Para nós mineiro é um show a parte, pois o estilo colonial é como o de Ouro Preto, Diamantina, Mariana e Tiradentes, mas com um toque de MAR, praia, rsrs.
A distância de BH que e um pouco salgada... 580 km .. sem contar que o acesso via Br 040 está cada dia pior, com mais engarrafamentos no entorno de Congonhas e Conselheiro Lafaete.
Fora o elevado número de acidentes e de radares. É possível ir por Barbacena, Juiz de Fora, Três Rios e Volta Redonda, ou passando próximo à cidade do Rio de Janeiro ou pela estrada real mineira, descendo via Tiradentes, São Lourenço, Cruzeiro e Guaratinguetá.
Pra quem tem uns dias a mais, ir pela estrada real é maravilhoso, parando em algumas cidades como Ouro Preto, Lavras Novas, Tiradentes, São João Del Rey, Bichinho, Itanhandu......
Paraty é um nome quase egoísta pra um lugar que deve ser para Todos! Leve um cartão de memória reserva, pois vai querer registrar cada detalhe!
Os bares contam com música ao vivo, a todo momento atrações culturais começam nas ruas, muitas lideradas por artistas argentinos, eles até tocam Luiz Gonzaga e chorinho na sanfona...
O mais animado é o 33, onde toca musica o dia todo e a noite embarca na balada.
Restaurantes deliciosos são muitos.. pra todos os gostos e preços. Os do Centro Histórico costumam ser um pouco mais caros, mas vale a pena.
No centro ficam também ambulantes vendendo bebidas com preços melhores que os dos bares, quitutes, brinquedos e artesanatos (muito índios).
Quanto a hospedagens, no Centro Histórico é muito mais prático, pois não é necessário circular de carro, tudo é feito a pe, até mesmo porque não pode circular veiculo automotor nas suas ruas preservadas.
Eu me hospedei em uma pousada com preço excelente (excelente mesmo!!!), bem no Centro. Apesar de simples,sem TV, frigobar e café, é feita a limpeza do quarto diariamente. Recomendo apenas levar uma roupa de cama extra, de seu gosto. O contato é Pousada Matriz (24) 3371 1610.
Existem campings e outras opções de hospedagem nas praias próximas.
Legal também e ficar em Trindade, lugar incrível, bem de bicho grilo, há uns 20 e poucos km de Paraty. Lá é fácil de chegar de carro, mas é necessário pagar estacionamento durante feriados, pois as ruas ficam lotadas. Uma vez fiquei em Trindade, mas gostei mais de ficar em Paraty e ir a Trindade a passeio, pelo menos nos feriados quando fica intransitável.
Vista da Chegada
Praia do Meio
Praia dos Ranchos
Paraty mirim vale a pena visitar, mas a estrada é um pouco ruim, paga-se pra parar o carro, não há uma boa estrutura de restaurante, porém a praia é vazia e gostosa.
São Gonçalo é um passeio interessante. Localizada há mais ou menos 25 km de Paraty, a praia é extensa e conta com partes semi desertas e outras mais movimentadas, com bares, som alto, muitas crianças e um barco que leva à gostosa Ilha do Pelado, mais tranquila e com restaurante simples. O passeio custa mais ou menos 15 reais e você pode ficar o tempo que quiser.
Na cidade os turistas são um pouco assediados para a compra de passeios, seja em vans para praias próximas, em Jeeps para as várias cachoeiras ou em barcos para praias e ilhas.
Eu optei pelo de barco, fui a outras praias de carro e cachoeiras vão ficar pra próxima.
Os roteiros e preços são parecidos (40 reais), mas vale a penas pesquisar. Alguns barcos têm música ao vivo e a maioria serve refeição, bebidas e tira gostos.
Eu não vejo a hora de voltar....