoçar e mirante)

- Caminho das Aguas
(Podemos sugerir q não precisa passar pelo Véu de Noiva, já que não pode ir tão perto, só ver de longe, nem precisa ir almoçar e mirante)
Cach das Andorinhas , cach. Prainha , cach. Dos degraus , cach. Do pulo, cach 7 de setembro.
Vai até a casa de Pedra, uma mini caverna

- Caminho das Pedras
Caminhar em direção a Casa de Pedra pelo cerrado, veremos o cogumelo de pedra, o pé do morro de São Jeronimo. Caminha até o topo do morro de São Jeronimo.

- Cidade de Pedras
Caminhamos nas formações megalíticas da cidade de pedras, parece antigas ruinas, veremos paredões, canyon, na volta visita cachoeira dos namorados e cachoeirinha e almoça.(Podemos sugerir q não precisa ir na cachoerinha e cach dos namorados?  nem precisa ir almoçar)

domingo, 21 de setembro de 2014

CHAPADA DOS GUIMARÃES - MT

A cidade de Chapada dos Guimarães se localiza há mais ou menos 70km de Cuiabá (vale a pena alugar um carro).
A estrada fica sinuosa quando se aproxima da Chapada e é um espetáculo a parte a paisagem do entorno!
Rica em mirantes, cachoeiras e grutas, o ecoturismo é muito convidativo. Além disso, a cidade tem boa estrutura, com charmosos restaurantes e lojas de lembrancinhas, mas as pousadas deixaram um pouco a desejar.

Mais info:
http://encantosprair.blogspot.com.br/2018/01/cidade-de-pedras-e-cachoeira-marimbondo.html
http://encantosprair.blogspot.com.br/2018/04/carnaval-e-cachoeiras-cachoeira-da.html

Mirante do Véu da Noiva:


Como fui no carnaval, choveu todos os dias, mas nada impediu que eu visitasse lugares impressionantes ou animação das festas.
Optei por ficar em um camping, pois as pousadas estavam um pouco caras devido ao feriado (paguei 20$ por dia). Mesmo simples.. o preço era alto. Escolhi o Paraíso Alternativo, pequeno, aconchegante, com piscina, dois banheiros, cozinha comunitária onde os donos também servem refeições. Como a cidade estava muito cheia.. a água acabou um dia.. mas fui até uma distribuidora perto que tem ótimos preços...comprei galão de água.. e deu pra eu me virar rsrs.... a cerveja nessa distribuidora também tem preços bem convidativos... ainda mais porque é possível levar seu próprio cooler ou isopor para as festas que são abertas ao público no carnaval. (https://pt-br.facebook.com/campingparaiso.alternativo). Um dos donos do camping é guia na região.


No primeiro dia optei por ir ao parque fazer o circuito das cachoeiras. Como choveu, fiquei um tempo no bar do parque (serve bebidas e refeições diante de linda vista) e depois parti para os mirantes. 



A hospitalidade dos matogrossenses é maravilhosa. Contei com dicas e a ajuda de duas amigas que conheci em Caraíva, Moema e Dinair. Elas sugeriram alguns passeios.
Na ida, eu e meu marido nos surpreendemos ao encontrar um conhecido indo também para a Chapada. De conhecidos, nos tornamos amigos e fizemos vários passeios juntos.
Fomos todos para a primeira parada, o Morro dos Ventos, local privado, cobra mais ou menos 15$ por pessoa, com linda vista, loja de presentes e um restaurante lindo, gostoso e de preço amargo!!! Preferi não comer lá e ir pra cidade, mas Moema me garantiu que é muito bom! Para se chegar ao Morro dos Ventos basta pegar a estrada de acesso às grutas. É muito fácil e sinalizado.
O clima no Morro destoa do da Chapada (fresco devido a altitude, bem diferente do calor de Cuiabá). Venta muito no morro!!!!!!!!!!!!! é necessário agasalho extra!!!!!








Após a ida ao Morro segui para a cidade para almoçar.
Comemos em um self service perto da padaria principal da praça, onde era pago 15$ e podia-se comer a vontade, inclusive churrasco.
Após o almoço percebemos uma movimentação na praça: era o ensaio de blocos de carnaval. Foi muito legal e animado. Depois do ensaios começa a circular o trio elétrico com bastante sertanejo e arrocha. Tudo acontece no entorno da praça. Há famílias, jovens, nativos, uma feira, é bem tranquilo!!!! A programação na praça começa cedo. Depois a noitada continua em outra praça, dedicada exatamente para eventos.








No dia seguinte estava sol e voltei para o parque para conhecer as sete cachoeiras do circuito, mas de cachoeira mesmo ... só tem a última, as demais são cascatas com bons pontos pra banho. A caminhada é de mais ou menos 7km, mas no dia que eu fui, como o parque estava muito cheio, passamos por outra trilha um pouco mais curta.
É obrigatório o acompanhamento de guia. Você consegue se inserir em um grupo no parque, mas vale a pena já sair com algum guia pré agendado.




O mirante do Véu da Noiva é livre, fica bem perto da entrada e não precisa de guia.








O poço do Sonrizal fica logo no começo. É gostoso.. mas serve apenas para aumentar a ansiedade de chegar à cachoeira da Independencia (maior de todas)



O penultimo ponto é a prainha. Deliciosa para banho. com bom poço, queda ampla!





A ultima cachoeira é a mais incrível e só ela vale o passeio. cachoeira independencia.
De todo modo, vale a pena fazer a caminhada toda, pois são várias paisagens!!!! O trajeto durou o dia todo, mas não se sente muito o peso...pois a toda hora há uma parada para fotos, observação ou cachoeira.
São vários os degraus que dão acesso a essa cachoeira!!



segunda queda (não se chega a esse poço!)

 Cachoeira independencia:











Após o passeio no Parque, tomamos uma água de coco e uma cerveja no bar do parque e seguimos para o mirante do Alto do Céu, com sinalização para entrada no caminho de vota do parque para a cidade da Chapada, bem do lado direito. Há um bar no local, paga-se 10 reais e caminha-se por mais ou menos 10 minutos.



Cuiabá ao fundo


Cuiabá ao fundo!









GRUTAS:
O passeio pelas grutas é fantástico, ainda mais com o guia Felipe (facilmente encontrado na cidade e que também tem um camping no centro da cidade/ ele leva lanternas pra ajudar na exploração das grutas, mas leve a sua assim mesmo e roupa de banho!!!).

É o passeio mais caro que fiz, pois tem que pagar o guia (uns 20 reais por pessoa), entrada cara no passeio (40 reais) e se quiser, um almoço na volta servido na recepção da fazenda (é uma delícia, 25 reais). No local emprestam equipamento de segurança obrigatório para proteção das pernas em caso de cobras. A caminhada, com paradas, dura 4 a seis horas, com sombra, bem tranquila.


Primeira parada!!!! Ponte de Pedra!!! Logo no começo da trilha!!!







Há uma parada, mas não obrigatória, após 15min de trilha, para banho em um riacho.


A primeira gruta é excitante!!! Extensa, com água e uma cascata linda. Quem topa entrar, caminha um km, parte dentro da água, parte fora. Tem que levar lanterna e ir com cuidado porque escorrega!!! Só entre com um guia que conhece o lugar. Dentro há uma outra gruta, a dos namorados, bem apertada. Também tem um lugar onde empilha-se pedras para fazer pedidos, uma cachoeira e um ponto com ouro de tolo que deixa a rocha dourada! Muito legal!!!




Leve lanterna!! Muito escuro!!!








ja la dentro da gruta!!!





ponto dos desejos!

Parede dourada!!!


Cascata dentro da gruta!


A segunda parada, onde lanchamos, é a mais esperada: Gruta da Lagoa Azul, e é azul mesmo!!! (proibido banho)




















A trilha tem pontes pra ajudar no acessso.


São vários os lugares pra se divertir!!!



A última gruta é a Kiogo Brado. É possível atravessá-la por passarelas e como não é muito extensa, a luz do outro lado, da saída, ilumina tudo.













Na volta do passeio é interessante pagar 10 reais para pegar carona em um trator que busca o pessoal, pois é possível conhecer outra parte da paisagem e um mirante. Caso opte voltar a pé, o caminho é o mesmo da ida.








Após o passeio pelas grutas vale a pena conhecer a cachoeira Alméscar. É muito próxima, mas na sombra com água gelada!!!! Boa pra banho com um queda de uns três metros. O acesso é tranquilo.















GUIAS!!

Eu recomendo o Guia Felipe Desiderio Estivil Bustos (facebook) e-mail: campingdofelipao@hotmail.com (ele tem um camping na cidade)
(65) 3301-2354/ claro 9208-4709/ vivo 9697-1569/ tim 8134-1421/ oi 8467-9907


Nos dias de chuva ou quando se quer descansar sem caminhar muito, é interessante conhecer os balneários que margeiam a estrada que leva à Chapada. São vários, com opção de piscinas naturais, restaurantes, cachoeiras, etc. Todos cobram uma taxa de entrega.
Existem também outras cachoeiras que não conheci e ficam fora do parque.
Irei conhecê-las em uma próxima oportunidade!
Pontos que falta conhecer:
Cachoeira da MArtinha
Cachoeira dos namorados e Cachoeirinha (balneário com restaurante)
Cachoeira da Geladeira
Cachoeira do jamacá
MOnumentos de Pedras
CAsa de Pedra,
MOrro são Jerônimo
Vale do Rio Claro
Cacoheira do Pingador
Info: http://www.chapadadosguimaraes.com.br/
http://www.chapadamt.com.br/

CON