A região é marcada pela presença de grutas, sendo que duas são facilmente visitadas no município.
Atualmente há uma linda igreja na frente da gruta com imagens enormes da santa. A gruta fica toda enfeitada com flores, velas e fitas coloridas.
O local é aberto para visitação e oração.
No mês de abril ocorre a festa em homenagem à Nossa Senhora da Lapa. Barraquinhas, missas e procissões movimentam a cidade.
A Gruta da Lapa Nova é bem maior, se divide em três andares. A visitação é feita com guia que disponibiliza lanternas. É perigoso ir sozinho!!! Se não tiver ninguém na portaria, o ideal é aguardar o guia que pode estra acompanhando um outro grupo. Sem lanterna é impossível circular na gruta, pois é muito escuro dentro dela, se quer enxergamos nossas próprias mãos! Como o chão é irregular e existem alguns poços de água, podem ocorrer acidentes e as pessoas se machucarem.
A presença do guia auxilia na segurança dos visitantes e desperta mais curiosidade durante o passeio, pois ele narra fatos sobre a gruta e incentiva a interpretação de algumas formações nas rochas que lembram rostos, animais, mapa do Brasil, etc!
Todo o passeio é gratuito.
Obrigatório ir de sapato fechado, preferencialmente de calça. Crianças apenas podem visitar o local acompanhadas de seu responsável legal. Fui com uma criança de três anos e não tive problema, ela conseguiu fazer todo o percurso.
Além das grutas, Vazante conta com restaurantes, barzinhos e hotéis que recebem muito bem os turistas!
Aproveite e vai conhecer as cachoeiras do prata em Paracatu!
Nenhum comentário:
Postar um comentário