quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Lajeado, Rapel e festa de São Sebastião: Lapinha da Serra

Lapinha da Serra já foi apontada nesse Blog diversas vezes por ser local bom pra ir com crianças, barato, romântico e Lindo!!!! E quanto mais eu vou lá, mais eu amo esse cantinho de Minas.

http://encantosprair.blogspot.com.br/2015/07/arraia-da-lapinha-da-serra.html
http://encantosprair.blogspot.com.br/2013/08/lapinha-da-serra.html
http://encantosprair.blogspot.com.br/2016/01/bicame-lapinha-da-serra.html




Dessa vez estive na Lapinha para participar da festa de São Sebastião (padroeiro da comunidade) e conhecer a cachoeira do Lajeado.

O fim de semana começou com a festa na sexta a noite, cheia de música popular brasileira, comidas típicas, barraquinha de tiro-ao-alvo, cavalgada, foguetes, tudo bem tradicional.
No sábado, apesar de todos terem acordado tarde porque curtimos a festança até tarde, deu pra ir até a cachoeira do Lajeado, distante 7km da vila.
Apesar da caminha longa e com muito sol, a trilha é praticamente toda plana, apenas quando está chegando na cachoeira é que tem um pouco de morro e obstáculos.

 

 

 



Na época de cheia alguns trechos da trilha ficam alagados. Vale a pena dar uma olhada no entorno que pode ter alguma pinguela pra passar ou ponto mais raso ou curto.


Cada passo da caminhada compensa e muito! A cachoeira é maravilhosa, especialmente na cheia.
O poço é enorme, a água gelada e cor de coca cola. O paredão de pedra de onde cai a água é alto!!!

 

 

 

 

A trilha para a Lajeado começa a direita da represa, contornando ela. Ao chegar na frente da portaria da Rapel, não entre nela, siga até a porteira e vá em frente. Siga pela represa até ela acabar e virar um rio. É bem fácil!
Não é cobrada taxa de visitação.

Na voltam curtir o por do sol na represa é uma boa pedida! Quem quiser ir de caiaque até o fim da represa e apenas ali seguir a trilha até a Lajeado, basta alugar um por R$80,00 a diária.

                    



A cachoeira do Rapel é outra opção para os menos animados a caminhar ou pra descansar as pernas um dia depois de ir na Lajeado.
É cobrada taxa de visitação de 15 reais e são três os melhores lugares a serem visitados: o mirante, a cachoeirinha das pedras e a Rapel. A trilha toda dura uns 20 minutos, mas o morro até a Rapel é um pouco complicado de subir. A trilha não foi muito bem feita... antes para chegar à Rapel passava pela Boquerão, outro ponto de visitação de fácil acesso cuja taxa custa 10 reais.

 


 


Conhecer a Lapinha é se encantar sempre....os encantamentos não acabam.. sempre uma nova sensação!!!

2 comentários:

  1. Oi Natália, amei sua postagem sobre as cachoeiras do Lageado e Rapel. Amo a Lapinha, o lugarejo e a natureza. Um paraíso ecológico! Parabéns Elaine Moura @casa.da.lagoa www.casadalagoa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Natália, amei sua postagem sobre as cachoeiras do Lageado e Rapel. Amo a Lapinha, o lugarejo e a natureza. Um paraíso ecológico! Parabéns Elaine Moura @casa.da.lagoa www.casadalagoa.com.br

    ResponderExcluir