Os municípios mineiros de Serro e de Diamantina são privilegiados pela localização cercada de serras, pedras e água.
Além dos casarios antigos e da história marcante desses locais, dá para fazer uma linda travessia pela serra do espinhaço.
Há uma estrada que liga os dois passando por um trecho de 8k de terra e 50km de asfalto. Fazer este trajeto ao longo de um fim de semana e aproveitar a Vesperata em Diamantina é uma boa sugestão de passeio e foi o que eu fiz e adorei.
Comecei a estrada por Serro em uma sexta feira. Passei pela simpática Três Barras, pequena vila com casinhas antigas e uma ponte lindinha sobre o Rio Jequitinhonha.
Em seguida há o trevo de Capivari. Quem quiser desbravar mais cachoeiras, vale a pena incluir um dia no passeio, ir para a Tempo Perdido e outras cachoeiras lindas de Capivari, além de admirar o Pico do Itambé.
Mais informações de Capivari: http://encantosprair.blogspot.com/2013/09/capivari-serro-mg.html
Um pouco adiante chega-se a Milho Verde, onde inicia-se o trecho de terra. Este é o povoado com mais opções de hospedagem e badalado. São várias as cachoeiras em Milho, a atividade cultural também é bem presente, com festivais de inverno, apresentações musicais e festas até de manhã no Armazém, Jardim Mágico ou no Bambuzinho. Na praça há bares e na esquina da Rua dos Prazeres fica o Bar do Dudu, gente boa de mais, sempre disposto ao melhor atendimento, bater papo, fazer amigos e até mesmo começar um luau em volta da fogueira.
Mais informações de Milho Verde: http://encantosprair.blogspot.com/2013/08/milho-verde-mg.html
Depois da noitada típica do interior do espinhaço mineiro, com fogueira, novos amigos, boa comida e muito papo em Milho Verde, seguimos na estrada por mais 7km.
A próxima parada foi em São Gonçalo do Rio das Pedras. Este é o povoado mais charmoso, com casario antigo conservado, ruas de pedregulhos, igrejas e cachoeiras. Há ótimas hospedagens e restaurantes, ideal para quem quer um ambiente mais sossegado. Eu sugiro uma parada do Játobar, ao lado da igreja. Procure a simpática Cris por lá.
Em seguida paramos na ponte que separa Serro e Diamantina, ao lado da fofa vila de Vau. A paisagem da ponte é bem exuberante. A água desce pelas pedras moldadas pelo tempo, formando uma vista linda da antiga ponte.
Chegamos em Diamantina pouco depois da hora do almoço e tocamos até BiriBiri, a linda vila de uma antiga fábrica têxtil e que hoje é toda voltada ao turismo. No caminho ficam as cachoeiras da Sentinela e dos Cristais, mais outros mirantes, poços e prainhas. A paisagem é maravilhosa, formada por picos de pedras, flores coloridas e a estrada bem por cima de uma cachoeira.
Na vila há dois restaurantes (eu sempre vou ao do Raimundo sem Braço), pousada e casas para temporada. Passar um dia por lá tem muito gosto de quero mais e sempre fica aquela vontadezinha de se hospedar por ali. Apenas não ficamos pois tínhamos um compromisso, a Vesperata!
Mais informações de Biribiri: http://encantosprair.blogspot.com/2013/11/biri-biri-diamantina-mg.html
Chegamos em Diamantina no início da noite e nos hospedamos na pousada Jardim do Vale ((38) 3531-1095) que fica bem próxima do Centro Histórico, o que foi ótimo, pois saímos a pé para a Vesperata. Além disso, o custo benefício foi excelente e a pousada é muito boa.
Na pousada foi servido caldo a noite com música ao vivo e várias pessoas se arriscaram na dança (boleros, sambas...).
Mais tarde fomos à Vesperata. Como não havíamos conseguido mesa (tem que reservar com muita antecedência, pelo valor de 180$ em média para 4 pessoas/quem não tem mesa dá para acompanhar o show de pé e é gratuito) sentamos em um restaurante na Rua da Quitanda. De lá dava para ouvir à apresentação e nos revezamos na mesa para ficar mais perto do show em alguns momentos.
É emocionante, não há palavras para descrever a beleza da apresentação, seja a visual ou a música. É muita emoção!!!!!!!!
Depois da Vesperata teve música ao vivo na Rua da Quitanda e deu para aproveitar até mais tarde!
Enfim, eita que foi um fim de semana produtivo!
Os mais animados podem desbravar também as praias de rio e cachoeiras de Conselheiro Mata em Diamantina.
Mais informações de Conselheiro Mata: http://encantosprair.blogspot.com/2013/06/conselheiro-mata-mg-praia-mineira.html
Mais dicas:
http://encantosprair.blogspot.com/2015/03/roteiro-mineiro-dos-diamantes.html
https://encantosprair.blogspot.com/2019/04/o-lado-mato-de-diamantina-biri-biri-e.html