Quem disse que no Centro Oeste do Brasil não tem praia???? Pode até não ter mar, mas praia tem, e muitasssssssssssssssssss
Aqui neste post serão listadas alguns locais com praias deliciosas, mas existem muito mais, como na região do Araguaia, Reserva do Cabaçal, Juína, Aripuanã, Paranaíta e outras.
Ver:
Barra do Garças http://encantosprair.blogspot.com/2019/03/barra-do-garcas-mt.html
Reserva do Cabaçal http://encantosprair.blogspot.com/2019/04/reserva-do-cabacal-mt.html
1) Para começar, uma praia do Noroeste do Mato Grosso, localizada no município de Sapezal. Nesta cidade há uma praia artificial e outra no Eco Park do Pubi, bem na beira da estrada que vai para Campo Novo do Parecis pela reserva indígena.
Apesar de haver um bar e pousada no local, o serviço deixa bastante a desejar. O que torna este local mágico é o rio, com cascatas e uma cor esverdeada maravilhosa. É cobrada uma taxa de 10$ para visitação.
Mais info: https://encantosprair.blogspot.com/2018/06/balneario-do-pubi-sapezal-mt.html
2)200km de Sapezal, sentido Cuiabá, fica Tangará Da Serra, outro lugar lindo do Mato Grosso. Além da cidade de Tangará ser uma delícia, bem estruturada e cuidada, seu entorno tem ótimos atrativos turísticos praianos: o Salto das Nuvens e a Estância Amazonas.
O Salto das Nuvens chega a ser difícil de descrever, de tão incrível. Há uma cachoeira, uma praia e um bar delicioso, tudo em um lugar só! É cobrado um valor de 15$ para visitação por pessoa e os preços do restaurante são um pouco salgados, mas vale a pena o espetáculo, especialmente no fim da tarde de dias de sol, pois é formado um arco íris contornando a cachoeira. Só vendo mesmo para conseguir imaginar a beleza do lugar!!!!
Mais info: https://encantosprair.blogspot.com/2018/09/aldeia-formoso-salto-das-nuves-e.html
3)No nortão do Mato Grosso passa o rio Teles Pires, repleto de praias, dentre elas a da Saudade na divisa entre Carlinda e Nova Canaã do Norte e a prainha Água Azul em Nova Canaã do Norte. Esta última tem seu charme ou ser necessário atravessar o rio em uma espécie de chalana, mas fica muito cheia. O acesso é por estrada de terra, uns 30km da cidade.
A praia da saudade é uma das minhas prediletas. Cercada de pedras, em uma ilha do rio, com uma faixa de areia clara, sou apaixonada. Para chegar na praia também tem que atravessar o rio de barco. Basta para o carro no local indicado e bater no tacho de cobre. Logo um barqueiro chega para fazer a travessia. Alguns deles alugam churrasqueira, guarda sol e caixas de isopor. O acesso por carro até a beira do rio é fácil, um km de terra ao lado da ponte que passa sobre o rio na rodovia.
Não há nenhum comércio nestas praias, por esta razão, leve tudo o que quiser consumir e não deixe lixo para trás.
Mais info: https://encantosprair.blogspot.com/2017/11/praia-da-saudade-rio-teles-pires-mt.html
https://encantosprair.blogspot.com/2017/10/prainha-agua-azul-nova-canaa-do-norte-mt.html
4)Em Goiás também há várias praias! Uma linda fica em Corumbá de Goiás, vizinha da famosa Pirenópolis. A praia do Salto do Corumbá e a prainha ficam dentro da área da pousada do salto. É possível se hospedar por lá ou apenas passar o dia. O local conta com toda infraestrutura e tem vários atrativos.
5)Na Chapada dos Veadeiros também dá para encontrar praias de rio! A do Poço Encantado tem acesso facílimo, na beira da estrada entre Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante. A trilha é super curta e há um restaurante no local.
Mais info: http://encantosprair.blogspot.com/2018/02/alto-paraiso-de-goias-chapada-dos.html
6) A outra praia na Chapada dos Veadeiros é a da cachoeira São Félix, em Cavalcante. O carro para na beira do rio, com acesso fácil a pé, mas a distância de estrada de chão a ser percorrida é longa, são 60km até lá, passando pelo povoado de São Domingos. No local uma casa de moradores da região oferece refeições. É necessário encomendar assim que você chegar!
Mais info: https://encantosprair.blogspot.com/2018/02/cavalcante-chapada-dos-veadeiros-go.html
A região centro oeste guarda cenários paradisíacos com praias. Aproveite qualquer oportunidade para conhecer a região.
Importante lembrar que na temporada das chuvas as praias as vezes desaparecem, ficam cobertas de água. Desta forma, a melhor época para visitar esses locais é de julho a outubro.