Sempre ouvi falar maravilhas das praias de Ubatuba, então aproveitei que estava no Sul de Minas e havia uma previsão de sol e corri lá para conhecer. Pena que o sol durou apenas dois dias rsrs a fama de UbaChuva logo se estabeleceu rs
Ainda assim deu para conhecer dois cantinhos sensacionais! A praia de Itamambuca e a ilha de Prumirim.
Como eu fui meio de última hora, não tinha reservado nenhuma pousada. Eu queria um lugar tranquilo, com praia tranquila e sem ser no centro. Então passei direto pela cidade onde as praias estavam mais cheias e fui sentido norte. O trânsito para o sul estava mais complicado o que me desanimou.
Na internet vi maravilhas da praia São Félix mas não consegui chegar nela. As ruazinhas de acesso super cheias e estreitas. As poucas pousadas próximas lotadas, exceto kitnets para aluguel, mas eu não estava preparada com roupa de cama e banho, não haviam mercados próximos e então preferi ver outras opções.
Seguimos até a praia ao lado, Itamambuca. No entorno desta o acesso pelas ruas é melhor, vias mais largas, várias opções de comércio como mercados, padaria, restaurantes e muitas pousadas também.
A praia
em si não é a mais linda, mas é bonita sim! Cercada de verde, faixa de
areia bem extensa e clara, sem muvuca e com ondas. Não há bares com
grandes estruturas, apenas barracas com bebidas e alguns ambulantes.
Fiquei na Pousada Pedra Porosa, boa, quarto grande, rústica, café da manha completo, piscina, ducha. Não muito perto da praia, mas perto de comércios e custo benefício que vale a pena. Contato 12 97404-9147
No dia seguinte fomos até Itagua fazer um passeio de barco. Fizemos de escuna ao invés de lancha e no fim nos arrependemos. Perde-se muito mais tempo no barco, pois é lento, para em menos lugares e balança de mais. Muitas pessoas se sentiram mal com o balanço. Mas foi lindo do mesmo jeito!
O ponto alto é a Ilha de Prumirim. Bem rústica, com barracas que servem petiscos, alguns ambulantes, área grande de areia sombreada com árvores. Água azul e praia sem ondas. Perfeito!
Os passeios saem todos de Itagua. Há diferentes roteiros e muitas opções. Vale muito a pena.
Agora é esperar nova folga e dias de sol para desbravar mais as praias de Ubatuba.