quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

OURO PRETO MUITO ALÉM DA HISTÓRIA: ecoturismo, cachoeiras, trilhas...

A cidade de Ouro Preto é famosa pela sua história no ciclo do ouro mineiro, mas o turismo local vai muito além da arquitetura, dos museus e das igrejas!






Próximo ao centro do município fica o Parque Municipal das Andorinhas. Ir a pé até lá é cansativo, pois é a subida é longa!!! O Parque fia na parte alta da cidade, virando no morrão a direita dos bombeiros. Porém, indo de carro, é muito tranquilo. O caminho tem algumas placas indicativas e quando surgir alguma dúvida basta perguntar a um morador (a hospitalidade mineira ajuda bastante). Há um trecho curto em estrada de terra.
Do local onde para carro até a cachoeira das Andorinhas a trilha não dura dez minutos e é tranquila. Como a queda d'água ocorre dentro de uma gruta o acesso para a água que é um pouco mais delicado, feito por uma escadinha improvisada. É exatamente o fato da cachoeira ser dentro da única que a torna única!!!!! Na parte alta da cachoeira há uma linda paisagem de pedras, mirantes e o vale do rio das Velhas.
http://encantosprair.blogspot.com.br/2016/10/parque-municipal-das-andorinhas-ouro.html

 

 

 



Saindo de Ouro Preto, sentido Cachoeira do Campo, fica a bucólica São Bartolomeu. O povoado é pequeno e conta com algumas opções de hospedagem, restaurantes e lojas de artesanato. Apesar da estrutura ser simples e pequena, a recepção é sempre perfeita! O Bar do Nonô é um ponto tradicional onde são servidos pastéis e bolinhos de bacalhau. Algumas festas típicas alegram São Bartô como a festa junina e outras datas religiosas.. e o povo é animado por lá!!!!As principais cachoeiras são a São Bartolomeu (gratuita) que fica dentro da Floresta Uaimi-i e é de fácil acesso, as da fazenda do Macaco Doido (as vezes é cobrada taxa de visitação) que ficam mais distantes da vila mas indo de carro não se anda muito e as de mais que ficam na Floresta Uaimi-i porém do outro lado, mais perto de Acuruí como a da Prainha e o Pau (em uma fazendo com camping) e a de Bras Cubas (gratuita).
http://encantosprair.blogspot.com.br/2016/07/sao-bartolomeu-ouro-preto-mg.html

 

 

 


 

 
Do outro lado da portaria da Floresta Uaimi-i ficam outras paisagens, cujo acesso é sentido Acuruí ou Mina de Capanema.
 

 

 


No sentido Ouro Branco fica Lavras Novas e os povoados de Chapada e de Santo Antônio do Salto. Cada um desses tem seu charme!
Lavras Novas conta com ampla estrutura para receber os turistas como restaurantes, pousadas, casa para temporada, campings, lojas de artesanato, comércio, guias turísticos, aluguel de quadriciclo. Por essa razão é onde fica mais cheio nos feriados! Tem opções para todos os gostos e bolsos! Os barzinhos oferecem música ao vivo, jantar a luz de velas... é um lugar super romântico! Deitar no gramado da rua em uma canga no final da tarde ..... aiai.... uma delícia..
Para quem gosta de trilhas também é um bom lugar! A maior parte das cachoeiras são de fácil acesso e não são muito altas, mas oferecem boas duchas para refrescar (apesar de no inverno fazer muito frio por ali). A represa do custódio, os pocinhos, a três pingo e dos namorados são todas opções de passeio!
O acesso para Lavras Novas é quase todo asfaltado e apenas a parte final é um pouco pior.
http://encantosprair.blogspot.com.br/2013/09/lavras-novas-mg.html

 



                                



Perto de Lavras Novas fica a Chapada, pequeno vilarejo com pouca estrutura. Conta com alguns aluguéis de quarto, de casa, de chalé e um bar. Para quem quer tranquilidade é uma ótima opção! Perto da vila fica a cachoeira do Castelinho, que fica um pouco mais longe, porém é uma das mais lindas da região. A cachoeira do Falcão é uma das minhas preferidas, mas por ser de fácil acesso costuma ficar cheia. O abr da vila serve uma batata recheada deliciosa!
http://encantosprair.blogspot.com.br/2017/01/chapada-ouro-preto-mg.html




 

 



Santo Antônio do Salto é um cantinho especial e ainda a ser descoberto pelo circuito turístico. A calmaria do interior de Minas é uma marca! O povoado tem um mercado, alguns bares, casinhas simples, uma pousada, um restaurante mais bacana e muitasssssssssss cachoeiras!!! A estrada que vai pela Chapada é mais longa e toda de terra, porém apresenta paisagam bem diferente! Ela vai cortando o profundo vale, cercada de mata, acompanhando um canal centenário e pequenas hidrelétricas. Da estrada avista-se muitas cachoeiras no meio da mata, sem sinalização de acesso. Por essa razão é importante contratar um guia na cidade que leve até as cachoeiras. Existe ainda um canyon e uma cachoeira mais fácil de chegar, basta perguntar no bar de frente à igreja (onde também são servidos tira gostos perfeitos e baratos)! O caminho por Lavras Novas é mais curto e apresenta uma paisagem bem diferente! Um paredão de pedra que forma um mirante maravilhoso! A estrada pode ser traiçoeira e é bom confirmar seu estado para ver se o carro em que estiver passa.
http://encantosprair.blogspot.com.br/2017/01/santo-antonio-do-salto-pra-quem-ama.html

 


 



Todas essas opções de passeios valem durar mais de um dia para aproveitar bastante! Ainda assim... pra quem está hospedado em Ouro Preto vale a pena ir de bate e volta a qualquer um desses locais!
 Depois de conhecer esses cantinhos... Ouro Preto fica ainda mais encantadora e se torna um poló turístico mais completo! Perfeito para todo tipo de turista!