sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Alto Paraíso de Goiás - Chapada dos Veadeiros

Alto Paraíso é uma cidade marcada pelo místico, assim como boa parte da região da Chapada dos Veadeiros.
A cidade é buscada por pessoas que querem se encontrar com o sobrenatural!



Nas ruas é fácil perceber essa influência. Bares, lojas, pousadas, restaurantes, praças, cachoeiras...quase tudo remete a alguma força extraterrestre, energias, rochas e outros elementos fantásticos.
O turista já se encanta com essas particularidades!
A paisagem é um atrativo que soma a essa questão cultural!
São incontáveis as cachoeiras!!!!!

Confesso que nas primeiras vezes que fui à Chapada dos Veadeiros eu me dirigi direto para São Jorge, de forma que não conheci Alto Paraíso. O  motivo de ter escolhido São Jorge foi o fato de ser um povoado, rústico, pequeno, simples... mas agora que conheci Alto Paraíso, quero me hospedar por lá da próxima vez. Os preços estavam mais acessíveis, a estrutura melhor... mas também não pega sinal vivo.

A cidade tem um monte de praças, um bom Centro de Atendimento ao Turista e é pequena, de fácil deslocamento etc. Vale a pena e me deixou curiosa, com vontade de ficar lá mais um pouquinho.

Como estava meio chovendo e eu estava apenas de passagem por Alto Paraíso (a caminho de Cavalcante), resolvi ir em atrativos de fácil acesso. Primeiro fui até a entrada da Loquinhas. Desisti porque a entrada estava 30$ e tinha que andar um pouco, sendo que eu estava com crianças.

De lá fui direto para a Cristais, que fica no caminho mesmo para Cavalcante. Foi uma boa escolha! O desvio foi de apenas 3km em estrada de terra conservada, tudo muito bem sinalizado (a entrada fica pouco depois do trevo de Alto Paraíso). A taxa de visitação foi de 20$.
A estrutura é muito boa. Tem um camping muito organizado, com tomadas e lugar para colocar lâmpada ao lado de todas as barracas. Além disso o restaurante tem preços justos e a comida é deliciosa.


O restaurante é todo rústico e bem decorado, tem música ao vivo a noite, serve um pastel imperdível, cervejas, sucos e o almoço é self service no quilo. Almocei por lá e achei ótimo. A vista da chapada é linda de lá e tem um deck com sofás, redes, que permitem um relaxamento com contemplação da natureza.

O rio fica logo ao lado do restaurante. O primeiro poço para banho fica uns 100mt do restaurante, bem pertinho!
Descendo o rio (trilha de pouco mais de 1km) são encontrados diversos lugares gostosos para refrescar. Nem todos são cachoeiras mesmo, a última queda é a mais alta, mas tem um cantinhos legais para fazer uma hidromassagem, outros excelentes para ficar com crianças, etc.


Apesar de ficar cheio na Cristais, o fato de ter vários poços e cascatas faz com que tenha um cantinho para todo mundo curtir o dia numa boa!!!
A última queda estava be cheia... exatamente por ser a maior, mas as pessoas ficam lá um pouco e depois se espalham ao longo do rio.
A queda forma um poço mais fundo e também tem partes rasas. Dá para ir com crianças numa boa!






Seguindo mais a estrada rumo Cavalcante, paramos no Poço Encantado, localizado bem próximo da rodovia e com pousada e restaurante.
O almoço lá era um pouco mais caro, só tinha refeição a la carte (foi mais barato comer na Cristais). São servidos petiscos também. O legal de curtir o restaurante do Poço Encantado é a vista da cachoeira. Como estava meio chovendo, ficamos no restaurante admirando a paisagem, petiscando... bom de mais! (A taxa de visitação foi de 20$).




Assim que a chuva parou fomos até a cachoeira. A trilha é muito tranquila!

Além de curta, não tem nenhum trecho mais complicado, apenas uma pontezinha que deixa alguns visitantes tensos.

Lá é perfeito para crianças e devido ao mau tempo, estava bem vazio (dizem que normalmente é lotado).


Ao lado da cachoeira ficam salva vidas que observam os turistas, as condições climáticas e o rio, deixando o lugar seguro (ou pelo menos dando uma sensação de segurança).
Apesar da chuva, não aumentou o fluxo do rio não, mas apenas estava sendo permitido nadar em uma parte do poço.


O local chama a atenção pela dimensão da cachoeira e pela praia enorme que tem em volta do poço.

Faça chuva ou sol vale a pena! Ainda que seja para admirar a queda d'água do restaurante! A beleza não é descritível em palavras!



Essas paradinhas em Alto Paraíso serviram apenas para dar um gostinho de quero mais.... da próxima vou desbravar mais essa região...
Quem for a Cavalcante, aproveite para curtir esses cantinhos encantadores...

Mais info:
http://encantosprair.blogspot.com.br/2015/01/sao-jorge-chapada-dos-veadeiros-go.html
http://encantosprair.blogspot.com.br/2018/01/sao-jorge-chapada-dos-veadeiros-go.html
http://encantosprair.blogspot.com/2018/02/cavalcante-chapada-dos-veadeiros-go.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário