O distrito de Tabuleiro pertence a Conceição do Mato Dentro e guarda um potencial enorme para o ecoturismo.
Alguns pontos turísticos, como a cachoeira de Tabuleiro (maior de Minas e terceira maior do país) são de difícil acesso com idosos e crianças, mas outros são super tranquilos para qualquer idade!
Este post se concentra em pontos turísticos tranquilos para quem vai viajar em família!!
Mais info:
https://encantosprair.blogspot.com/2019/09/tabuleiro-mg-parte-alta-da-terceira.html
http://encantosprair.blogspot.com/2013/07/tabuleiro.html?m=1
http://encantosprair.blogspot.com/2017/03/serra-do-intendente-canyon-do-peixe.html?m=1
http://encantosprair.blogspot.com/2017/03/congonhas-do-norte-desbravando-serra-do.html?m=1
https://encantosprair.blogspot.com/2019/02/o-entorno-da-cachoeira-de-tabuleiro.html?m=1
Um lugar perto da vila e que é tranquilo para passar o dia é a cachoeira do Toninho Cearense. Infelizmente ele faleceu de covid em abril e o local ficará fechado por um tempo. Ele era uma simpatia! Recebia todo mundo bem, contava causo, fazia um churrasquinho, feijão e arroz no fogão a lenha e serve uma salada. O almoço é 15 reais por pessoa. Além disso ele tem várias cachaças curtidas de diferentes formas, cerveja latão e outras bebidas. Ah.. tem até rede para um descanso. (Não é aceito cartão no local).
A trilha até o rio é muito tranquila. Sem muitos morros, sem muito sol e curtinha (5min). É cobrado 10 reais para o acesso ao rio, por pessoa.
A cachoeira é fraquinha no tempo da seca (exatamente quando eu fui) mas mesmo assim é uma delicia! O rio é de uma transparência que impressiona!!!
O rio é tranquilo, tem muitos trechos rasos e dá para a família toda curtir!
O rio da cachoeira encontra com outro mais volumoso e proporciona ótimos poços para banho. Ao por do sol a água e as pedras refletem as cores do céu.
Para chegar no Toninho é muito fácil. Na estrada que vai para a cachoeira de Tabuleiro tem uma encruzilhada com uma placa indicando o caminho para o Toninho. Em seguida tem uma porteira e a placa de acesso ao sítio dele. É só abrir a porteira e estacionar. O último km da estrada é um pouco ruim, mas todo carro passa.
Outro lugar delicioso é a cachoeira do Salto. Para chegar até lá está tudo sinalizado. Deve-se entrar na ruazinha do Rupestre (ótimo restaurante), entrar a esquerda em seguida, de frente à pousada Gameleira, seguir até ponte, passar sobre ela e virar a direita. Sobe um morro, tem um mata burro no alto e começa a descer. Na parte baixa fica uma casinha e a placa indicando o Salto. Tem várias plaquinhas no caminho. Melhor ir de carro, apé fica longe.
A trilha começa margeando a mata pelo lado direito. Basta seguir no plano e na sombra por uns 5 min e chega-se à duchona e pocinho do Salto.
Alguns pontos do poço as pedras são escorregadias e tem que ter cuidado, mas no geral é seguro e gostoso de mais. Por enquanto não é cobrada taxa de visitação.
Na volta é uma boa parar na ponte e nadar, ou no fim de tarde.
Uma paradinha no Buteco da Cici também é uma boa no final da tarde!!!
Outro asseio sensacional é ir até a cachoeira do Sossego. Essa fica um pouco mais longe do distrito, uma meia hora de carro.
Basta pegar a estrada voltando para Conceição e entrar no entroncamento para Rabo de Cavalo. Daí é só seguir todas as placas que indicam a Rabo de Cavalo. Passa por fazendinhas, um bar, uma igrejinha e quando encontrar a placa indicando a Fazenda Velha a esquerda, entra nesta estradinha.
Aí já está pertinho. A fazenda velha é um bar e hospedagem bom de mais. O anfitrião é o Ivan, que organiza o alugue de chalés, a comida (20 reais o almoço) e tem bebidas. Ivan: 31 99805-9521 ou 99657-8786.
Eu sugiro encomendar o almoço com o Ivan antes de ir até cachoeira. Assim na volta a comida já esta no jeito. E ainda dá para jogar uma sinuquinha e tomar ducha curtindo o visual da serra.
A trilha da cachoeira do Sossego fica uns 500mts do Ivan. Seguindo mais a estrada tem a sinalização para o Sossego e para a cachoeira do Altar (linda mas mais longe, 5km de caminhada).
A trilha até o sossego é tranquila, 5min, mas exposta ao sol e na volta é um pouco íngreme.
Mas vale a pena. O lugar é sensacional, o poço seguro, bom de mais!!!
Para hospedagem eu gostei muito da Dona Neusa. Super simpática a família, tudo organizado, wi-fi, café da manhã top, cozinha comunitária para a noite bater um papo e fazer uma comidinha. O preço também é justo e tem piscina e ducha. Só não tem garagem, mas isso é comum em Tabuleiro.
Dona Neusa ou Cris: 31 98712-9254