terça-feira, 22 de maio de 2018

Salto Utiariti MT

O Salto do Utiariti é uma das cachoeiras mais fantásticas que conheci!!!! O local tem um ar de fantasia, de mágica e uma beleza indescritível. Ver vídeos ou fotos não chega nem perto da energia que se sente ao admirar de perto essa obra da natureza!!!!!!



Localizado na Aldeia Utiariti em Campo Novo do Parecis, o Salto tem uma queda de 90m em um poço que mal dá para ser visto, pois a força da água forma uma nuvem e deixa a paisagem com um tom branco!







Para visita a cachoeira deve-se procurar diretamente a Funai (65) 3382-2869 ou a CNP Turismo (65) 99947-1930, ambos em Campo Novo do Parecis.
Não é recomendado chegar de surpresa à aldeia, pois é importante avisar antecipadamente sobre a visita para que os moradores locais estejam organizados (que não seja por exemplo um dia de festa com bebidas etc). Além disso, os visitantes devem assinar um termo de ciência das regras de visitação das aldeias (não levar bebida alcoólica, solicitar autorização para tirar foto, por exemplo).
É cobrada uma taxa de visitação que a própria agência de turismo recebe e repassa ao Cacique. Dessa forma, para evitar cobranças em cima da hora na visita, o melhor é combinar a visitação com agência que já tem combinado com a aldeia sobre as taxas pagas, horários, apresentação de artesanato, etc.
Obs.: Além desse passeio, a CNP oferece visitas a outras aldeias e outros atrativos da região.



O acesso para o Salto se dá por uma rodovia que cruza as terras indígenas e por isso é cobrado um valor de R$20,00 como uma espécie de pedágio às associações dos índios. Esse valor é cobrado apenas na ida e por isso é importante guardar o comprovante de pagamento ( este comprovante tem validade o dia todo e se você passar pelo pedágio mais de uma vez, não será cobrado novamente).

A distância na estrada de asfalto é de mais ou menos 50km partindo de Campo Novo do Parecis. Após esse percurso são mais 78km em estrada de chão (que no período da chuva fica bem ruim).
Apesar das longas distâncias de carro, a trilha mesmo é bem curta.
Ao chegar na aldeia, o guia informa o Cacique e paga os valores acordados. Alguns índios convidam os visitantes para ver artesanatos.

Obs.: Apesar de uma aldeia bem distante da cidade, a Utiariti já perdeu muito das suas tradições. As casas são quase todas de madeira ou alvenaria, apena uma oca (haty) ainda permanece no centro da comunidade. A língua falada também é o português.
Segundo informações do guia, a Utiariti foi muito influenciada por bandeirantes, pelo trabalho de Rondon e pelos jesuítas.

Após passar pela casa do Cacique, um pequeno trecho de estrada separa a aldeia da cachoeira (dá para ouvir o barulho da cachoeira de longe). Ainda não há nenhuma estrutura no local além de alguns bancos e uma mesa de madeira, mas há um projeto de colocar banheiros e uma estrutura melhor para o turista.

O carro chega até a parte alta da queda, junto ao rio e o local propício para banho.
Na parte alta são formadas algumas banheiras perfeitas para se refrescar! O engraçado é que a água é quente na beirada do rio perto da estrada e do outro lado é gelada!!!!!





 Do alto da cachoeira já dá para se ter uma ideia da imensidão da paisagem!!!!!!!
O barulho da queda d'água!!!
A nuvem de água!!!
Não dá para nadar no poço da parte baixa por causa do volume de água, mas já molhamos muito do mirante!
Inclusive, ao descer pela trilha é importante levar apenas bens pessoais que podem molhar, pois é muita água mesmo!!! Minha roupa ficou encharcada!



A trilha tem 300mt e não tem um grau de dificuldade elevado, porém tem trechos muito escorregadios devido à água da cachoeira que respinga por todos os lados.


Alguns pontos são íngremes e demandam cuidado.
Ao longo da trilha dá para admirar a cachoeira e o percurso do rio no vale.




A trilha vai até um ponto alto bem de frente da cachoeira, como se a natureza tivesse esculpido um altar para admiração do Salto Utiariti!

É tudo fantástico! A queda d'água, a energia, a água batendo na gente, o barulho, a montanha torneada, o rio, o vale, a flora e um arco-íris que contorna o 'altar'! Conforme o reflexo do sol nos respingos da cachoeira aparecem arco-íris de diferentes formas e tamanhos. É incrível!


Devido ao local ser escorregadio, a visita com crianças pessoas meio sem limites... devem ser muito cuidadosas!




O mais importante é ir com espírito livre, alegre, para absorver tudo o de melhor que o local oferece!!!!!
Viva a Magia Utiariti!!!!!!







2 comentários:

  1. Acompanho a muito tempo o seu blog, e esse lugar tem uma das cachoeiras mais lindas que você já postou.

    ResponderExcluir