Mais sobre a região:
Serra dos Alves
http://encantosprair.blogspot.com.br/2013/06/serra-dos-alves-mg.html
http://encantosprair.blogspot.com.br/2016/06/arraia-da-serra-dos-alves.html
Beber uma cervejinha na praça...... ahn... bom de mais.....
A distância de BH é pequena, apenas 86 km (tudo asfaltado). No entanto como acesso é pela Br 381 que costuma ter o trânsito muito carregado e com isso a viagem acaba sendo um pouco mais demorada do que o esperado. Na Br 381 não é necessário ir até Itabira (caso esteja seguindo no sentido BH-Itabira). Ao chegar no trevo de Bom Jesus do Amparo pode seguir no sentido dessa cidade, atravessá-la e continuar mais 13 km depois. A estrada é estreita e com muitas curvas, mas é pouco movimentada e tranquila.
O que impressiona em Ipoema, além das paisagens, é a movimentação cultural. Todo sábado de Lua cheia durante o período da seca tem apresentação de Moda de Viola com barraquinhas com comidas típicas na praça em frente ao Museu do Tropeiro, que guarda elementos culturais e objetos utilizados pelos tropeiros que atravessavam a região.
Há também baile de carnaval, a festa da cidade e até mesmo um festival de cinema! Os moradores fazem churrasco na praça, sempre há turistas e pessoas que fazem trilhas de moto.
Durante o dia o melhor programa é visitar cachoeiras e almoçar deliciosa comida mineira. Há um pequeno restaurante junto à praça, num a varanda de uma casa amarela de esquina, a comida lá é sensacional, baratinha e você conhece a cozinha!
A noite funciona um restaurante em frente ao posto Zema. Esse lembra uma fazenda e serve um peixe muito famoso!
Em termos de cachoeira conheci três, mas tem mais.
A famosa é a cachoeira Alta, conhecida por terem sido realizadas festas rave no camping vizinho cachoeira. Essa fica há uns 8 km da cidade seguindo por uma estrada de terra sinalizada e em bom estado. É muito legal conhecê-la, mas não é boa para banho, pois o poço é pequeno e a correnteza forte. Há camping e bar dando suporte para visitantes. Seguindo a cima da cachoeira alta por uma trilha é possível chegar à cachoeira do Meio, com poço melhor para banho mas acesso um pouco difícil.
Indo para o Maná, outro povoado, dá para contornar o Morro Redondo curtindo o visual e almoçar no Cantinho da Serra, que serve comida mineira da roça! Reserve antes para não ter problemas! telefone: 31 98560-4519.
Essa estrada para o Maná também dá acesso à Serra dos Alves.
Quem não quiser se hospedar pode visitar a cachoeira e ficar no bar, mas é cobrada uma taxa.
Ah... falando na Serra dos Alves, quem quiser dar um pulinho lá, pegue as informações sobre esse lugar aqui mesmo no blog e se delicia com esse cantim!!
Quanto a hospedagens:
são encontradas de todos os tipo, mais simples e mais sofisticadas. Abaixo seguem os links para fomentar uma escolha melhor.
Área de camping Cachoeira Alta (31)9963-6380
Pousadas:
http://estradadorei.com.br/ipoema/
http://www.pousadapedraquebrilha.com.br/
http://www.pousadatropeiroreal.com.br/
http://www.chalesdoportal.xpg.com.br/
http://chalesvendadecima.com.br/sobre.html
http://www.hotelfazendaboitempo.com.br/br/mapa/index.asp
Dona Rosa (31)3833-9146
Pousada Fazenda Laranjeiras: (31)9118-3223 / (31)9943-6546 jacomelaranjeiras@yahoo.com.br
Lilita Assis (31)3833-9157
Maravilha (31)3833-9106 / (31)8891-9106
Quadrado (31)3833-9157 : termasdorei@terra.com.br / termasdorei@gmail.com
Dona Eusébia (31)3833-9162 / (31)8718-1193