A Vila de Itaúnas fica no Espírito Santo, no município de Conceição da Barra, próximo da divisa com Bahia. São 25 km de estrada de terra em bom estado de conservação até a Vila, mas na época da chuva é bom procurar informações sobre o acesso.
A Vila ficava na beira da praia, mas entre os anos 50 e 70, 30 metros de altura de montanhas de areia cobriram as casas, pontos comerciais e a igreja, fazendo com que nova vila fosse construída na beira do rio, mais distante do mar. É comum na movimentação da areia no Espírito Santo. O que mudou e fez com que a areia se acumulasse onde estavam as casas foi a remoção da mata nativa da região.
Hoje, ao caminhar sobre alguns pontos das dunas é possível encontrar cacos de telhas e objetos que eram das antigas residências.
Em 1991 foi criado um Parque Estadual na região que protege o ecossistema local, inclusive uma instalação do Projeto Tamar.
O problema da mudança da Vila é que para se chegar à praia é necessário caminhar, sob o sol quente!
Até um certo ponto o carro chega, mas é difícil estacionar. Depois de deixar o carro é preciso subir as dunas, atravessá-las, com chinelo para não queimar os pés.
Não se preocupe que tanto esforço não é em vão, a vista do alto das dunas é maravilhosa! O mar tem tons de azul lindos!!!!
O problema da mudança da Vila é que para se chegar à praia é necessário caminhar, sob o sol quente!
Até um certo ponto o carro chega, mas é difícil estacionar. Depois de deixar o carro é preciso subir as dunas, atravessá-las, com chinelo para não queimar os pés.
Não se preocupe que tanto esforço não é em vão, a vista do alto das dunas é maravilhosa! O mar tem tons de azul lindos!!!!
Na Vila a grande atração é o forró, que ocorre todas as noite no Bar do Forró ou no Buraco do Tatu. Outros locais também promovem forrós na parte da tarde ou início da noite. Depois do forro que atravessa as madrugadas... a música acompanha os forrozeiros na padaria. Músicos já conhecidos e outros que estão iniciando a carreira fazem 'arrumadinhos' até lá pra hora do almoço.
No ano novo, a virada é aguardada nas dunas, mas a festa mais tradicional é o Festival Nacional de Forró de Itaúnas, FENFIT. O festival acontece sempre na segunda quinzena de julho e dura uma semana. Bandas de todo o país inscrevem músicas e todas as noites algumas se apresentam, sendo que as apresentações são encerradas com alguma grande atração! É feito um cd com as músicas dos finalistas.
Além do forró, ritmos como samba e reggae animam o pessoal!
Vários restaurantes oferecem música ao vivo e deliciosos pratos típicos, de sobremesas e refeições de dar água na boca!
A melhor parte de ir pra Itaúnas é conhecer gente nova! E pode ficar tranquilo...você irá rever essas pessoas, seja voltando pra Itaúnas ou em outros eventos e locais do circuito do forró! Na vila de Caraíva, Rootstock, Minas Roots, Machuca Roots, Nata Forrozeira, etc...
Ir pra Dunas de excursão é uma boa pedida, pois o preço é ótimo (normalmente o turismo em Dunas não é caro e oferece pousadas e restaurantes pra todos os gostos, do mais requintado ao mais simples).
Vale a pena reservar com antecedência e comprar passaportes pro forró, pois a entrada tem ficado cada ano mais cara.
De Belo Horizonte as excursões mais famosas são a do Glauber e Alexandre (Projeto Pé na Areia) (http://www.viajeparaitaunas.com.br/) e do Silvio (Silvio Tur) (http://silviotur.com/). Eu sempre fui com o Glauber, mas vários amigos vão com o Silvio.
Saem excursões de diversas partes do país!
As excursões oferecem pacote completo com passaporte pro forró, almoço e café da manhã, mais um churrasco com música, bebida e comida liberados realizado em alguma pousada.
Além do benefício do preço, as excursões são uma boa forma de conhecer muita gente!!!!
Um passeio legal pra quem quer conhecer a região é ir até o Riacho Doce, que fica na divisa do Espírito Santo com a Bahia, além de ver o Projeto Tamar.
Dunas de Itaúnas é um lugar fantástico, não perca a oportunidade de se encantar por esse local, onde a animação do forró e a tranquilidade de uma vila de pescador formam uma parceria perfeita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário