quinta-feira, 2 de março de 2017

Serra do Intendente: Canyon do Peixe Tolo e Cachoeira Rabo de Cavalo


Conceição do Mato Dentro é um dos municípios mineiros mais ricos em opções de eco turismo. Além das atrações perto da cidade, os povoados também guardam maravilhas, como o de Itacolomi, porta de entrada para a Serra do Intendente.


Quem opta por ir por Tabuleiro, também é uma boa opção, inclusive para hospedagem, pois lá existem pontos para banho bem próximos, bar, restaurante e pousadas. Em Itacolomi não encontrei um lugar para hospedagem.
Tabuleiro e pastel de angu no Bar da Cici:
 

 






Veja também os posts:
http://encantosprair.blogspot.com.br/2013/07/tabuleiro.html
http://encantosprair.blogspot.com.br/2013/08/conceicao-do-mato-dentro.html



A vista da serra da estrada é magnânima! De longe dá para identificar o Canyon do Peixe Tolo e o alto da Rabo de Cavalo. A estrada de terra costuma estar em bom estado.
No caminho tem placas indicando a Cachoeira do Sossego, alguns restaurantes, tem também a cachoeira do Altar que não é sinalizada. Em uma encruzilhada ficam as placas indicando a esquerda a Rabo de Cavalo e em frente o Canyon.



A Rabo de Cavalo está bem preparada para receber turistas. No seu poço tem salva vidas, na entrada cadastram e orientam os turistas e a trilha está toda reformada com pontes e escadas facilitando o acesso. A caminhada dura 25 minutos e passa duas vezes por riozinho. O grau de dificuldade é fácil.


 






Como o entorno do Parque ainda não passou uma regularização fundiária, do início da trilha para frente é propriedade particular e o dono cobra para deixar o carro ali (R$10,00). Se não quiser pagar, basta deixar o carro antes da porteira do dono e caminha um pouquinho mais. Também é possível acampar na frente da casa desse senhor e ele costuma vender bebidas, caldo de cana, sanduíche natural e doce de manga, tudo bem gostoso.

O poço da cachoeira é bem profundo, mas cheio de pedras e por isso os salva vidas não autorizam que as pessoas pulem. Além do poço da queda da cachoeira, o curso do rio forma outros locais bons para banho. A paisagem é estarrecedora! Na parte alta da cachoeira são formadas várias quedas pequenas que se juntam formando a imponente Rabo de Cavalo, com aproximadamente 200mts de altura!

 

 

 

 














Depois de ir na Rabo de Cavalo, se sair cedo e tiver bastante pique, da para ir também no Canyon do Peixe Tolo.
Voltando ao entroncamento que levou à Rabo de Cavalo, basta seguir 1,5km a frente a entra a esquerda. Logo avista-se o bar do Seu Geraldo, onde é possível alugar um quarto simples, jogar sinuca, beber e comer do bom e do melhor. A refeição custa R$15,00 e é no capricho!
O bar fica ao lado de um riozinho com algumas prainhas. A trilha começa ali para quem está com carro baixo. Quem vai com carro alto e com tração 4x4 dá para seguir mais a frente, mas antes peça autorização ao Seu Geraldo.



A partir do bar tem que atravessar o riozinho e seguir até a porteira de madeira. Após a porteira tem placas indicando o Canyon. De carro a caminhada dura meia hora (para quem tem prática em subir rio e pedras). Indo a pé desde o bar, caminha-se por aproximadamente uma hora. Na estrada, depois da porteira, tem algumas casas do lado esquerdo e a trilha começa logo no fim da estradinha, no meio da mata.
No início do caminho, na mata, tem um poço em um lajeado. O lugar é muito bom para refrescar na volta.




 


A trilha tem alguns lugares complicados de passar em razão da umidade (na época de chuva são formadas algumas cascatinhas na trilha, deixando-a bem escorregadia) e do trecho que sobe o rio por pedras.
Para facilitar a localização da trilha na mata quando está voltando do Canyon, basta marcar como referência uma cachoeirinha que se forma do lado esquerdo da trilha, em um paredão de pedra.









O Canyon tem paredões bem altos e a cachoeira fica ao fundo, um pouco fina, mas deslumbrante. O poço é grande e proporciona um bom banho.
A paisagem chama atenção pela exuberância dos paredões, as pedras, a vegetação e a água.




Conhecer a Serra do Intendente em um único dia é cansativo e corrido, mas um roteiro pela região deve incluir ao menos uma visita à Rabo de Cavalo, cujo acesso é fácil. Para os animados, tirar o Canyon do Peixe Tolo do roteiro... é um desperdício. Aproveite e reserve dois dias para curtir ao máximo essas atrações da natureza!

Mais sobre a região:
https://encantosprair.blogspot.com/2019/02/o-entorno-da-cachoeira-de-tabuleiro.html?m=1

http://encantosprair.blogspot.com/2013/07/tabuleiro.html?m=1

http://encantosprair.blogspot.com/2017/03/congonhas-do-norte-desbravando-serra-do.html?m=1

2 comentários:

  1. O Cânion do Peixe Tolo é um lugar mágico mesmo. Muito bem preservado.Conheço desde 2003. E continua maravilhoso. A região no entorno como um todo, completa a exuberante paisagem. Aderbal Gomes de Betim-MG

    ResponderExcluir