quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Cachoeira da Caverna - Serra do Cipó MG

A região da Serra do Cipó é cheia de cachoeiras maravilhosas!
Tem para todos os gostos, com trilhas longas, de fácil acesso, mais isoladas, altas, que pagam e que são gratuitas.

Além disso, o distrito de Cardeal Mota (pertencente a Santana do Riacho) que sedia a portaria do Parque Nacional, é repleto de opções de hospedagem (camping, pousadas, casas para temporada, hostels) e restaurantes deliciosos!

Todos podem amar a Serra do Cipó, o que querem opções refinadas e descansar e os que querem gastar pouco e curtir a natureza.

A cachoeira da Caverna é uma das opções que a trilha é curta, apenas a estrada até lá é longa (tem que ir de carro ou bicicleta para quem gosta).

A portaria da cachoeira fica na mesma estrada que leva ao restaurante na beira do rio parauninha e ao balneário águas azuis (boa opção para almoço e curitco rio).

Tem que subir a serra até depois do mirante e entrar a esquerda (com cuidado pois tem muitas curvas na rodovia que dificultam a visibilidade) na placa que indica a cachoeira Serra Morena (complexo de cachoeiras lindas e algumas com trilha curta, 30$).

Após o parauninha, o balneário águas azuis e uns 2km após a serra Morena está a entrada da Cachoeira da Caverna (que também área de camping).

A estrada tem um estado de conservação razoável, alguns trechos são ruins mas devagar, da para ir numa boa.

É cobrada uma taxa de visitação de 20$ por pessoa.

No local, após 200mt de trilha, tem a parte alta da cachoeira, onde há uma espécie de caverna. Da para nadar nos Pocinhos da parte alta.



Descendo a trilha por mais 150mt fica a parte baixa da cachoeira que tem um poço delicioso. Como é raso embaixo da queda d'água, da para ficar ali aproveitando a hidromassagem natural.








Descendo mais ainda a trilha, uns 200mt, tem a cachoeirinha com poço radinho ideal para crianças. A transparência da água é um ponto que impressiona no lugar!!!!!!

Abaixo da cachoeira fica o rio parauninha cercado por pedras e formando uma paisagem exuberante!!!!




Depois de passar o dia na cachoeira, tem que fazer uma paradinha para uma cerveja gelada, torresmo e bolinho de bacalhau na venda do Zeca (entrar na estrada de terra 200mt após a ponte sobre o rio cipó, ao lado do hotel veraneio).


quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Noroeste do Mato Grosso: 5 belezas imperdíveis

O estado do Mato Grosso é rico em belezas naturais. Apesar de não estar nos roteiros mais tradicionais dos turistas brasileiros, desbravar esta região é um encanto!

A região noroeste no Mato Grosso guarda paisagens incríveis, marcadas por águas coloridas, cachoeiras e vivência indígena. Esse post apresentará as belezas de Cáceres, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Tangará da Serra e Nova Lacerda.
Existem vários outros locais lindos na região que também podem ser visitados! Assim que eu conhcer eu vou acrescentando aqui.

1) Começando por CÁCERES, a mais próxima de Cuiabá. A cidade é um portal para o Pantanal e por isso tem várias pousadas, restaurante, lojas de pesca e agências de turismo. Banhada pelo rio Paraguai, tem uma prainha bem central onde o pôr do sol é lindo! (praia do Daveron). Barcos hotéis e restaurantes flutuantes chamam a atenção e oferecem ótimos serviços. O restaurante flutuantes Kaskatas é excelente! Como não sou muito de pescar, escolhi conhecer a Dolina Águas Milagrosas e foi uma ótima escolha! O local tem um restaurante delicioso, piscina e uma trilha de 10 minutos (com trecho de escadaria ) que leva até a Dolina. O incrível é o tom da água! Azul infinito!!!!!! E verde na época das chuvas. Simplesmente incrível! Nunca vi nada igual. Não é a toa que têm vários mitos místicos sobre a Dolina! Dois dias em Cáceres são suficientes. Um dia para a dolina e outro para sair de barco pelo rio, pescando e desbravando o Pantanal.

Mais info: http://encantosprair.blogspot.com/2018/09/caceres-mt-dolina-aguas-milagrosas.html



2) TANGARÁ DA SERRA
Seguindo mais adiante de Cuiabá fica a cidade de Tangará da Serra, cercada de paisagens maravilhosas: praias, cachoeiras, aldeias.
O principal atrativo é o Salto das Nuves, local de fácil acesso com prainha, rio, cachoeira e restaurante. Simplesmente perfeito para passar o dia. Para quem quer algo mais light, próximo da cidade tem a estância Amazonas, uma praiona de rio! Para os mais roots, a Aldeia do Formoso, com vivência indígena, um rio maravilhoso e uma cachoeira linda. Além disso, a cidade tem ótima estrutura de pousadas e restaurantes.







Mais info: http://encantosprair.blogspot.com/2018/09/aldeia-formoso-salto-das-nuves-e.html

3) CAMPO NOVO DO PARECIS
100km a frente de Tangará fica a cidade de Campo Novo do Parecis, cercada por rios esverdeados, aldeias indígenas, plantações de girassóis e cachoeiras. A cidade é bem pequena mas tem boas opções de hospedagem. Para passar o dia na beira do rio uma boa sugestão é o Balneário Rio Verde, mas aos domingos fica lotado!!!! No caminho dá para curtir as plantações de girassol! Para quem quer desbravar mesmo a região, a CNP Turismo oferta vários passeios em aldeias indígenas. Os melhores são: a mágica Salto do Utiariti e a hospitaleira 4 Cachoeiras.









Mais info:
http://encantosprair.blogspot.com/2018/05/salto-utiariti-mt.html
http://encantosprair.blogspot.com/2018/05/aldeia-quatro-cachoeiras-mt.html
http://encantosprair.blogspot.com/2018/07/campo-novo-do-parecis-mt.html

4) SAPEZAL
A cidade de Sapezal fica a mais 100km sentido norte de Campo Novo do Parecis. As paisagens lembram muito a cidade vizinha: rios verdes, cachoeiras e aldeias. Sapezal foi toda planejada e tem as ruas amplas, comércio, tudo muito organizado e bonito de forma que chama mesmo a atenção! Os locais mais legais para passar o dia são: a prainha municipal (com locais para fazer churrasco), o Balneário do Pubi (com restaurante, pousada e um lindo rio) e a Aldeia Salto da Mulher (também um roteiro da CNP Turismo).
Todos esses locais são de fácil acesso, apenas a aldeia tem um longo trecho de terra.







Mais info:
http://encantosprair.blogspot.com/2018/06/balneario-do-pubi-sapezal-mt.html
http://encantosprair.blogspot.com/2018/10/aldeia-salto-da-mulher-campo-novo-do.html

5) NOVA LACERDA
Seguindo mais adiante (por longo trecho em estrada de terra via Sapezal ou por asfalto dando uma voltinha ou subindo a rodovia direto de Cáceres) fica a pequena Nova Lacerda. A cidade não tem muita estrutura, mas guarda uma paisagem indescritível, as Cascatas Uirapuru. São duas cachoeiras, uma de frente para a outra, formando um poço enorme no meio. É lindo, lindo, lindo. O acesso é fácil, a trilha curtinha, mas a estrada tem trechos com muito areião.








Mais info: http://encantosprair.blogspot.com/2018/11/cascatas-uirapuru-nova-lacerda-mt.html


Obs.: O Noroeste do Mato Grosso é acessível de avião somente por Cuiabá ou Vilhena (cidade de Rondônia bem próxima à divisa entre os Estados).