segunda-feira, 6 de abril de 2015

A VOLTA DOS 80 - ITAMONTE MG

Itamonte é uma pequena cidade do sul de Minas ... porém repleta de atrativos naturais!!!
423 km de BH/ 236 km do Rio/ 270 km de SP

info da cidade e pousadas:
http://www.itamonte.mg.gov.br/
http://www.itamonte.net/portal/

http://www.icmbio.gov.br/parnaitatiaia/





O acesso para a parte alta do Parque do Itatiaia (Garganta do Registro) é feito por Itamonte, bem onde encontra a divisa entre os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.  Na parte alta ficam o Pico das Agulhas Negras, as Prateleiras e algumas cachoeiras e trilhas maravilhosas.
Como eu tinha apenas um dia, optei por fazer a Volta dos 80 e não subir até o parque.
A Volta dos 80 é uma trilha/estrada que atravessa a Mantiqueira pelo parque do Itatiaia. O trajeto tem aproximadamente 80km, sendo 40 de terra e 40 em asfalto e calçamento.

Comecei o trajeto saindo de Itanhandu, cidade onde tenho parentes e meu padrasto tem uma pousada maravilhosa, a Serra que Chora. De lá até Itamonte são aproximadamente 12km.
A estrada é muito sinuosa, sem acostamento e pede atenção.

Após atravessar a área urbana de Itamonte. na mesma rodovia, segue-se mais ou menos 20km (esses 20km já são contabilizados na volta dos 80 km) até a entrada do Parque, à direita no sentido RJ. Percebe-se que há alguma coisa no local mesmo sem ver as placas de sinalização, pois na entrada do parque ficam lojinhas e lanchonetes que vendem artesanato, trutas, queijos, defumados, tudo uma delícia. No caminho você encontra truticultura, pousadas, restaurantes, pesque pague, passeios de ecoturismo. 

 
Assim que começa a estrada já possível perceber que ela pede atenção e passar por esta na época de chuvas com carro baixo e sem 4x4 deve ser bem difícil, pois no tempo seco com 4x4 já é um desafio rsrs. Começando o trajeto pela entrada do Parque a maior parte do caminho é descida, o que deixa mais tranquila a passagem. Alguns trechos são calçados.
 





No caminho existem várias pousadas muito charmosas, povoados, pinheiros, araucárias, animais silvestres, paisagens encantadoras. No começo da estrada estamos acima das nuvens!!!! 


Após entrar na estrada que dá acesso ao parque, siga mais ou menos 8km até o primeiro entroncamento e vire  a esquerda. Você passará pela pousada dos Lobos e outras casinhas muito fofas (têm vários terrenos a venda e imóveis para alugar).








 Siga sempre as placas que indicam Itamonte e Fragária.
Após mais ou menos 20km chega-se até a cachoeira da Fragárias. Assim que atravessar o povoado de mesmo nome já fique a atento à direita da estrada que avistará a cachoeira de 130mts. A paisagem é incrível.
                                   









Chegar em baixo da cachoeira que não é nada fácil. Não há uma trilha, assim tem que desbravar mesmo. Encontramos um casal que nos acompanhou na aventura. A descida é super íngreme (descemos a partir da estrada principal mesmo), subir depois então..... Ainda assim, a pior parte é na mata, já perto da cachoeira. A umidade do solo é alta o que o deixa escorregadio. Escalamos entre raízes e bambus! Uma aventura e tanto!!!! Valeu a pena. Na cachoeira faz um pouco de frio e é muito escorregadio até o poço principal, mas as corredeiras já são excelentes!!!!

 
 
  Assim que subimos fomos de carro mais 5km e chegamos a um povoado onde fica o Restaurante do Sabor (em frente a um campo de futebol, na beira da estrada). Lá você pode pedir refeição (20 reais por pessoa com truta, arroz, feijão, purê e salada) ou porções (linguiça, truta, carnes, batata...) e bebidas (cerveja 7 reais). A comida estava maravilhosa. No restaurante ficamos sabendo que na pousada Cachoeira de Pedra, no povoado da Fragária, tem mais pontos pra banho.

Após o almoço seguimos na estrada, passamos por um pesque e pague com bar (Serra do Papagaio, 32 km na estrada de terra). Essa última parte da estrada de terra está em melhor estado de conservação e a parte calçada é menos sinuosa e movimentada. Assim, se o intuito for apenas de ir na cachoeira, melhor começar por esse caminho, pegando em Itamonte o acesso para Alagoa (estrada calçada), seguir 18km e entrar na estrada de terra a direita.

Ao terminar a estrada de terra, para ir para Itamonte basta seguir mais 18km na estrada calçada a esquerda. Pra quem quer se deliciar com outras paisagens, vire a direita e siga até Alagoa e depois Aiuruoca (estrada de terra bem conservada).

2 comentários:

  1. Esive em Itamonte por 04 vezes e em cada uma delas procurei conhecer algum poto turístico. Não tive tempo de ir ao castelo de pedra. Mas agora q conheço o proprietário ficou mais fácil de ir até la. Aguardo para a próxima vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, a região é muito linda. em Itanhandu da para conhecer o alto do rio verde, pegando a estrada para os jardins (estradinha a direita sentido pouso alto, logo após o trevo onde tem um posto de gasolina em itanhandu). tem as corredeiras da cachoeira do vo delfim e outros pontos legais.

      Excluir