Veja mais em: http://encantosprair.blogspot.com/2013/08/ibitipoca.html
Chegar no vilarejo não é difícil. A rodovia Vital Brasil é bem sinalizada, basta ir até Lima Duarte. Na cidade tem algumas plaquinhas indicando o povoado, mas todos moradores são muito solícitos e adoram uma prosa ao longo da explicação de como chegar a Ibitipoca.
A estrada para o vilarejo melhorou bastante. Hoje vários trechos de subida estão calçados, facilitando a vida dos turistas e moradores, mas em tempos de chuva, melhor se informar sobre as condições da estrada de terra que tem aproximadamente uns 30km.
No caminho eu sugiro parar na Cabana Pé da Serra para bater um papo com a senhora responsável pelo comércio, comer pastel frito na hora por 1 real e curtir o jardim super bem cuidado. Na venda também são encontrados artesanatos locais e o famoso Pão de Canela (iguaria típica do Ibitipoca).
Após a Cabana tem outros lugares com legais como o Abacateiro e uma venda com variedade de cachaças. e outros produtos típicos.
Chegando em Ibitipoca o charme da vila encanta de cara os turistas! A maior parte das construções são rústicas e aconchegantes. Parece cenário cinematográfico. As igrejinhas, as lojinhas de artesanato, tudo parece montado, irreal... muito lindo!
O único ponto ruim é a quantidade de morro rsrs difícil de parar o carro e que trabalha bem as canelas. Em feriados e temporada fica bem cheio e a mobilidade um pouco ruim. O bom é que todas as ruas da vila são calçadas, inclusive a via que dá acesso ao parque (3km).
No mais, basta curtir os excelentes restaurantes da vila e que ficam na zona rural. Tem pra todo gosto: comida mineira, fondues, nhoques, pizza, massas, petiscos, mais sofisticados, mais simples, mais baratos, mais caros, com música ao vivo, cafeterias........ basta dar uma voltinha e encontrar aquele que tem o seu estilo!
Adorei também a variedade de cervejas artesanais!! Dá para comprar várias e levar pra casa!!!
A noite também animada mais cedo com música nos bares e mais tarde na Gruta.
Como faz muito frio, muito frio mesmo, tipo gelado, as pousadas costumam oferecer lareira e conforto. Eu me hospedei no Chalé Nativo e adorei. Dava uma preguiça de ir a pé para o centro rsrs mas os chalés são aconchegantes, o preço justo, o atendimento da Fran é excelente e o café da manhã uma delícia.
De todo modo, assim como a variedade de restaurantes é vasta, a de opções de hospedagem também é.
Tem pousada chique e simples, casas e chalés com cozinha, suítes, camping, hostels.... tem para todo gosto e bolso!!!!
O site Ibitipoca tur indica muitas hospedagens. http://www.ibitipoca.tur.br/
Além do quesito vilarejo ser perfeito, o quesito paisagem também não deixa nada a desejar!!!!!!
A entrada no parque custa 20$ desegunda a sexta e 25$ aos sábados domingos e feriados (estudante paga meia). Para entrar com o carro até o bar, são 25$ por veículo.
O parque tem três trilhas centrais. Não é obrigatório o acompanhamento de guia, as trilhas são bem sinalizadas. Porém, quem não tem costume com caminhada, está com crianças ou pessoas com mobilidade reduzida, vale a pena contratar um guia especializado.
Eu completei duas trilhas: a da janela do céu e a do circuito das águas.
A da Janela do Céu é a mais longa! São quase 20km ida e volta, com os desvios para ver as grutas que ficam pelo caminho e até a cachoeirinha. O trecho tem muuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiitttttttttttaaaaaaaaaaaaaa subida, e esse mmmmmmmmmmmuuuuuuuuiiiiiiiittttttttttaaaaaaaaaaaa não é exagero! Quando você fica feliz que acha que está terminando de subir... vem mais subida rsrs
Mesmo assim.... vale a pena!!!
Nos primeiros 2,5km chega-se ao Cruzeiro e a grutas. Essa parada é obrigatória! O Cruzeiro forma um mirante incrível!
As grutas também são muito legais!!! Para quem é animado, começou a trilha a cedo e tem disposição, vale a pena ir parando nas grutas.
Quem saiu mais tarde, deixe para passar na volta, de forma que dê para planejar mais o tempo.
No entanto, fique atento, pois há a possibilidade de voltar por caminho diferente da ida.
São duas as formas de ir para a Janela: uma no começo da estrada do parque, logo após a portaria. A vantagem desta é terminar a trilha no circuito das águas, nadar para relaxar, e chegar no bar (que serve petiscos, bebidas, almoço, tem estrutura com sombra e banheiros) ( não aceita cartão).
A outra trilha começa pelo bar e termina perto da portaria. Essa tem um pouco menos subida e dá para curtir o por do sol descendo do Cruzeiro, o que atrai muitos turistas também.
Eu preferi começar pela portaria e terminar perto do bar. Lá tomamos a melhor cerveja do mundo!! Devido aos quase 20km de subida, a cerveja teve o melhor sabor que já tomei!
Independente do caminho escolhido.. as paisagens são maravilhosas!!!! Quem topar, faz a trilha nos diferentes sentidos!!!
Um dos atrativos mais famosos do Ibitipoca é a Janela do Céu. De fato a vista é incrível!O lugar consiste na parte alta de uma cachoeira, cercada por uma mata, de forma que ao se chegar na beira no precipício por onde cai a cachoeira, é formada uma paisagem como uma janela... com vista para o céu e as montanhas.
O riozinho forma também poços para banho na parte alta, mas o local te muita sombra e a água fica gelada!
É possível visitar a parte baixa da cachoeira da Janela do Céu, porém é por um caminho completamente distinto, por fora do parque. Eu ainda não fui até lá, mas todo mundo da vila sabe explicar como chegar e existem guias que fazem esse passeio.
Logo no final da trilha que vai até a janela, tem uma bifurcação que indica a cachoeirinha, uma queda d'água linda que forma um poço raso mas que a queda livre da água proporciona uma ducha deliciosa. Bate sol no poço, tem uma prainha fofa e é formado um pequeno arco íris conforme o reflexo do sol!
O desvio da trilha é bem curto e vale muito a pena!!!
No caminho para a cachoeirinha que tem uma outra bifurcação indicando a trilha que vai para o camping e o bar. Quem começa a trilha para a janela no bar do parque passa primeiro pela cachoeirinha e depois pela janela. São 6,2km até o bar.
A trilha do Circuito das Águas é a mais tranquila do parque e também a mais prazerosa, pois são muitos os pontos para banho. A caminhada acompanha quase o tempo todo o rio e tem uma diversidade de paisagens. Paredões, grutas, prainha, cachoeirinhas, poços e uma parte muito legal onde o rio por dentro do paredão e aparece de novo alguns metro a frente.
Nessa foto o rio esta passando dentro do Paredão:
Aqui o rio já saiu de dentro do Paredão:
Onde o rio sai do Paredão:
Poços, prainhas e cachoeirinhas:
A trilha até a cachoeira dos Macacos tem mais ou menos 1,2 km e 800m até a imponente Ponte de Pedra!
Para desbravar o Parque Estadual do Ibitipoca o ideal é disponibilizar pelo menos um dia para ir até a Janela do Céu e um dia para fazer o Circuito das Águas.
Para quem quer ir aos demais vilarejos, como o Moreiras, e conhecer a parte de baixo da Janela do Céu, melhor separar uns 4 dias inteiros no Ibitipoca.
De todo modo... com certeza.... independente de quantos dias forem... o Ibitipoca sempre deixa um gostinho de quero mais.... para conhecer mais os restaurantes e sua gastronomia, curtir o friozinho com lareira, a vida do vilarejo...... um cantinho encantador.