terça-feira, 4 de setembro de 2018

CÁCERES MT - DOLINA ÁGUAS MILAGROSAS

A cidade de Cáceres se localiza no oeste do Mato Grosso, às margens do rio Paraguai.

O local é muito procurado para a pesca e realiza um festival enorme de pesca esportiva todos os anos. Nas ruas é fácil encontrar lojas que vendem produtos para pesca, peixarias, restaurantes que servem peixes e jacaré.
Ao longo do rio ficam vários barcos hotéis e barcos para pescaria ou passeios.

Além da pesca, a cidade guarda um acervo histórico arquitetônico. As ruas do centro remetem a períodos antigos da ocupação da região.

Os turistas podem aproveitar também o eco turismo local. Seja conhecendo o pantanal ou a maravilhosa Dolina Água Milagrosa.




Foi a vontade de conhecer a Dolina que me levou até Cáceres.

O passeio é simplesmente incrível. As fotos não transmitem, nem um pouco, do que realmente é conhecer esse lugar! Dizem que na época das chuvas a água fica com um tom esverdeado, mas eu me deparei com um azul indescritível!
Obs.: nenhuma das fotos tem filtro.








Chegar à Dolina não é difícil. Tem um trecho de terra, mas bem conservado. São 25km da cidade até o receptivo. O Marcelo é o responsável. O ideal é conversar com ele antes de ir, para não haver nenhum contratempo... como o local estar lotado e as visitações serem limitadas. Além disso, ele orienta quanto aos valores, reserva o almoço e passa a localização pelo zap. (tel marcelo 65 99902-8010)

O acesso se dá pela rodovia que liga Cáceres a Barra do Bugres. Na estrada tem uma placa indicando: Dolina Água Milagrosa. A placa indica uma estradinha de terra com várias fazendinhas. A única bifurcação tem uma placa indicando novamente a Dolina. Basta seguir esse caminho que cruza alguns pastos e chega-se ao receptivo (com porteira de madeira). É sinalizado.




Os valores praticados quando eu fui (agosto 2018) foram: 40$ day use com direito a contemplação da dolina, almoço e piscina; 60$ day use com flutuação na dolina, stand up paddle e piscina; 90$ day use com flutuação na dolina, stand up paddle, piscina e almoço. A hospedagem nos chalés com pensão completa custa 180$ por pessoa.








 A estrutura atende a todos os visitantes. Há um restaurante (cuja comida é maravilhosa) onde as pessoas podem se servir a vontade (no pacote com almoço) e comprar bebidas, uma piscina, redário, estacionamento,chalés, banheiros, aluguel de gopro, empréstimo de coletes salva vidas (uso obrigatório).




 O passeio começa com uma trilha de 850m (na ida tem um pouco de subida, mas árvores fazem sombra e é tranquilo).
Ao final da trilha começa a escadaria de muitosssss degraus até a dolina. Apesar de serem muitos degraus, vamos nos distraindo com a paisagem e quando percebemos, já chegamos (na ida só desce, na volta...só sobe).

Ao final da escadaria tem um deck para contemplação.





Abaixo do deck tem uma descida curta até o lago da dolina. Um rapaz aguarda os turistas e organiza a visita. Ele disponibiliza snorkel e o uso do stand up, ajuda com fotos e vigia se todo mundo está com colete salva vidas, pois é proibido entrar na água sem esse acessório.

O motivo dessa imposição é a profundidade do lago: 182m conhecidos, pois até hoje não se sabe exatamente onde termina essa profundidade! Mesmo mergulhadores profissionais ainda desbravaram tudo!
Evite também quaisquer acessórios que possam afundar como óculos de sol, máquinas fotográficas, celulares....








A paisagem da dolina levanta várias teorias e mistérios. Alguns dizem que tem uma ligação com outros lugares do mundo como Machu Pichu, que se trata de um ponto energético do planeta, outros dizem que no local caiu um meteoro, que a água tem capacidade de cura milagrosa..... etc.......
Qual a teoria correta eu não sei, mas que a exuberância nos deixa admirados com a capacidade da natureza..... essa é uma certeza.








Depois do passeio na Dolina, vale muito a pena curtir o entardecer na praia do Daveron em Cáceres. Localizada às margens do rio Paraguaia e bem próxima da praça Barão do Rio Branco, a paisagem é bem bonita.
Vários jovens ficam por lá se divertindo ao entardecer.





Após passear na praia, minha sugestão é ir ao Bar Flutuante Kaskata aproveitar o pôr do sol, ver muitos passarinhos, tomar uma cerveja gelada, comer um petisco e relaxar.
O bar fica também próximo da praça, mas no sentido contrário ao da praia (os preços são justos). Dizem que no almoço aos finais de semana o restaurante fica lotado!








A noite a praça Barão do Rio Branco fica cheia de jovens, famílias e cercada de bares com música ao vivo.

Para hospedagem, eu fiquei no Hotel Lorcas. Ele fica bem na entrada da cidade sentido norte. Os quartos não são luxuosos, mas muitos limpos, com ar condicionado split, tv tela plana, frigobar, roupa de cama e banho de qualidade e ofertam ótimo café da manhã (muito bom mesmo). Os funcionários são todos muito simpáticos e o estacionamento é seguro.
Hotel Lorcas: 65 3224-2010
Av deputado dormevil malhado, Av. Dep. Lormevil M da Costa Faria, 411 - São luiz, Cáceres - MT, 78200-000

Nenhum comentário:

Postar um comentário