Viajar com crianças merece um cuidado especial para que os atrativos sejam aproveitados ao máximo por toda família. Por isso, sempre que levo meus priminhos eu verifico antes de ir algumas características básicas: se o local de hospedagem é adequado para crianças, se as trilhas são muito difíceis, se os atrativos são seguros, se há comércio que atenda ao que a criança precisa (ou se precisamos levar tudo!).
A importância de se verificar a hospedagem é porque muitos hotéis ou pousadas não possuem berço ou cama de solteiro, apenas quartos de casal. Outros não dispõem de frigobar ou mesmo uma geladeira comunitária onde possam ser colocados alimentos como frutas, leite e iogurte que são sempre úteis quando se tem uma criança. A existência de um fogão ou microondas valoriza a hospedagem, pois tem criança que só toma leite quente, essas coisas.. enfim... é sempre bom analisar o que a pousada oferece para ver se a criança que você está levando vai ficar bem!
Claro que isso não impede ninguém de ficar em locais mais simples ou até mesmo em um camping, afinal o que interessa aqui não é o luxo ou o conforto, mas que a família se prepare para o que vai encontrar. Se for um camping por exemplo, não adianta levar iogurtes ou frutas muito maduras que atraiam insetos ou que vão perder!
A minha opção de hospedagem predileta quando estou com crianças é o aluguel de casa para temporada. Um dos motivos é ter cozinha completa, o que facilita para a família levar ou preparar o que a criança gosta. Além disso, comer em casa é bem mais econômico, especialmente com criança que quer tudo o que vê de gostoso!
Outro ponto favorável, é a possibilidade dos adultos se divertirem em casa mesmo, sem correr o risco de chegar em um barzinho e a criança ficar entediada e querer ir embora ou de nem conseguir sentar na mesa a vontade porque a criança não para quieta. A família alugando uma casa fica por ali mesmo e faz um churrasco, põe a criança pra dormir quando ela cansa, fica mais a vontade!
Quanto às trilhas e aos atrativos, de que adianta ir para um ugar lindo cujos pontos turísticos a criança não consegue chegar e por isso a família inteira acaba não passeando? Tem lugares que as caminhadas são longas, em trilhas traiçoeiras sobre pedras ou rio, com pontos de escala, etc. O grupo pode até sugerir que uns vão para o passeio e outros fiquem, mas se a proposta é uma viagem em família, o mais legal é passar o tempo juntos e ter história pra contar depois!
Somando esses fatores, seguem abaixo sugestões de lugares ótimos pra quem gosta de cachoeira e não abri mão de levar a criançada!
1) Lapinha da Serra
http://encantosprair.blogspot.com.br/2016/01/bicame-lapinha-da-serra.html
http://encantosprair.blogspot.com.br/2013/08/lapinha-da-serra.html
A Lapinha é um lugar mágico com inúmeras casa para aluguel a preços acessíveis. Tem pra todos os gostos, das mais simples às mais sofisticadas. Na vila você encontra mercados com alguns produtos básicos. Dentre os atrativos, a represa é perfeita para crianças! Dá pra fazer um pic nic na beira da água, alugas caiaques e stand-ups. O paredão tem vários pontos pra banho sendo que os primeiros são de fácil acesso!
2) Serra dos Alves
http://encantosprair.blogspot.com.br/2013/06/serra-dos-alves-mg.html
http://encantosprair.blogspot.com.br/2016/06/arraia-da-serra-dos-alves.html
A Serra dos Alves é um pequeno vilarejo pertencente ao município de Itabira. O lugar guarda a típica simplicidade de Minas Gerais. As poucas casas em volta da igreja centenária, a praça gramada são moldadas pela paisagem do paredão de pedras e pelo Canyon Boca da Serra. No local há apenas uma pousada, mas muitas casas para alugar. Todas são simples e maioria é confortável. Como o comércio não costuma ficar aberto a noite e a mercearia tem pouca variedade de produtos, é importante levar uma compra de casa. Dentre os atrativos. o rio na época da seca é uma boa pedida para crianças, já que fica mais fraco e raso (o carro para bem perto). As cachoeiras do Campo e da Coca Cola, são de fácil acesso e próximas da vila. A cachoeira do Bongue dista 9km de carro, mas a caminhada mesmo é curta. A correnteza e o poço são mais traiçoeiros, mas vale boas fotos! Para chegar ao Canyon dos Marques é preciso caminhar uns 20 min, mas o alto do poço forma piscinas maravilhosas e rasas. Pra quem quer andar menos, pode parar na cascatinha que fica no caminho do Canyon. A vila é o paraíso das crianças. Quase não tem movimento de carro, rapidamente se conhece todo mundo, os moradores são muito acolhedores e o centrinho é todo gramado, propício para diversas brincadeiras! Nenhum atrativo a visitação é cobrada e as casas são alugadas por bom preço.
3) Milho Verde
http://encantosprair.blogspot.com.br/2013/08/milho-verde-mg.html
Milho Verde é um povoado que tem crescido bastante, mas ainda guarda a tranquilidade do interior da Serra do Espinhaço. Paredões de pedra são vistos no horizonte. Todo tipo de comércio e hospedagem você encontra em Milho. São muitas as casas para alugar, todas mais simples e antigas. O preço também é bom, especialmente fora de temporada. Um problema é a falta de sinalização nas trilhas, especialmente nas mais longas. De todo modo, quem vai com crianças costuma ir aos atrativos de acesso mais fácil, e chegar a esses não tem erro! Logo na chegada (vindo do Serro), na beira da estrada, basta encostar o carro na placa indicativa da Carijo, andar uns cinco minutos em trilha tranquila e já se tem uma pequena queda d'água com um excelente poço. Seguindo um pouco mais se encontra a cachoeira do Moinho. O carro para quase na beira do rio. Descer o Moinho para os poços mais abaixo da queda é perigoso, mas da pra curtir bastante a parte alta da queda, onde tem uma pequena barragem que forma uma piscina. Já na saída para São Gonçalo do Rio das Pedras fica a trilha para o Lageado. A trilha até lá é bem tranquila, plana e seguindo o rio cheio de prainhas (dá pra parar e curtir as prainhas também). O lajeado tem uma queda pequena com um poço arenoso delicioso e muito tranquilo. Seguindo o lajeado tem também a queda da América do Sul. Além das paisagens a vida cultural é animada. Em janeiro tem a folia de reis e em julho o festival cultural de inverno.
4) Ibitipoca
http://encantosprair.blogspot.com.br/2013/08/ibitipoca.html
Conceição do Ibitipoca é um povoado localizado perto de Augusto de Lima. O acesso até lá é por uma estrada de terra um pouco complicada em tempos de chuva, mas na seca é tranquila. O lugar tem todo tipo de hospedagem e restaurante. Dos mais chiques aos simples. São diversas as áreas de camping (algumas com cabanas de madeira e áreas de lazer), pousadas e casas para alugar. As casas são charmosas, com lareira e conforto. Os preços variam muito conforme a temporada. Quanto aos atrativos, é cobrada visitação no parque. Os melhores passeios no parque são a prainha (ao lado de onde para o carro e da lanchonete, mas na temporada os carros acabam ficando pra fora do estacionamento), a cachoeira dos Macacos (20 minutos de caminhada), as grutas (muitas espalhadas e várias próximas da prainha) e os monumentos de pedra como a Ponte de Pedra e o paredão que acompanha o rio após a prainha. Fora do parque dá pra fazer passeios com guias e escolher um roteiro que atenda à família.
5) Serra da Canastra
http://encantosprair.blogspot.com.br/2016/08/sao-joao-batista-do-gloria-o-paraiso.html
http://encantosprair.blogspot.com.br/2013/07/serra-da-canastra.html
Dentre as cidades que formam a Serra da Canastra podem ser citadas São Roque de Minas e São João Batista do Glória. Em ambas são encontradas casas para aluguel por temporada e ótima estrutura para receber o turista. As pousadas fazenda com pensão completa são também uma boa opção para a família. Em São Roque dá pra ir ao Cerradão, ao Capão Forro, à nascente do Rio Francisco e fazer esportes como descida de bóia. No Glória o Paraíso Perdido, o Quilombo, a Maria Augusta (se tiver carro alto) são boas opções pra quem tem crianças. Todas as atrações cobram taxa de visitação e as hospedagens não são muito baratas. O Paraíso Perdido cobra uma taxa salgada de trinta e cinco reais, mas as refeições tem um preço justo, há áreas para camping, para fazer churrasco e banheiros com chuveiros. O rio fica ao lado do restaurante, não é preciso caminhar para curtir a paisagem. É uma boa pedida para famílias.
6) Capitólio
http://encantosprair.blogspot.com.br/2016/09/mar-de-minas-os-encantos-de-furnas.html
Capitólio é uma cidade onde o turismo não é muito barato. Dá pra encontrar todo tipo de hospedagem, simples e sofisticadas, inclusive resorts na beira da represa e mansões no condomínio Escarpas do Lago. Como as casas são grandes, localizadas próximas à represa e a maioria conta com lazer completo, alugar uma com um grupo maior de pessoas é uma opção que compensa pelo custo. Dentre os passeios, os melhores são os de barco. Existem roteiros tradicionais para os Canyons, Lagoa Azul e Cascatinha, mas dá pra alugar uma lancha e pedir um passeio alternativo ao barqueiro. Ao longo da estrada também são encontradas diferentes cachoeiras de fácil acesso. De barco com as crianças dá pra parar em pontos diferentes da represa e disponibilizar bóias de diferentes formatos. Na Lagoa Azul tem também um bar flutuante que dá pra chegar pela estrada ou de barco. Na época de seca são formadas algumas praias.
7) Carrancas
http://encantosprair.blogspot.com.br/2013/06/carrancas-mg.html
http://encantosprair.blogspot.com.br/2016/07/festival-gastronomico-de-carrancas-mg.html
Carrancas combina com a meninada! Começando pela praça central que tem um amplo parquinho e muito espaço para brincadeiras, muitas cachoeiras são de fácil acesso. Na cidade tem pousadas fazendas com ampla estrutura de lazer, pousadas na área urbana um pouco mais simples e casinhas charmosas para alugar. Todo tipo de comércio você encontra lá! Dentre os passeios, o Tira Prosa e o poço da Canoa ficam ao lado da área urbana. São lindos, a caminha é curta e formam poços de água sem correnteza forte. O ponto alto é o Escorrega, formado por uma pedra lisinha um poço que formam um tobogã natural. A cachoeira da Zilda é ótima, tem uma prainha deliciosa. O problema é que pra chegar até ela é necessário atravessar o rio duas vezes sobre pedras escorregadias. A Esmeralda é uma espécie de piscina! O caminho é tranquilo e a caminhada dura uns 15min. Antes da cachoeiras são formados muitos poços perfeitos pra criançada e há um bar no local. Outra opção boa é ir para o poço do Coração, uma piscina com formato diferente e trilha sem dificuldade, com diferentes pontos pra banho mais próximos de onde dá para parar o carro. Conhecer Carrancas é garantia de farra pra família toda, pois as crianças chegam com facilidade aos atrativos e a cidade tem bons restaurantes e boa infra pra todos!
8) São Tomé das Letras
http://encantosprair.blogspot.com.br/2013/12/sao-tome-das-letras.html
São Thomé das Letras é um lugar incrível, onde a realidade e a fantasia se misturam. A cidade ;e praticamente formada por pousadas, lojinhas com artesanato (ótimos preços) e bares. Ver o pôr do sol na pirâmide é um espetáculo e fica tudo ali, pertinho do centro da cidade. As cachoeiras também são muito fáceis de chegar, o problema é que tem muito rock e alguns turistas não respeitam quando uma família está por perto e fica meio 'doidão' em público. As família acabam tendo que cuidar para não expor as crianças.... Dentre os passeios o mais família é a cachoeira Vale das Borboletas, que tem restaurante na entrada da trilha que dura uns 5min. O poço é raso, bate sol e são formadas duchonas excelentes! A Véu da Noiva também fica bem na beira da estrada de terra para Baependi, mas a correnteza é forte! A cachoeira da Lua, na beira da estrada para Sobradinho, tem um poção enorme sem correnteza, queda baixa e um cipó para a diversão geral pular na água! A cachoeira Antares é a mais alta e requer uma caminhadinha mais puxada por ser íngreme e a da Eubiose tem uma prainha maravilhosa, poço raso e duchas tranquilas. A caminhada é curta, de uns 10min e sem obstáculos. Conhecer São Tomé é estar disposto a conviver com a natureza e diferentes culturas.
9) Curimataí
http://encantosprair.blogspot.com.br/2015/10/curimatai-buenopolis-e-um-cantinho-no.html
Curimataí é um pequeno povoado pertencente a Buenópolis. O acesso é por terra, as ruas são pacatas e cada sombra convida para uma prosa. A estrutura para o turista é precária, sem restaurantes (tem apenas bares) e a hospedagem se limita a aluguel de casinhas de nativos. A simplicidade local é um dos seus atrativos principais e que nos deixam com saudade! O tempo passa mais devagar, as crianças brincam na rua tranquilamente e fazem amizade fácil!!!! A cachoeira fica há uns 5min de caminhada do centrinho e forma diferentes poços, de modo que mesmo estando cheia dá pra todo mundo curtir sem muvuca!
10) Lavras Novas
http://encantosprair.blogspot.com.br/2013/09/lavras-novas-mg.html
Lavras Novas é um lugar que eu costuma chamar de Coringa, pois agrada a todos! O charme das ruas, pousadas e restaurantes contribuem para a beleza da paisagem de mar de morros tipicamente mineira. Há uns gramados em volta da rua preparados para receber brincadeiras infantis, kangas para pic nic, rodas de viola .... a música ao vivo anima a rua todas as tardes! Há ampla diversidade de hospedagem, mas a maioria voltada para casais, por isso dependendo da extensão da família, melhor uma casinha. Tem de todo tipo (grande, chalé, com mais quartos, com churrasqueira, etc). Pra quem gosta de ecoturismo, dá pra alugar quadriciclo, andar a cavalo e ir a alguma das cachoeiras. Todas são de fácil acesso, especialmente a dos Namorados e a Tres Pingos. Além disso, os poços são rasos e sem correnteza! Ahhh um ponto importante, a gastronomia também é um atrativo, vai do filé com fritas, a pizza e todo tipo de comida internacional!
Minas é um estado privilegiado pelas suas paisagens e cachoeiras! Mesmo a família crescendo dá pra elaborar viagens a um custo acessível e que agradem a meninada e aos adultos!!!
segunda-feira, 26 de setembro de 2016
segunda-feira, 5 de setembro de 2016
Mar de Minas. Os encantos de Furnas
Passear pela represa de Furnas e delicioso! O circuito turístico no entorno da represa é repleto de cidadezinhas agradáveis e belezas naturais maravilhosas.
Para ir à Serra da Canastra e outros municípios dá pra dar uma paradinha para admirar a represa, seus canyons (parte alta), a Lagoa Azul e a Cachoeira da Filó.
Mais info.:
São muitos os balneários, hotéis e até mesmo resorts à beira da represa. No condomínio Escarpas do Lago e na cidade de Capitólio são encontras casas, sítios e mansões para serem alugados por temporada.
Alguns passeios podem ser feitos de carro, outros de barco. O mais recomendado é o de barco e por isso será descrito neste post.
Os passeios podem ser feitos em Chalana (R$45,00, maior, mais lenta e leva mais pessoas, oferece comidas e bebidas), em lancha para grupos (R$70,00, menor, mais rápida, leva em médias dez passageiros, passeio dura entre 2h e 2h30m, o turista pode levar bebidas e comidas) ou em barcos alugados para atender com exclusividade um determinado grupo (mais caro, varia do tamanho do grupo, faz paradas conforme o desejo dos passageiros e o combinado com o responsável pela embarcação). (sempre devem ser disponibilizados coletes salva vidas)
Todas embarcações saem do mesmo lugar, na frente do restaurante do Turvo em Capitólio, bem na beira da estrada que vai de Capitólio para São João Batista do Glória.
O restaurante do Turvo é um ótimo lugar para almoçar. Tem cardápio variado com peixes e preços na faixa de R$120,00 o prato para dois (mas serve mais gente).
Quem estiver com mais tempo, pode ir passar o resto do dia no Paraíso Perdido, cuja estrada de acesso (4,5km de terra) fica uns 10km de onde se pega o barco (sentido São João Batista do Gloria).
Lá é cobrada taxa de R$35,00 por visitante, possui área para camping e banho, restaurante (R$50,00 a refeição para dois) e lindas cachoeiras, canyon e corredeiras.
(Mais info.: http://encantosprair.blogspot.com.br/2016/08/sao-joao-batista-do-gloria-o-paraiso.html)
Os passeios são ótimos para grupos de amigos, família e pode ser romântico também!
São feitas quarto paradas para banho na represa e essas duram conforme o interesse dos passageiros do Barco (uma média de 20 minutos),
A primeira é na gruta do Tucano, que chama atenção pela água esverdeada e cercada de paredões de pedra, como uma piscina!
A segunda parada é a Cascatinha, queda d'agua em degraus bem à margem da represa.
Algumas pessoas praticam esportes radicais na região também!
A Terceira parada é a mais esperada, nas cachoeiras dos Canyons, São duas as quedas d'água, mas em época de seca podem ficar com pouco volume.
A última parada é na Lagoa Azul. Para ficar na parte baixa da cachoeira, junto à represa, não é cobrada taxa de visitação. Para ir até o primeiro poço, na parte alta, é cobrada taxa de R$10,00. O local possui um bar flutuante que serve petiscos e bebidas.
Passear pela represa de Furnas é encantador e tem gostinho de quero mais! Vale a pena ir aos poucos conhecendo cada cantinho.... Santo Hilário, Pimenta, Guapé, Carmo do Rio Claro, São João da Barra... e outros lugares estão na minha listinha.......
Para ir à Serra da Canastra e outros municípios dá pra dar uma paradinha para admirar a represa, seus canyons (parte alta), a Lagoa Azul e a Cachoeira da Filó.
Mais info.:
São
Roque de Minas: http://encantosprair.blogspot.com.br/2017/05/sao-roque-de-minas-berco-do-velho-chico.html
São João Batista do Glória:
http://encantosprair.blogspot.com.br/2016/08/sao-joao-batista-do-gloria-o-paraiso.html
Delfinópolis: http://encantosprair.blogspot.com.br/2014/06/delfinopolis-cachoeira-toda-esquina.html
Canastra: http://encantosprair.blogspot.com.br/2013/07/serra-da-canastra.html
Alguns passeios podem ser feitos de carro, outros de barco. O mais recomendado é o de barco e por isso será descrito neste post.
Os passeios podem ser feitos em Chalana (R$45,00, maior, mais lenta e leva mais pessoas, oferece comidas e bebidas), em lancha para grupos (R$70,00, menor, mais rápida, leva em médias dez passageiros, passeio dura entre 2h e 2h30m, o turista pode levar bebidas e comidas) ou em barcos alugados para atender com exclusividade um determinado grupo (mais caro, varia do tamanho do grupo, faz paradas conforme o desejo dos passageiros e o combinado com o responsável pela embarcação). (sempre devem ser disponibilizados coletes salva vidas)
Todas embarcações saem do mesmo lugar, na frente do restaurante do Turvo em Capitólio, bem na beira da estrada que vai de Capitólio para São João Batista do Glória.
O restaurante do Turvo é um ótimo lugar para almoçar. Tem cardápio variado com peixes e preços na faixa de R$120,00 o prato para dois (mas serve mais gente).
Quem estiver com mais tempo, pode ir passar o resto do dia no Paraíso Perdido, cuja estrada de acesso (4,5km de terra) fica uns 10km de onde se pega o barco (sentido São João Batista do Gloria).
Lá é cobrada taxa de R$35,00 por visitante, possui área para camping e banho, restaurante (R$50,00 a refeição para dois) e lindas cachoeiras, canyon e corredeiras.
(Mais info.: http://encantosprair.blogspot.com.br/2016/08/sao-joao-batista-do-gloria-o-paraiso.html)
Os passeios são ótimos para grupos de amigos, família e pode ser romântico também!
São feitas quarto paradas para banho na represa e essas duram conforme o interesse dos passageiros do Barco (uma média de 20 minutos),
A primeira é na gruta do Tucano, que chama atenção pela água esverdeada e cercada de paredões de pedra, como uma piscina!
Algumas pessoas praticam esportes radicais na região também!
A Terceira parada é a mais esperada, nas cachoeiras dos Canyons, São duas as quedas d'água, mas em época de seca podem ficar com pouco volume.
A última parada é na Lagoa Azul. Para ficar na parte baixa da cachoeira, junto à represa, não é cobrada taxa de visitação. Para ir até o primeiro poço, na parte alta, é cobrada taxa de R$10,00. O local possui um bar flutuante que serve petiscos e bebidas.
Passear pela represa de Furnas é encantador e tem gostinho de quero mais! Vale a pena ir aos poucos conhecendo cada cantinho.... Santo Hilário, Pimenta, Guapé, Carmo do Rio Claro, São João da Barra... e outros lugares estão na minha listinha.......
Assinar:
Postagens (Atom)