A vila é conhecida pelo forró, celebrado principalmente durante o Festival Nacional de Forro - FENFIT.
Normalmente as pessoas vão pra lá virar as noites dançando no Bar do Forró ou no Buraco do Tatu e emendam as manhãs no forró da padaria que costuma 'varar' também as tardes.
Com tanto baile, muitas vezes as pessoas não curtem a praia, que é linda mas longe da Vila. Antes Itaúnas ficava a beira mar, mas quando a areia começou a tomar as casas, teve que ser reconstruída mais distante.
Assim, para se alcançar as ondas é necessário atravessar a ponte do rio e andar em torno de um km até a beira das dunas. Esse percurso pode ser feito a pé ou de carro e a vista compensa...
Depois da estrada, é necessário subir as dunas...atravessá-las e caminhar até alguma das barracas. A que costuma ficar a moçada do forró chama Tartaruga e costuma ficar mais cheias. As demais oferecem mais sossego. Esse trajeto só pode ser feito a pé, então capriche no protetor solar.
Nas dunas, pela manhã o nascer do sol é incrível, no entardecer, o pôr do sol é outra maravilha que colore as areia de tons rosados e marca o contorno da vegetação que cerca o rio.
Para que, quer fazer um percurso diferente, há uma trilha a esquerda da ponte que também vai até a praia.
Além da praia da Dunas, há também outras praias. Já fui há Itaúnas várias vezes, mas embalada no forró nunca aproveitei pra conhecer a região, até esta primeira oportunidade.
Como fui de carro, foi mais fácil, mas é possível ir com passeios que partem de Dunas e até mesmo pernoitar.
O local escolhido foi o Riacho Doce, distante 12km pela praia e 14km de carro. Várias pessoas optam por ir caminhando.
No Riacho a paisagem é linda. Existem estacionamentos há 5 reais e dois bares na beira do encontro do riacho com o mar. É possível nadar na água doce e na salgada, sendo que há até uma cascatinha que faz uma hidromassagem.
Os dois bares são simples. Oferecem porções, cerveja em lata e têm uma estrutura engraçada de banheiro..... mas melhor que nada. Existem redes para descanso e algumas mesinhas ficam colocadas na água, para que as pessoas fiquem com os pés no rio. É uma delícia.
Pra quem quer uma refeição no capricho e se hospedar no Riacho Doce a melhor opção é o Celsão. Seu restaurante e sua pousada ficam há apenas 800m da praia em local muito tranquilo. A refeição custa 25 reais por pessoa e é muito farta. Tem até carne de carneiro, peixes, enorme variedade. A simpatia de Celsão também é contagiante. Ele recebe todos os turistas que chegam.
A pousada é composta por chalés com ar condicionado e é servido café da manhã. O custo é de 45 reais por pessoa.
Fiquei muito tentada a ficar por lá e com certeza vou agendar uma oportunidade para fazer isso.
Contato do Celsão: 27 9951 9834
O Riacho Doce marca a divisa do Espírito Santo com a Bahia, então, por que não se encantar estando em dois lugares ao mesmo tempo?
Visite o Riacho Doce e as outras praias do seu entorno, como Jesuel, Costa Dourada, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário