terça-feira, 3 de agosto de 2021

Paisagens Fazenda Monjolos - Serra do Cipó

Logo que se chega ao distrito de Cardeal Mota, onde fica a portaria do Parque Nacional da Serra do Cipó, passa-se sobre a Ponte do Rio Cipó. Os visitantes já ficam doidos com a vista... pois o rio é lindo e pura energia. Dá uma vontade doida de descer até as pedras, dar um mergulho e curtir a natureza. Porém... nenhum pedacinho ali é de acesso livre aos visitantes.









Um problema hoje na Serra do Cipó é que o acesso a várias partes do rio é privado, ou seja, está restrito aos proprietários de casas e pousadas ao longo do curso d'água. Desta forma, em alguns lugares realmente não tem como ir e em outros é necessário pagar por volta de 40 reais para chegar às cachoeiras. 

Já no parque há acesso gratuito ao rio. 

A fazenda Monjolos é um desses lugares privilegiados a beira rio, fica bem ao lado de, ou seja, dá acesso a este bem no comecinho de Cardeal Mota, pertinho da famosa ponto.

A fazenda Monjolos na Serra do Cipó tem paisagens belíssimas. O local é uma pousada e excelente opção para quem quer aproveitar conforto, natureza, descanso e se conectar com o rio cipó!
É possível ouvir a água correndo sem cessar de quase qualquer lugar da pousda.

Página oficial : https://fazendamonjolos.com.br/

Ao se chegar na pousada já temos uma ideia da beleza e do aconchego. O restaurante, as construções, as varandas, é tudo integrado com a natureza, rústico, simples e chique ao mesmo tempo. A pousada tem piscina e toda estrutura de lazer, mas o melhor mesmo é curtir o mirante e a cachoeira de baixo, do rio cipó. Afinal, piscina tem em qualquer lugar não é?

O melhor de tudo é que o acesso é super fácil. 

Perto da entrada já tem início a trilha para o mirante. Toda feita em pedras, boa parte sombreada e sem grandes inclinações, a caminhada leva menos de 10min em ritmo lento, curtindo a paisagem. 
Dá para avistar a ponte da chegada ao distrito, o vale do rio e a cachoeira de baixo. 
Simplesmente lindo!!














Ao lado da piscina há também como avistar o rio, mas devido à mata ciliar não dá para ter uma visão tão nítida. Mesmo assim, vale a pena umas fotinhos...







Sem dúvidas, a melhor parte, é a que permite tomar banho de rio!!!!!
Uma curta trilha, de uns 100 metros com certo declive e alguns degraus, vai da área da piscina ao leito do rio. 
Aí sim a energia é fantástica. 
É possível curtir a cachoeira de baixo, o lajeado do rio e os paredões do seu entorno.