segunda-feira, 1 de março de 2021

Cachoeira da Capivara - Capitólio MG

 A cidade de Capitólio é famosa pela beleza da represa de Furnas e pelos condomínios de luxo, mas a cidade também é cercada por belas cachoeiras!!!!












A cachoeira da Capivara é uma dessas quedas d'água exuberantes da região. 

O acesso ao local é fácil, mas não muito próximo da cidade e por isso é necessário estar de carro. 

Pegando a rodovia, sentido São João Batista do Glória, logo depois do Canyon e da Lagoa Azul, do lado direito da estrada, fica a entrada para a cachoeira. Há plana sinalizadora. A partir daí, são mais 2,5km em estrada de terra conservada até a portaria principal, onde há banheiros, lanchonete, loja de souvenir e o caixa para pagamento dos 30$ da visitação por pessoa. 

Desta portaria segue-se de carro por mais 1km até a entrada da trilha. 

Tudo é bem organizado, com vários funcionários ajudando nas trilhas, tirando dúvidas, auxiliando no estacionamento, etc. 

De onde se para o carro é necessário seguir 200mt a pé em trilha íngreme, sob o sol e com muitas pedras. O rio fica em seguida a esta trilha. 






A paisagem é maravilhosa. O rio é transparente, com alguns lugares em tons esverdeados. 

Logo na chagada desta trilha fica a cachoeira da pedra ancorada, com uma queda em degraus em um canyon. É lindo e tem como ir descendo o rio, pelos degraus da cascata, encontrando um ponto mais tranquilo, com menos gente. 

O local tem vários pontos para banho, o que facilita para quem gosta de tranquilidade. Mesmo com a cachoeira lotada, sempre tem um cantinho vazio que dá para curtir numa boa. 






Seguindo um trilha plana de 900mt, com trechos de pedras e sob o sol, chega-se ao poção e à cachoeira da Capivara. Ao longo da trilha tem mais pontos para banho perfeitos, ofurôs, cascatinhas,  pocinhos, delicia. 











A cachoeira é maravilhosa, com um poço enormeeeeeeee e espaço para todo mundo curtir. 






Vale muito a pena o passeio à Capivara. Na próxima oportunidade, desbravarei mais cantinhos encantadores da região. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário