O nome da cidade é muito sugestivo. A capital da bela vista, do belo horizonte. Do alto da Serra do Curral que contorna e emoldura a cidade, se avista a beleza!
O nome Serra do Curral remete ao nome do arraial que deu origem a BH, Curral Del Rey. O arraial servia de pouso para os tropeiros que levavam gado.
A escolha de BH para ser a capital de Minas foi polêmica. A disputa com São João Del Rey foi acirrada!
A construção planejada da cidade deixou amplas avenidas repletas de árvores e com pouca gente. Apenas com o passar dos anos as ruas foram tomando vida. O caminhar pela Afonso Pena, os cinemas, a Igreja São José, o Parque Municipal. A praça da liberdade chegou a ter um pouco de Ouro Preto para agradar as pessoas que chegavam de lá para atuar no governo.
Muito além de história, BH conta com pontos turísticos tipicamente urbanos. A arquitetura do Oscar Niemeyer deixou a cidade ainda mais encantadora.
A Lagoa da Pampulha é parada obrigatória! A linda igrejinha São Francisco, diferente de qualquer outra, representa a modernidade e as montanhas de Minas!
O Museu de Arte guarda histórias de cassino, o Iate Clube, o antigo Redondo, os jardins, as praças, o Parque Guanabara (Mangueiras), o zoológico, a Iemanjá, a pista do aeroporto, todos esses pontos marcam BH!
Para fechar com chave de ouro o passeio pela Pampulha, uma paradinha obrigatória no Mineirão, cuja esplanada é usada cotidianamente para prática de esportes e possui restaurantes. A vista do Mineirão junto ao Mineirinho é um bom cenário para foto.
Além da visita ao Mineirão como ponto turístico (possui visitas guiadas ao seu interior), são muitas as histórias da rivalidade entre Atlético e Cruzeiro!
A praça da Liberdade é outro ponto turístico importante! Cercada de prédios imponentes da época da construção da cidade, o que mais chama a atenção é o Palácio da Liberdade. Vários prédios se tornaram museus e são aberto a visitação. Na praça também é comum ter alguma atração cultural.
Descendo da praça chega-se à Savassi. Área conhecida pelo comércio com boas lojas, restaurante, cafeterias, shoppings, boates... tudo de primeira!
BH é a capital dos Butecos!
Desviando um pouquinho da Savassi dá pra dar uma passadinha no bar do Salomão, especialmente se for segunda a noite, dia de chorinho (rua do Ouro, Serra).
O Santa Tereza - Santê - é o cantinho da Boêmia. A praça principal do bairro é rodeada de bares. As ruas tem som de música ao vivo e é o berço do Clube da Esquina. O Bar do Orlando é um dos mais antigos! Caminhando pelas ruas facilmente são encontrados bares e tem para todo gosto, com tema de floresta, com samba, com chorinho, com MPB, estilo rock!
Já que uma paradinha no Santê é indispensável, passar pelo Estádio do Independência no Horto e tomar uma cerveja no seu entorno também é uma boa pedida!
No Centrão é sempre bom saber se tem praia na praça da Estação, música sob o viaduto Santê, subir do metrô para a avenida Sapucaí com bons restaurantes, dar um rolê na praça 7 e nos bares da avenida Amazonas. O ponto alto disso tudo é chegar até o Mercado Central! Ah... o mercado.....
dá para se perder nos sabores do mercado! Os bares, restaurantes, lojas de coisas típicas de Minas, ervas, queijos, carnes, doces, artesanatos.... todo tipo de tranqueira e delícias rsrs não dá pra sair de mãos abanando ou de barriga vazia....
Outro lugar bom para compras é a Feira Hippie das manhãs de domingo na Afonso Pena. Comer espetinho, tomar uma cerveja e fazer compras!
Subindo a serra encontra-se a vista maravilhosa da praça do Papa, o Parque das Mangabeiras, o Mirante.
Quanto a festas tradicionais. Entre abril e maio ocorrem os festivais de Comida di Buteco e Botecar. O ano novo na beira da lagoa tem linda queima de fogos.
Durante as festas juninas tem o Arraiá de Belô e muitas festas locais nos bairros. O que anda atraindo muitosssssssssssss turistas é o carnaval.. isso mesmo.. carnaval!!! Até poucos anos atrás BH tinha fila só no cinema e nada na rua no carnaval.. hoje se tornou point!!! Os blocos de rua começam a ensaiar muito antes e quando chega a festança vários blocos deixam as ruas coloridas, lotadas e super animadas!!!!!!!!!!!!
Melhor ainda é que em um raio de 100km de BH dá para conhecer Ouro Preto, a Serra do Cipó, Macacos, Casa Branca, o museu Inhotim e outras dezenas de lugares maravilhosos! BH é apenas a porta de entrada para um cantinho encantador... Minas Gerais!