sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Venda do Zeca - Serra do Cipó





 Sabe aquele tipo de cantinho bom para adultos, bom para crianças, com petisco top (o torresmo entãoooo), cerveja gelada, paisagem mara, ao ar livre ...... esse cantinho fica na Serra do Cipó e chama Venda do Zeca.















Zeca era o pai do Marquinhos e do Carlinhos, que hoje tocam com o lugar com a ajuda do Paulinho. 

Apesar de muitos frequentarem a venda como um bar, lá você encontra típicos produtos de uma venda do interior. Algumas verduras, botinas, chapéus, azeitonas etc


Você pode escolher sentar nos degraus da antiga mercearia, no carro de boi que fica em frente, estender uma kanga no gramado, sentar em tocos sob as árvores ou nas mesas. Curta o lugarrrr















A construção antiga parece mesmo cenário de foto e todo mundo faz um registro por lá. 


Para chegar é super fácil. De Bh para a Serra, logo após o portal da entrada da serra, antes da ponte do rio Cipó, tem uma placa a esquerda da estrada indicando, em uma estrada de terra, a Venda do Zeca. São 100mts de estrada de terra só. 


Para quem vem do centrinho da serra, passando a ponte do rio Cipó vira a primeira a direita na estrada de terra e CHEGOU!








Saindo de uma cachoeira lá é parada obrigatório para curtir o entardecer e relaxar!!!

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Fazenda Parauninha - Serra do Cipó

 A Fazenda Parauninha na Serra do Cipó é um ótimo local para passar o dia, seja com uma turma animada para trilha, seja para relaxar com amigos e família.


O acesso à fazenda é pelo caminho que vai para as Cachoeiras Serra Morena e Caverna. Segue a estrada sentido mirante e continua subindo, como se fosse ao Juquinha. No alto da serra fica a entrada à esquerda, com várias placas indicando pousadas, cachoeiras e balneários. A partir daí o trecho de terra é de uns 5km e sinalizado. 

Ao chegar ao estacionamento pega a pequena balsa para a atravessar o rio. Se não tiver nenhum barqueiro, toque o sino que logo aparece alguém para fazer a travessia no rio. Uma delícia, já vai dando um clima de lazer e aventura. 











Para passar o dia nos atrativos da fazenda é cobrado o valor de 30 reais por pessoa.  31 99289-9976

A vista do rio já é linda e são formadas algumas prainhas. Além disso, na fazenda há caiaques e stand up para aluguel. Há passeios de em média 4km pelo rio (85 reais de caiaque e 120 reais de stand up). 















Por uma trilha de 40 min chega-se à cachoeira e algumas corredeiras (não fiz a trilha desta vez, fica para a próxima). 

Uma outra trilha de 300 mts leva até as piscinas naturais que parecem montadas de forma artificial de tão perfeitas. O jardim em volta das piscinas estava florido, a água transparente e o cenário lembrava filmes de contos de fada. A sensação era a de que uma fadinha e um gnomo iam aparecer a qualquer momento. Fantástico!!!!!!!!! Super vale a pena. 






Além disso na fazenda tem restaurante que serve almoço e bebidas. Comida deliciosa, bem caseira, 25 reais. Há ainda uma área de camping. 




Se estiver pela serra do Cipó, visite a Fazenda Parauninha. 


sexta-feira, 10 de setembro de 2021

2 Locais com Cachoeiras para Crianças - São João Batista do Glória e Tabuleiro

 Minas pode não ter mar, mas tem cachoeiras de maisssss e praias de rio também!!! 

Para quem gosta de curtir a natureza e levar os pequenos, Minas tem muitas opções!!!! Mesmo para aqueles um pouco mais desanimados a fazer uma trilha rsrs 

Alguns pontos são importantes de se considerar ao ir a cachoeiras com criançaçs:

- acesso por carro, tipo de estrada, distância

- acesso a pé, dificuldade da trilha

- opções de hospedagem: com crianças eu prefiro lugares onde eu tenha acesso a uma cozinha, para poder ficar a vontade no local e não depender de restaurantes. Posso fazer os ranguinhos no gosto da família, guardar  na geladeiras iogurtes e frutas, ficar no lugar a noite e fazer um happy hour ali mesmo, podendo deixar a criança descansar no quarto ali do lado. 

Seguem então as sugestões:

1- Tabuleiro (Conceição do Mato Dentro)

A vila de Tabuleiro fica a 18km de terra de Conceição do Mato Dentro. O lugar é delicioso e tem cachoeiras de fácil acesso. 











Eu adoro a Hospedagem Dona Neuza, pois tem poucos quartos e não fica com gente de mais, tem piscina, ducha, área para churrasco e cozinha aberta aos hóspedes. O café da manhã é maravilhoso! 

Dona Neuza (Cristina): 98712-9254 ou 98878-8227

Os quartos são simples, sem TV ou frigobar, mas não faz falta e o preço é bem justo! 

Além disso a hospedagem fica na rua da ponte do rio. Ou seja, facílimo acesso a um ponto de banho.

Há ainda a cachoeira do sossego, a do salto, a do roncador, vários lajeados do rio preto e o poço pari com acesso fácil. Outro ponto interessante, é que várias dessas cachus não cobram, mas a do sossego e do roncador não têm muitas placas de acesso e de a estrada para o roncador é meio ruim. Qualquer dúvida, busque um guia na região. 

Mais info:

http://encantosprair.blogspot.com/2019/02/o-entorno-da-cachoeira-de-tabuleiro.html

http://encantosprair.blogspot.com/2019/02/o-entorno-da-cachoeira-de-tabuleiro.html

http://encantosprair.blogspot.com/2021/04/distrito-de-tabuleiro-cachoeiras-com.html

2-São João Batista do Glória

A pequena São João Batista do Glória tem cantinhos maravilhosos. 

Uma sugestão legal é pegar a estrada que vai para o Retiro Viiking e ir um dia no retiro, um dia no Paraíso Perdido e um dia nas Cachoeiras Pé da Serra. Todos são maravilhosos e com acesso fácil. é necessário pagar taxa de visitação em todos eles. São vários poços, lajeados e cachoeiras. 

Como hospedagem, no Glória há várias pousadas rurais. Algumas mais rústicas com animais e cavalos, outras mais sofisticadas, um pouco mais direcionadas a casais. Quem quiser uma casa na cidade com piscina, indico: 35 98413 5252






Mais info:

http://encantosprair.blogspot.com/2021/05/sao-joao-batista-do-gloria-retiro.html

http://encantosprair.blogspot.com/2016/08/sao-joao-batista-do-gloria-o-paraiso.html


terça-feira, 3 de agosto de 2021

Paisagens Fazenda Monjolos - Serra do Cipó

Logo que se chega ao distrito de Cardeal Mota, onde fica a portaria do Parque Nacional da Serra do Cipó, passa-se sobre a Ponte do Rio Cipó. Os visitantes já ficam doidos com a vista... pois o rio é lindo e pura energia. Dá uma vontade doida de descer até as pedras, dar um mergulho e curtir a natureza. Porém... nenhum pedacinho ali é de acesso livre aos visitantes.









Um problema hoje na Serra do Cipó é que o acesso a várias partes do rio é privado, ou seja, está restrito aos proprietários de casas e pousadas ao longo do curso d'água. Desta forma, em alguns lugares realmente não tem como ir e em outros é necessário pagar por volta de 40 reais para chegar às cachoeiras. 

Já no parque há acesso gratuito ao rio. 

A fazenda Monjolos é um desses lugares privilegiados a beira rio, fica bem ao lado de, ou seja, dá acesso a este bem no comecinho de Cardeal Mota, pertinho da famosa ponto.

A fazenda Monjolos na Serra do Cipó tem paisagens belíssimas. O local é uma pousada e excelente opção para quem quer aproveitar conforto, natureza, descanso e se conectar com o rio cipó!
É possível ouvir a água correndo sem cessar de quase qualquer lugar da pousda.

Página oficial : https://fazendamonjolos.com.br/

Ao se chegar na pousada já temos uma ideia da beleza e do aconchego. O restaurante, as construções, as varandas, é tudo integrado com a natureza, rústico, simples e chique ao mesmo tempo. A pousada tem piscina e toda estrutura de lazer, mas o melhor mesmo é curtir o mirante e a cachoeira de baixo, do rio cipó. Afinal, piscina tem em qualquer lugar não é?

O melhor de tudo é que o acesso é super fácil. 

Perto da entrada já tem início a trilha para o mirante. Toda feita em pedras, boa parte sombreada e sem grandes inclinações, a caminhada leva menos de 10min em ritmo lento, curtindo a paisagem. 
Dá para avistar a ponte da chegada ao distrito, o vale do rio e a cachoeira de baixo. 
Simplesmente lindo!!














Ao lado da piscina há também como avistar o rio, mas devido à mata ciliar não dá para ter uma visão tão nítida. Mesmo assim, vale a pena umas fotinhos...







Sem dúvidas, a melhor parte, é a que permite tomar banho de rio!!!!!
Uma curta trilha, de uns 100 metros com certo declive e alguns degraus, vai da área da piscina ao leito do rio. 
Aí sim a energia é fantástica. 
É possível curtir a cachoeira de baixo, o lajeado do rio e os paredões do seu entorno.