segunda-feira, 11 de julho de 2016

São Bartolomeu - Ouro Preto MG

A bucólica  São Bartolomeu é berço do Rio das Velhas e guarda parte da história do país e de Vila Rica (Ouro Preto).
                                       


 





O distrito se localiza em um lindo vale cercado de mata nativa protegida pela Floresta Estadual do Uaimi-i.
http://encantosprair.blogspot.com.br/2015/06/floresta-uaimi-i-ouro-preto-mg.html

As ruas de pedras são cercadas de casas com arquitetura barroca. Parece uma cidadezinha cinematográfica. As Igreja homenageiam Nossa Senhora das Mercês e São Bartolomeu. Em agosto e setembro são celebrados os santos das igrejas.
Em Julho é realizada animada festa junina e ao longo do ano têm outras comemorações como eventos gastronômicos e outros. No que diz respeito a gastronomia, o forte do lugar são os doces e as geléias.

Eu conheci o distrito em fim de semana de Festa Junina, o que foi ótimo, pois as ruas estavam enfeitadas e a noite foi animada e recheada de deliciosas comidinhas típicas!

                         

 \





Uma dica importante é se programar pra ir a São Bartolomeu, pois existem apenas duas pousadas e as duas são pequenas e simples. Pra quem quer luxo, melhor propcurar pousadas nas vizinhas Glaura ou Santo Antônio do Leite.

Eu me hospedei na Casa Bartô e foi perfeito. Nando e  Bruno são ótimos anfitriões! O café da manhã, impecável!!!
Casa Bartô: 31 3551-0969 ou 31 98528-5844
https://www.facebook.com/casabarto/?fref=ts
Pousada São Bartolomeu: 31 3071-8400
https://saobartolomeu.com/
Casa Zé Fortes - Hospedagem e Ateliê de Artes: (31) 99545-7317 ou (38) 99178-8318
www.facebook.com/casadezefortes

Casa para temporada: 31 3551-4939 ou 98666-4218

Uma parada obrigatória no distrito, é o Bar do Nonô. O melhor Bolinho de Bacalhau, pastéis maravilhosos, cerveja gelada, preço justíssimo e ainda vale uma boa prosa com a Dona Nhanhá.


Além do Nonô, há outros restaurantes  no distrito, uma cafeteria e  uma mercearia. Na cafeteria são encontrados lindos produtos de artesanato, café e geleias da região. O Belchior é outro artista local que faz maravilhas com ferro e madeira (ele entrega em BH). 
Belchior: ronildacst@gmail.com ou belchiorpj@gmail.com



Quanto ao ecoturismo, a Floresta Uaimi-i que emoldura São Bartolomeu é cheia de trilhas e cachoeiras. A mais próxima do povoado é a cachoeira São Bartolomeu. O acesso é facílimo e não é cobrada taxa de visitação. Chegando no povoado, após a Casa Bartô, é só virar a esquerda de seguir em frente até a portaria da floresta. Depois da portaria, basta seguir mais 2km na estrada principal (sinalizada) e parar em frente uma outra porteira, com uma pedrona em frente. Ali você vê a trilha com uma pequena ponte para ajudar no acesso. A caminhada dura tipo,,,, 2 minutos. A cachoeira tem ótima ducha formada pelos 70m de queda d'água, mas não tem poço e bate pouco sol em razão da mata fechada. Ao lado da cachoeira tem uma gruta em homenagem ao santo que dá nome ao distrito. 

 
 
 


                      



\
Além da cachoeira São Bartolomeu, na Fazenda do Barão existem outras 4 cachoeiras.
Conheci apenas uma, mas pelo que soube, a mais bacana é a Macaco Doido. São 6km entre o distrito e a fazenda e a caminhada é de mais ou menos 500m. As cachoeiras não são tão altas, mas possuem poço pra banho. Para chegar à fazenda, descendo a rua da Casa Bartô, na encruzilhada seguir a rua do meio (a esquerda vai pra portaria da floresta e a direita vai para o centro). Seguir até começar a estrada de terra. A estrada passa pelo povoado do Melo (poucas casas), por outro povoado pequeno e depois de cruzar uma ponte, basta virar a esquerda (contrario da placa da mineração) e chegou a um portão azul! 
 

 

Dentro da Floresta Uaimi-i existem outras cachoeiras mas a estrada que leva a elas não é muito boa não. O melhor acesso é por Acuruí, voltando para a estrada sentido Itabirito. 
Indo sentido Ouro Preto, dá para conhecer a Pedra do Jacaré e a cachoeira das Adorinhas. 

Para chegar a São Bartolomeu é muito simples. Saindo de BH, ao chegar em Cachoeira do Campo, virar a esquerda, cruzando a cidade. Há placa na estrada principal. Seguir pelas ruas de Cachoeira do Campo, seguindo o fluxo principal. Há placas indicando Hotel Fazenda, Glaura e São Bartolomeu. Siga por essas até chegar em uma encruzilhada bem sinalizada. Para esquerda, chega em Glaura, para a direita, São Bartolomeu. Depois é só seguir em frente até uma outra placa indicando São Bartolomeu a esquerda. A partir daí são 10km, sendo apenas 4km de asfalto. O trecho de terra é bem conservado e sinalizado. Existem algumas encruzilhadas pelo caminho, mas todas têm placa (algumas estão um pouco ruins). Na dúvida, siga para o lado que têm o marco da Estrada Real. Na primeira encruzilhada, depois da ponte que passa um carro por vez, siga a direita. Na segunda, onde tem um ponto de onibus, siga reto, não entre no morrinho a direita.


Aproveite um fim de semana e vá curtir São Bartolomeu!





Nenhum comentário:

Postar um comentário