Em um feriado sem muitas opções, porque decidi viajar em cima da hora, me deparei com a oportunidade de conhecer a região. Me hospedei em Buenópolis e comecei a desbravar.
Hotel Pousada Pimenta. Ventilado, ducha maravilhosa, tv, frigobar, café maravilhoso e a simpatia da família da Marta Pimenta. 38 3756 1254.
Uma decepção foi saber que não estava dando pra conhecer o Parque da Serra do Cabral, mas aí fui descobrindo outros lugares.
Comecei indo a Curimataí. Muito delicioso lugar, conforme o post abaixo.
http://encantosprair.blogspot.com.br/2015/10/curimatai-buenopolis-e-um-cantinho-no.html
Depois resolvi ir a Joaquim Felício, 14km de distância sentido Montes Claros. A cidadezinha quase parece de boneca, com casinhas pequenas e coloridas. Uma simpatia!
A cidade conta com alguns barzinhos simples e pousadas, mas a atração mesmo é a cachoeira, que fica quase dentro da área urbana. Não tem nem trilha. Um bar oferece petiscos, duchas e cervejas. Apesar de um pouco desorganizado, estava tudo gostoso. A cachoeira estava com pouca água devido a seca, mas foram feitas duas piscinas que acumulam a água ainda corrente da cachoeira e fazem a alegria da moçada no calor (não é cobrada taxa de visitação, paga o que consumir no bar).
Saindo de Joaquim Felício resolvi conhecer a Vila de Santa Bárbara, onde há um resort e uma cachoeira (que não fica no resort). Dizem que o resort é ótimo e a vila linda, bem como a cachoeira. Infelizmente eu não pude conhecer, pois acreditem se quiser, a Vila é FECHADA e é proibido o acesso de não hóspedes. Um completo absurdo!!! Nem a cachoeira, a igreja, nada pode ser visitado. Conversando com pessoas da cidade, todos disseram que são excluídos de lá!!! Então EU NÂO RECOMENDO. A vila pertence ao município de Augusto de Lima, localizado há 41 km sentido BH saindo de Joaquim Felício.
Em Augusto de Lima há várias cachoeiras, mas são todas em fazendas e sem sinalização. Sendo assim, é indispensável ir com alguém da região. O contato que consegui foi o do Israel, tio da Bárbara. Ela liga pro tio e o chama para o passeio, mas no dia não consegui e ficou aí mais um programa e um motivo pra voltar.
Bárbara da Barrada do Julio 38 99936 3036. Ela chama o tio que conhece todas as cachoeiras e leva o pessoal.
consegui ir ao Rio da Prata, mas tava lotado!!! Foi bom pra conhecer só. Pra chegar basta entrar na avenida principal (atrás da Barraca do Julio) e seguir até o fim, depois virar a direita, atravessar o trilho do trem e seguir 8km na estrada de terra (sempre na principal, ate uma encruzilhada com umas fazendinhas, nesse ponto não vire a esquerda, entre nas fazendinhas e chegou!).
Uma barraquinha vende cerveja, mas segundo o dono, já estão construindo um bar com ducha, banheiros, e que servirá refeições.
Enfim, muitos lugares e muitos motivos pra voltar!!!!!