segunda-feira, 18 de novembro de 2013

BIRI BIRI - Diamantina MG

Biri Biri  (buraco fundo) era uma vila de uma fábrica têxtil, localizada a 11 km de Diamantina em estrada de terra, o trajeto dura em média 40 min e é encantador. Paredões de pedra e uma cachoeira são as atrações do caminho.


A fabrica do Biribiri foi inaugurada em 1877 e empregava, na maioria, mulheres pobres do Vale do Jequitinhonha. No ano 1950 chegou a ter 1200 habitantes, escola, consultório odontológico e mercado. Uma linda  igreja também - Sagrado Coração de Jesus - está no local e foi construída com o dinheiro arrecadado pelos moradores por meio do garimpo feito nas horas vagas. Um relógio na torre da igreja foi doado pela família real. O túmulo do politica Joaquim Felício dos Santos fica na Vila. Havia toque para acordar e se recolher. O relevo do local permitia que a queda da cachoeira que fica ao lado da vila gerasse energia.




Não circulam carros pela Vila. Os visitantes devem estacionar próximo a igreja e circular a pé, o que não é problema, pois a vila e pequena. São várias casas no entorno de um gramado e arvores. Há um salão de festas e um bar. Um caseiro com sua família e um cão guardam o lugar.
A vila já foi cenário de filmes e festas (casamentos) devido a sua beleza singular.




As casas da vila podem ser alugadas para temporada ou pode haver uma visita de apenas um dia, regada a cerveja gelada em uma canga de baixo de uma árvore, comida mineira, banho de ducha, rio ou cachoeira. Ahh.... boa prosa também sobra no local, onde e impossível ir sem voltar com novos amigos.


As casas têm estrutura razoável, bem simples. Tem uma maior que era dos funcionários de cargos mais altos da fábrica, outras boas com três quartos e algumas menores de dois quartos. Todas as casas têm cozinha, sala e banheiro. A cozinha conta com fogão, gás e geladeira, mas o visitante tem que levar talheres, panelas e etc. Como não ha um mercado na vila, mas apenas um restaurante, leve o que for precisar.

 Biribiri foi reconhecida pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) que tombou, em 1998, o conjunto arquitetônico. Hoje ha o Parque Estadual do Biri Biri.



As paisagens da vila são encantadoras. Assim que se chega na entrada, há a vista da cachoeira fica ao lado da fábrica. Em seguida temos o rio com praias atrás das casas e se você segue a rua da parte da alta da vila, atrás da casa grande, são encontrados vários poços pra banho, com lugares com hidromassagem natural e praias de areia branca. 


A cachoeira dos Cristais, 1 km da Vila que pode ser feito a pé ou com um trecho de carro, e outro atrativo maravilhoso! 



Conhecer Biri Biri é uma experiência incrível. 

Como sugestão de roteiro, é delicioso conhecer Diamantina na Vesperata ou no Festival de Inverno e passar uns dias ou ir passear em Biri Biri. 
Para os mais animados, passar um carnaval hospedado em Biri Biri e ir algumas vezes a Diamantina também é ótimo, bem como ir ao Parque do Rio Preto e a Conselheiro Mata, ver a  praia do Telésforo.

https://encantosprair.blogspot.com/2019/10/entre-serro-e-diamantina-mg.html

Contato em Biri Biri: Informações e Reservas: Edvaldo (Diamantina, MG) 
Celular (38) 8814-0636 Fixo (38) 3531-1065
E-mail:biribiri@estamparia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário