O Canion do Funil se localiza no município de Presidente Kubitschek, entre Serro e Diamantina.
O passeio é maravilhoso, repleto de paisagens bem diferentes, marcadas por paredões de pedra, rios e prainhas.
O acesso com menor trecho por terra se dá pelo município de Presidente Kubitschek mesmo (mais ou menos 20km), atravessa-se a cidade e segue por uma estrada de terra em estado razoável de conservação (na seca deu para passar sem problemas). Há placas indicativas no caminho.
É possível ir seguindo o google maps e ver o melhor caminho, basta marcar Canion do Funil como o seu destino.
Os responsáveis pelo local são bem atenciosos e enviam todas as explicações necessárias.
Também possível ir se hospedar no Canion. Hoje há apenas um chalé para casal, mas em breve haverão mais.
Há uma cama de casal, banheiro, frigobar e sinal da vivo internet.
O contato para passeios, guia, reserva de almoço e hospedagem é: Fabiano 38 99973-1879 ou 38 99915-9383. O passeio mais simples com almoço fica em 35$.
Se for se hospedar, leve alguns lanches e etc, mas no local são servidas as principais refeições.
A comidinha da Dona Dedeca é outro ponto alto do passeio, deliciosa!!!!!!!!!
Hoje existem 5 diferentes passeios possíveis no Canion, como travessias a outras regiões mais distantes e as rotas pela parte alta e baixa do Canion.
O trajeto mais curto e para o qual não depende de guia é o da parte baixa. Foi este que eu fiz. A trilha é de 1km, muito tranquila, margeando paredões, passa pelo rio, não tem muita declividade e há trechos com sombra. Além do Canion, dá para visitar a Ponte de Pedra também.
A trilha termina bem na entrada do Canion e de longe já dá para perceber o tanto que a paisagem é marcante! O leito do rio corre geladíssimo pelo Canion!!! O sol vai mudando as sombras e as partes iluminadas, mudando os tons da vista durante o dia.
O ideal é ir primeiro ao Canion e na volta parar na ponte de pedra, representada por uma enorme pedra atravessando o rio!
Atenção! Todas as outras trilhas devem ser feitas acompanhadas de guia.
Se quiser ir conhecer o Canion desbravando o Espinhaço, passe na ida ou na volta por Congonhas do Norte, passe pela charmosa Costa Sena ou ainda aproveite o Sítio Cachoeira do Pássaros e o Cemitério do Peixe.
https://encantosprair.blogspot.com/2019/10/entre-serro-e-diamantina-mg.html