quarta-feira, 3 de julho de 2013

CABEÇA DE BOI

Cabeça de Boi (Santana do Rio Preto) é um pequeno distrito de Itambé do Mato Dentro, situado na Serra do Espinhaço, ao fundo do Parque da Serra do Cipó.

Cabeça de Boi fica há 129 km de BH e seu acesso é pela Br 381, que costuma ter engarrafamentos, principalmente nos feriados. Deve-se entrar na estrada que leva a Itabira, mas antes de chegar no meio urbano, tem que entrar em discreta estradinha a esquerda até Itambé do Mato Dentro.São 35km de terra, mas a estrada costuma estar em bom estado de conservação.


Cabeça de Boi é um cantinho simples, com poucas opções de restaurante e hospedagem, mas muito acolhedor. É possível encontrar pequena mercearia, bares e orelhão. Uma quadra e uma praça compõem o centro e são cercadas por casinhas simples.

A Pousada Serra do Lobo é mais sofisticada, conta com confortáveis chalés e uma cozinha comunitária. http://www.serradolobo.com.br/

Outra pousada muito confortável é a Villarejo.
http://aventuraelazerrodrigo.blogspot.com.br/2011/09/pousada-villarejo-cabeca-de-boi-itambe.html

Outras opções de hospedagem são pensões, sem suítes, que oferecem deliciosos almoço e porções.

Pensão do Candinho 
Telefone: (31 ) 3838-1130 

Casa do Vicente 
Endereço: Povoado Santana Rio Preto , 229
Telefone: (31 ) 3838-1130 

Pousada Pouso da Serra  
Telefone: (031) 38381130 

Como pontos de atração há a cachoeira do Entancado, a da Maçã e o Lajeado. Todos esses pontos são encontrados pelo mesmo acesso, uma estradinha de terra do outro lado da praça pra quem chega de Itambé do Mato Dentro. A estrada não costuma estar em bom estado de conservação e tem que atravessar um pequeno curso d'água, por isso preferi fazer o caminho a pé....mas é muito cansativo, pois são três lugares pra visitar e uma boa caminhada.

O lajeado margeia a estrada, basta olhar pra baixo a direita que se visualiza o rio, as pedras e poços pra banho.
A cachoeira da Maça é gelada, pois bate pouco sol. O poço é muito bom, grande e profundo. A queda d`água é comprida e o visual inesquecível. Para chegar a ela deve-se ir até o final da estradinha, onde você encontra uma prainha e o rio, de modo que não é possível continuar de carro (caso esteja com algum veículo). A trilha segue do outro lado do rio até o entancado. Para a maça deve-se pegar trilha a direita, mais ou menos da altura da trilha que você já consegue avistar o entancado. A trilha a partir da praia é curta. Gasta-se uns 20 minutos nela.


A cachoeira do Entancado tem uma queda que forma deliciosas duchas e um poço. Esta é mais aberta, bate sol e fica também, mas movimentada.

Além desses passeios há a cachoeira do Mandacaru, do lado esquerdo da estrada, uns 700 m antes de se chegar ao distrito. As panelas também ficam próximas a essa cachoeira e oferecem boa hidromassagem. esse locais são menos conhecidos. Quem me levou até eles foi a Silvana, quando ainda construía a pousada Serra do Lobo. Ela pode dar boas dicas de cantos pra ir!



Conhecer Cabeça de Boi é simplesmente fantástico.
Ahhhh e algo legal que aconteceu lá... cheguei na pensão do Candinho com fome e vi um pessoal comendo batata frita. Ahm... salivei e pedi uma porção.. mas eles não tinham batata e me disseram pra ir na pensão ao lado que tinha uma pequena mercearia comprar as batatas que eles poderiam fritar. Algo totalmente inédito pra mim até o momento rsrs casos de Cabeça de Boi




4 comentários: