segunda-feira, 6 de junho de 2022

Cachoeira Grande e Cachoeira da Caverna com crianças

 A Serra do Cipó é um lugar magico, encantador e com vários rolês que dão para levar crianças.

Dois desses roteiros que permitem que famílias e crianças se divirtam são a Cachoeira Grande e a Cachoeira da Caverna. 





A Cachoeira Grande fica bem na entrada da serra, na beira do asfalto. Logo que passa a ponte sobre o rio Cipó, a entrada da cachoeira está à sua direita, em frente ao Celeiro Caipira (bar e restaurante muito gostoso inclusive). 

A entrada na cachoeira é carinha... 50 reais por pessoa, mas a estrututra do local está muito boa. cm banheiros, proibição de levar bebidas alcoólicas e de caixa de música, trilhas largas e sombreadas, placas de sinalização, bancos para descanso.

São vários os pontos para banho no Rio Cipó pela entrada da Cachoeira Grande. Logo no início da trilha que tem um total de 900m até a cachoeira grande, fica o acesso à cachoeira do Tomé. Nesta tem um lajeado na parte alta e pequenas quedas ao longo do rio que possibilitam duchas refrescantes. 

Em seguida fica o acesso a um poço e a um outro Lajeado, maior, mais raso e com águas mais calmas, tranquilo para curtir com crianças. 

O ponto final da trilha é a cachoeira grande, exuberante! Ela não é alta, mas é larga, formando um salto lindo. Este local com crianças é um pouco mais desafiador, porque tem muitas pedras, trechos mais fundos, correnteza, mas vale a visita para fotos. 








A Cachoeira da Caverna tem um visual bem diferente da cachoeira grande, é mais alta, com poço esverdeado e água muito transparente, enquanto o rio Cipó é cor de coca cola. 

A chegada na cachoeira da caverna é mais complicada, porque fica longe do centrinho do Cipó e tem um trecho de estrada de terra. Deve-se subir a serra sentido Juquinha e entrar a esquerda no entroncamento que indica a cachoeira da Serra Morena e o Balneário Serras Azuis. 

No caminho passa-se por outros lugares legais para serem visitados: o Balneário Fazenda Parauninha, o Balneário Serras Azuis, a cachoeira Serra Morena e outros pontos de acesso a rios. 

O último lugar é o camping e cachoeira da Caverna. É cobrada taxa de visitação de 30 reais. A trilha não é tão bem feita como a da cachoeira grande, tem alguns pedaços mais complicados, mas não são nem 900m até o último ponto para banho, o Rio Parauninha. 

Logo de cara fica o acesso à parte alta da cachoeira, não recomendado para nadar com crianças. Tem algumas baanheiras naturais gostosas para ficar,  mas com correnteza e no alto, meio perigoso. 

Na parte da cachoeira, perto da queda d'água, é raso, mas o poço é fundo. Não tem correnteza, é tranquilo. As pedras para chegar até lá que são íngremes de mais e aí tem que ter cuidado. 

O melhor lugar com crianças pequenas é a cachoeirinha, pequenas quedas d'água formadas pelo rio da cachoeira na parte final da trilha. A água é muito transparente, fica mais quente, é raso e sem pedras grandes no fundo. São como piscinas naturais com duchas. 















Logo em seguida a essas piscinas fica o Rio Parauninha, com uma paisagem linda entre as pedras. 

Na volta vale a pena almoçar no Balneário Serras Azuis que tembém tem piscinas naturais e acesso a rio.