segunda-feira, 22 de julho de 2013

SERRA DA CANASTRA

É simplesmente incrível conhecer a nascente do Rio São Francisco!


O circuito turístico da Serra da Canastra é basicamente composto por sete municípios:
- São Roque de Minas (principal sede para acesso ao Parque) 319 km de BH
- Capitólio (ponto excelente para visitação do Lago de Furnas e das cachoeiras que caem na represa) 278 km de BH. Recomendo comer peixe por la e fazer passeio de lancha ou chalana.


- Piumhi - 407 km de BH
- Delfinópolis - cidade com muitas cachoeiras... ainda não conheci mas está definitivamente nos meus planos  e fica a 427 km de BH
- Sacramento - 455 km de BH
- São João Batista do Glória- cidade que já planejei de ir várias vezes e acabou num dando certo, mas em breve estarei lá! 335 km de BH
- Vargem Bonita - cidade muito próxima de São Roque e que vale a pena visitar e até mesmo se hospedar por lá, pois dá acesso a várias cachoeiras e pontos pra banho de rio.

Minha viagem, por enquanto, se limitou a Capitólio, em uma oportunidade e depois a São Roque e Vargem Bonita.
Me hospedei em São Roque. Como fui com uma turma grande e era carnaval optei por alugar uma casa. São encontradas muitas casas excelentes para locação por temporada. A página de uma agência de turismo da região é muito informativo e contém fotos que auxiliam na escolha de passeios e hospedagem. Vale a pena ir até a agência para conversar com as simpáticas garotas que a gerenciam e dão boas sugestões!

São Roque é uma cidade pequena e simples. Para se hospedar é possível encontrar diversas opções de camping, pousadas, chalés e casas. 
No entanto são poucas as boas opções para restaurante e compra de lembrancinhas, pra quem gosta de algo um pouco mais refinado.
Já quem quer comida mineira, buteco e queijo... ah.. pode ser um pedaço do paraíso!!!!!
Nos supermercados da cidade consegui encontrar tudo para abastecer minha casa e minha turma!

Falando de paraíso.... a Canastra é o lugar para se deliciar com cachoeiras!!!
Pra começar, é claro, a mais famosa! A Casca D'anta, na nascente do Rio São Francisco e pode ser conhecida pela sua parte alta ou pela baixa. O acesso para a alta é mais difícil, a estrada é bem ruim. A parte baixa é bem tranquila, a trilha não requer muito esforço (30 min) e é possível nadar ao longo do rio, não debaixo da queda que é fortíssima. Você se molha a metros de distância da queda!
Na entrada da trilha há um excelente restaurante!!!! O interessante é que brasileiros não pagam para entrar no parque, somente os gringos!




Outra opção que também exige pouca caminhada (1,5 km) e é deslumbrante é o Cerradão! Local preservado, onde não se pode entrar com bebidas alcoólicas e bem sinalizado! Para chegar ao Cerradão basta no final da cidade (tem umas placas), após a praça principal, virar a direita e depois a esquerda. Seguir a estrada de terra a frente, onde há tipo um novo loteamento.



O Capão Forro é um complexo de cachoeiras logo no começo da estrada (6km) que dá acesso à parte alta da Casca D'anta. Lá você pode visitar 3 cachoeiras sem caminhar muito e há um bar que dá apoio aos visitantes. A estrada que num é lá essas coisas..... Há até uma casa pra alugar no local.





Conheci também um local que oferece descida de bóia e alguns restaurantes que ficam próximos a pontos de banho no rio, todos esses na estrada que vai para a parte baixa da Casca D'anta, em Vargem Bonita.

Mas o que gostei mesmo por lá, foi da cachoeira da Chinela, com duas quedas e uma caminhada de uns 20 min. Tem que pegar a estrada de terra para o parque (parte baixa) e entrar no primeiro entroncamento a direita. tem uma plaquinha.
Os donos do terreno são duas figuras pra lá de simpáticas, Tião e Daisy. Os dois moravam junto à cachoeira mas hoje vivem com os filhos na cidade, mas não perderam o jeitim da roça de ser. Daisy conta cada caso da cidade, cada conflito que ela passa com as pessoas mais urbanizadas! É só ela mesma pra contar!!!! Seu Tião chama todos pra conhecer sua antiga casa, onde produzia queijos, a Daisy coa um cafezim durante toda a prosa e ai de você num aceitar!!!!
O casal deseja abrir um barzim e alugar a casa que viviam. Querem servir mais que café, mas um pão de queijo e outras guloseimas. 

Bom .. o que deu pra escrever até aqui só serve pra passar um mel na boca e aguçar a vontade de conhecer ou de voltar à Serra da Canastra. Como não estava em veículo 4x4 (que aumenta o leque locais a serem visitados) e por ter ficado poucos dias.... preciso voltar e terminar de conhecer paisagens mais que encantadoras... e é claro.. prosear com Tião e Daisy!

mais dicas:
São João Batista do Glória: http://encantosprair.blogspot.com.br/2016/08/sao-joao-batista-do-gloria-o-paraiso.html
Delfinópolis: http://encantosprair.blogspot.com.br/2014/06/delfinopolis-cachoeira-toda-esquina.html

Capitólio: http://encantosprair.blogspot.com.br/2016/09/mar-de-minas-os-encantos-de-furnas.html

Um comentário: