A pequena cidade de São João Batista do Glória é um delicioso cantinho que apresenta paisagens da represa de Furnas, do Rio Grande e da Serra da Canastra.
Mais info: http://encantosprair.blogspot.com/2016/08/sao-joao-batista-do-gloria-o-paraiso.html
Para chegar ao Glória existem dois acessos principais. Um pelo asfalto, que passa por Passos, pouco vantajoso para quem está na rodovia passando por Capitólio, mas muito bom para quem está indo para o Glória a partir de São Paulo. A desvantagem para quem está indo de BH para o Glória, por exemplo, é que neste caminho dá volta de uns 50km e ainda tem um pedágio de 6,40 reais. O outro caminho é melhor para quem está saindo de Minas, são apenas 15km de terra até a cidade, mas esta estrada não tem muitos morros, nem trechos que cruzam rios ou que ficam muito ruins na época da chuva. É uma boa estrada de terra.
Definido o caminho, é só chegar na cidade e curtir muito!!!!
Neste post irei abordar 3 passeios muito legais e lindos: Retiro Viking, Pé da Serra e Porto do Glória.
O Retiro Viking e o Pé da Serra seguem o mesmo curso de rio, um fica ao lado do outro. Apesar das paisagens serem relativamente parecidas, vale a pena ir aos dois passeios, pois são muitos pontos para banhos, lajeados, cachoeiras, encontro de rios, canions... é fantástico.
Para chegar a ambos tem que voltar do Glória sentido Capitólio (vale a pena encarar os 15km de terra ao invés de dar a volta por Passos). Ao chegar ao asfaltos, me menos de 2km fica a entrada para esses passeios do lado esquerdo da rodovia.
É uma estrada de terra, com condições um pouco ruins (com subidas fortes, trechos estreitos e mais escorregadios) que dá acesso tanto ao Paraíso Perdido (4km), Pé da Serra (7km), Retiro Viking (8,5km) e Vale das Cachoeiras (10km).
Ainda não conheci o Vale das Cachoeiras mas em breve pretendo ir lá! Parece ser lindo e estão investindo lá, fazendo restaurante e área de camping.
O Paraíso Perdido também é maravilhoso, tem um restaurante gostoso e ampla área de camping. A entrada lá custa 40 reais.
As cachoeiras Pé da Serra são fantásticas. O que eu mais gostei. A taxa de visitação custa 25 reais, tem área de camping e chalés para alugar, um bar com salgados, bebidas e almoço. Além disso, lá aceita cartão, o que salva, pois vários lugares só recebem dinheiro.
Obs.: o consumo de bebidas e comidas deve ser feito no bar, não podem ser levados ao rio para serem consumidos lá.
O rio fica bem ao lado do estacionamento e do bar. Então, os mais preguiçosos, famílias com crianças ou pessoas com dificuldade de mobilidade podem ir sem medo.
O acesso ao rio é muito tranquilo e mesmo neste trecho, mais perto do estacionamento, há várias belezas como ofurôs naturais, piscinas no lajeado, pequenas corredeiras... delicioso.
Descendo o rio, os mais animados vão encontrando vários lugares lindos, quedas d'água, cânions, poços para banhos, áreas com várias pedras formando paisagens bem diferentes. Vale a pena ir seguindo o rio. Essa caminhada nem cansa, porque toda hora tem um lugar para nadar ou tirar fotos.
Outro ponto positivo é que mesmo se o lugar estiver cheio, dá para curtir numa boa pois o espaço é bem amplo. O ideal é ir curtir o dia todo, com calma, aproveitando ao máximo.
O Retiro Viking fica logo acima do Pé da Serra e também é sensacional. Lá não aceita cartão nem tem estrutura para lanche, mas o preço é mais acessível, 15 reais.
Para quem tem dificuldade de andar, famílias e preguiçosos o lugar também tem acesso tranquilo. Dá para ir de carro até a beira da cachoeira Pequena Sereia e quem quiser, vai desbravando o rio, descendo para outras cachoeiras, pontos onde encontram dois rios formando múltiplas cascatas.
São vários os pontos para banho e com isso não fica muita muvuca, o pessoal fica espalhado pelo rio.
Ao longo da estrada dentro do Retiro Viking há uns três pontos de paradas que dão acesso a mirantes, cachoeiras, poços e lajeados. Assim, também dá para curtir o local ao longo de um dia inteiro!
Quem quiser dividir esses passeios em dois dias, dá para ir um dia no Vale das Cachoeiras e no Paraíso Perdido, deixando para almoçar neste segundo lugar. E em outro dia ir ao Pé da Serra e ao Retiro Viking.
Quem não quer comer nas cachoeiras e quer ir a um restaurante legal, no Glória há várias opções urbanas e rurais. Na cidade tem um lugar que serve uma comida mineira muito boa na praça do mercado do Godinho.
Perto da área urbana (uns 4km de terra em bom estado) tem o restaurante Cantinho de Minas - Bar do Barão. O lugar é muito legal, ao ar livre, serve petiscos variados e refeições. Duas boas sugestões do cardápio são a carne de lata e a traíra.
Várias pousadas rurais tem pensão completa e servem almoço a visitantes, tudo no fogão a lenha, farto, no clima da roça.
Quem quiser unir uma linda vista, comida boa e ainda nadar no rio Grande pode ir ao Restaurante e Pousada Porto do Glória, 3,6km de estrada asfaltada de São João Batista do Glória (sentido Passos).
Fomos muito bem atendidos no restaurante, a comida estava deliciosa e ainda curtimos a vista do rio. Estava chovendo, mas o rio estava baixo e fazia calor, com isso alguns animados aproveitaram para nadar. Sugiro experimentar o bolinho de mandioca com costela e queijo.
Como opção de hospedagem, desta vez escolhi (e não me arrependi, pelo contrário, amei) a casa Cantinho do Glória. A recepção da família da Isabella é sensacional, com direito a kit de presente com queijo canastra, doce de leite em pedaços, cachaça e chaveiros personalizados.
A casa fica bem no centro, perto de mercado, açougue, bar, sorveteria, etc. São 3 quartos amplos (um com 1 cama de casal, outro com 1 cama de casal e um beliche, o terceiro quarto tem 1 cama de casal e duas camas de solteiro), uma suíte (com cama de casal e dois beliches) e um banheiro social. Todos os quartos tem ventilador, roupa de cama e banho. Uma sala com TV, wifi e Tv a cabo, conjugada com uma cozinha pequena mas totalmente equipada, área de lavar roupa, produtos de limpeza, área de churrasco grande com fogão lenha, banheiro externo, ducha e piscina.
A estadia foi ótima, sem qualquer problema e bem confortável. Chegar em casa da cachoeira, fazer um churrasquinho e curtir a piscina... bom de mais da conta!!!
Contato da Isabella: 35 98413-5252
Não deixe de conhecer e se esbaldar em mais este cantinho mineiro.
OBS IMPORTANTE:
Na região acontece muito o fenômeno da cabeça d'água, que é quando chove na cabeceira do rio e faz com que o volume de água suba muito rápido ao longo de todo o seu curso, mesmo em locais com aparente tempo de sol e céu limpo. Por este motivo, a qualquer sinal de chuva no entorno, sai da água e vá a um local seguro. Se surgirem muitas folhas e galhos na água, se esta ficar turva com mais espuma e volumosa, vá embora com urgência. Siga as recomendações de guias e dos proprietários das áreas visitadas.