A região onde ficam as cachoeiras é objeto de uma briga judicial (entre a prefeitura e uma empresa de hidrelétricas) e já ficou fechada para visitação em algumas ocasiões. Ocorre que a visitação foi novamente liberada e ao que tudo indica, esta última decisão foi definitiva.
Um lugar maravilhoso desse não pode ficar fechado, sem acesso aos olhos dos turistas!
A paisagem é fantástica!
O cenário é composto por duas lindas cachoeiras localizadas uma de frente para a outra!
Isso mesmo, duas cachoeiras maravilhosas, altas, juntas! Formando um único poço esverdeado e um rio.
Parece cenografia de filme, mas é a natureza!!!!!!
Para chegar a este cantinho de paraíso basta chegar à cidade Nova Lacerda. Na rodovia há uma placa indicando a ruazinha de terra que deve ser seguida. Nesta ruazinha existem dois mercadinhos, onde dá para comprar alimentos e bebidas para levar para a cachoeira. Passa-se pela feira local, algumas casinhas e sítios.
Deve-se seguir esta ruazinha sempre em frente. Em cerca de 2km acaba o movimento da cidade e começa a subir uma serra. Ao longo da serra tem 3 entradas à direita. Não entre em nenhuma!
Entre na quarta a direita, já no alto da serra, em média 17km após pegar a ruazinha na rodovia.
Nesta entrada nota-se um poste de luz do lado direito dela e começa um areão. São uns 8km nesta estrada de areão, por isso, carro baixo tem bastante dificuldade!
Quando está chegando às Cascatas, esta estrada termina em uma outra rua que a corta, neste ponto deve-se virar a esquerda e já encontra-se o estacionamento.
O carro fica ali no estacionamento perto de umas mesinhas de madeira, em baixo de árvores. Este espaço é legal para descansar, fazer um lanche, amarrar uma rede e por ele passa o rio de uma das cachoeiras, super verdinho muito lindo.
Dali avista-se a ponte que dá início à trilha.
Logo após a travessia da ponte há um mirante à esquerda, bem em cima de uma das quedas. Dali até o rio e as cachoeiras são menos de 5min de caminhada, mas tem trechos íngremes, com escadinha, que requerem atenção. Há uma gruta do lado esquerdo e não tem muitos lugares perto do rio para deixar os pertences. Leve o que for realmente necessário.
As fotos abaixo são exatamente de cima de uma das cachoeiras. Dá para ver como ficam mesmo bem em frente uma da outra e formam um poço enorme, raso no meio e fundo perto das quedas d'água.
Ao final da trilha é simplesmente indescritível a sensação de estar cercado por duas cachoeiras e aquela água transparente. As partes claras dos poços são bem rasas e dá para ficar ali de pé ou até mesmo sentado admirando a paisagem e curtindo o frescor da água.
A cidade de Nova Lacerda é bem pequena e não tem um comércio muito voltado para o turismo. Apesar disso, há hotéis confortáveis e bares que servem refeições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário