Logo depois de São Brás recomendo a primeira parada, no Charm Country, onde você pode comer maravilhoso pão com linguiça, queijo e cebola!
\
Depois de São Brás você passa por Entre Rios de Minas, cidade onde fica a fazenda que produz a deliciosa cachaça Topázio. Essa cachaça você pode saborear no Emporyum do Barril, cachaçaria de Tiradentes localizada do seu lado esquerdo um pouco antes da ponte que vai para a Maria Fumaça. A dona, Maria Ângela, é gente finíssima e vale a pena experimentar a costelinha feita por ela na hora!
Após Entre Rios, fica Lagoa Dourada, a capital do Rocambole. Outro ponto convidativo para uma parada, comer e levar um rocambole pra casa.
Depois de Lagoa tem Rezende Costa, cidade onde você encontra muitas lojas vendendo produtos feitos por tear com excelente preço (colchas, toalhas, cobertas, tapetes...).
Depois de Rezende, Prados, cheia de lojas com produtos em couro, especialmente para cavalgadas.
Em Prados fica a simpática Bichinhos. Por esse Distrito é possível chegar por Tiradentes através de uma estrada de terra em bom estado. Bichinhos é repleta de restaurantes e lojas e mais lojas do mais lindo artesanato!! Bom lugar pra comprar mimos, móveis, doces, tudo que é tipo de artesanato. Apesar de Bichinhos ter acesso via Prados é melhor ir por Tiradentes mesmo, passando em frente ao Museu do Automóvel. Vale a pena conhecer!
Depois de Prados fica Coronel Xavier Chaves e seus artesanatos em pedras.
A próxima cidade é São João Del Rey (Águas Santas, Santa Cruz de Minas) e Tiradentes.
Como São João e Santa Cruz são literalmente coladas em Tiradentes, se hospedar nessas cidades é uma opção. Conhecer lojas de artesanato em Santa Cruz pode ficar mais em conta.
São João tem vários pontos turísticos também. Sugiro ir ou voltar de São João para Tiradentes na Maria Fumaça e aproveitar pra conhecer pontos turísticos em São João.
Em Tiradentes são vários os atrativos como a arquitetura, andar de charrete, igrejas, a Serra de São José, a cachoeira, mas a melhor parte... sem dúvidas é a gastronomia.
Caminhar pelas cidades tem um charme e um sabor inesquecíveis!
A cidade tem ar de romantismo. Todos os finais de semana tem música ao vivo e jantares a luz de velas. Por isso são muitos os casais pelas ruas.
O ar da cidade também é contagiado por cultura! Os principais festivais são o de cinema, em janeiro, e o de gastronomia, em agosto.
O festival de cinema conta com filmes ao ar livre, intervenções teatrais, músicas e comidas. Festas privadas acontecem a noite, como na Casa da Insanidade Mental. Todo ano a cidade fica cheia e com muitas atrações.
Intervenções culturais:
O Festival e Gastronomia também é fantástico!!!! Tem música ao vivo o dia todo nos dois largos preparados exclusivamente para o Festival: o das Forras e o do Chef (junto à rodoviária). O Largo das Forras conta com vários bares no seu entorno e com os stands dos restaurantes do Festival. Lá ocorrem debates, entrevistas, músicas e degustações. No Largo do Chef é possível apreciar diversos pratos, músicas e lojas e feiras de produtos de culinária.
Um probleminha de Tiradentes é o custo da alimentação e hospedagem. É possível encontrar locais com preço mais acessível, mas é bom pesquisar.
Como sugestões de pousadas simples com bom atendimento e excelente café:
Alegre Pinheirinho (Lourdes): 32 3355 1974
Sierra (Tereza e Rafael): 32 3355 1776
Outras opções:
Já se falando de gastronomia... são tantos os restaurantes... que fica difícil escolher, tem para todos os gostos.
Tiradentes tem um jeito simples de encantar, então, se puder, não perca a oportunidade de conhecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário