Localizado há pouco mais de 100 km de BH e 11 km de Ouro Preto, Lavras Novas surgiu como um quilombo e hoje, sua arquitetura, paisagens e clima ameno atraem diversos turistas.
Para se chegar a Lavras Novas tem que seguir até Ouro Preto em estrada com mitas curvas, mas sinalizada. Chegando no trevo de Ouro Preto seguir a direita em uma estradinha e não ir sentido Ouro Preto (que seria seguir reto). Siga as placas que indicam Ouro Branco, Congonhas, Mariana.
Após contornar Ouro Preto você chegará há um outro trevo da cidade onde há um muro de tijolinho, um radar e um acesso a direita indicando Ouro Branco. Entre nesse acesso, atravesse o bairro Saramenha e siga sempre em frente até chegar no trevo de Lavras Novas. A partir daí são mais 7km, sento uma parte em asfalto e outra de terra, mas é tranquilo, só tem que ir com cuidado pra não trombar com pessoas vindo na contra-mão em trechos estreitos e com curvas.
Uma sugestão é para no Jeca Tatu, em Itabirito, pra conhecer seu museu e comer um pastel de Angu. A parada do Jeca Tatu era um pouco escondida, hoje é ampla e fica a direita de quem segue de BH para Itabirito.
Outra dica é conhecer o museu de reduções em Amarantina e tomar um delicioso sorvete que fica na beira da estrada e Cachoeira do Campo (a esquerda pra quem segue sentido Ouro Preto).
Se quiser montar um roteiro para a região também é uma boa. Passar um tempo em Acuruí pra conhecer cachoeiras, em Glaura, nas suas charmosas pousadas, em São Bartolomeu, onde nasce o rio das Velhas e existem cachoeiras e arquitetura colonial. Esses locais são vilarejos tipicamente mineiros, sem muita estrutura mas extremamente charmosos.
Pousada em São Bartolomeu: http://saobartolomeu.com/ 31 - 3071 8400 ou 3551 0911 ou 3551 0915
Glaura: http://www.pousadaencantodeglaura.com.br/ 31 9211 9824 ou 9211 9825
Acuruí: http://www.condominioecoriodepedras.com.br/
Outro ponto legal é Santo Antônio do Leite, cujo acesso é por Cachoeira do Campo. No Leite existem cachoeira, restaurantes, pousadas fofas e uma senhora aluga umas casinhas simples e deliciosas pra ir com uma turma.
Vila Mariana: casinhas: 3553 4115 Tânia
http://www.santoantoniodoleite.com.br/
Além desses locais, vale muitooooooo a pena conhecer Ouro Preto e Mariana, até da pra fazer um passeio de Maria Fumaça!
Bem ... voltando a Lavras Novas.
A vila é conhecida por suas casinhas coloridas e um gramadão que fica entre essas e a rua, proporcionando ambientes muito agradáveis. Pelas ruas você encontra obras de arte muito intrigantes que pedem fotografias!
Costumo dizer que Lavras agrada "gregos e troianos", pois tem programas simples e sofisticados, comida mineira e internacional, casas e quartinhos pra alugar e pousadas com hidromassagem.
A gastronomia é deliciosa.Durante o dia você encontra comida mineira no fogão a lenha e nos bares do gramadão são servidas diversas refeições e tira gostos ao som de música ao vivo. O clima é animado! Durante a noite, nos feriados, sempre há uma baladinha.
A noite butecos simples próximos a padaria, restaurantes finos e mais simples concorrem a atenção dos turistas, cada um pode escolher conforme seu interesse. O restaurante Pimenta Rosa, o Palavras Novas, o da Carumbé, Casa Nativa, Mar a Mais, costumam ter jantar a luz de velas e música ao vivo, sendo os dois últimos mais em conta.
http://www.lavrasnovas.com.br/
Quanto a hospedagem varia de cada um... se você quer algo mais confortável com hidro, tem a Carumbé, Chalés e outras. Há várias opções de pousadas mais intermediárias e ainda, moradores que alugam suíte sem café com ótimo preço, como a Dona Mercês cuja casa fica bem no gramadão: 31 8761 6890.
Casas pra ir de turma também é fácil de achar, o Ailton tem contatos: 31 8772 9035.
Chalés com cozinha montada são uma outra opção pra quem quer algo mais reservado: um contato é o da Valdirene 31 3354 2176 ou 9807 0354 ou 8587 8752.
No que diz respeito a paisagens... Lavras Novas é encantadora. Mares morros são avistados pra todos os lados.
Você pode fazer passeios a cavalo ou de quadriciclo. A pé, os pocinhos são as atrações mais próximas. Uns 15 min andando na trilha. Há sinalização para todas as cachoeiras e o acesso da 3 pingos, namorados, represa do custodio e pocinhos é o mesmo, pela rua do Chá.
A 3 pingos forma duchas maravilhosas, mas o poço num é muito bom não. A caminhada é íngreme mas curta, 10 minutos no máximo. O carro vai até uns 4km da cidade.
A cachoeira dos Namorados tem o mesmo acesso da 3 pingos, apenas mais ao final, 3 km da vila, você segue reto ao invés de entrar a esquerda sentido Represa do Custódio. Há sinalização. A caminhada é também de no máximo 10 minutos, o poço é maior e a queda d`água uma delícia.
Para ir à cachoeira do Rapel você tem que ir até o trevo que da acesso ao Vilarejo da Chapada e seguir tipo 1km até um descampado onde parar o carro e descer trilha, curta e íngreme. Há um poço grande e queda de uns 10mts.
A Chapada é um lugar legal para passar o dia, tem um restaurante, pousada, casas pra alugar e a cachoeira do Castelinho, próxima e agradável, com queda espalhada e poços.
Ir a Lavras Novas não tem erro, é imperdível, tem muito gostinho de quero mais... além de levar os lindos artesanatos pra casa, você vai embora já com data pra retornar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário