sexta-feira, 5 de julho de 2013

TABULEIRO

O povoado de Tabuleiro pertence à cidade de Conceição do Mato Dentro, localizada a 190 km de BH. A estrada é maravilhosa, pois atravessa a Serra do Cipó, passa pelo Juquinha e um descampados onde é possível avistar ao longe o mar de morros de Minas.


Para chegar a Tabuleiro é necessário cruzar toda Conceição e pouco antes do asfalto se tornar terra, onde tem uma praça a esquerda, deve-se virar a esquerda e seguir por mais 18 km. Há placas no ponto onde vira para Tabuleiro indicando acesso para vários locais, mas para Tabuleiro mesmo num tem não.




O vilarejo é bem pequeno e espalhado. Não tem um centrinho... apenas alguns comércios (bar e mercearia) em frente a igreja.

Como opções para almoço tem o bar da Cici, bem na frente da ´praça´. O pastel de angu lá é ..é...do tipo impossível de comer um só....


O Rupestre, barzinho super bacana e atraente (rústico, a cara de Minas), também serve almoço, lanches e pastel de angu. O Gil, proprietário, fabrica pães e molhos pra gente poder levar pra casa um 'tiquim' da região.


Algumas pousadas também oferecem refeições, como a Gameleira.
http://pousadadagameleira.com.br/

Outra opção é o Eco Hostel, que tem área de camping e suítes.
http://www.tabuleiroecohostel.com.br/

A pousada das Bromelias, tambem e uma opção com preço acessivel: Zaide 9683 9284

Outra Zaide aluga quartos em sua casa ou a casa toda:9825 6063

O Cristiano ajuda com sugestão de hospedagem, passeios, guias e organização da Travessia:  31 99640-4220. Ele também tem uma casinha para aluguel.

A Zilda tem uma casa dois quartos, simples mas gostosa! 31 99919-1056

Outras casas: 31 99823-5951 (perto do rupestre, toda novinha) e 31 99742-7267 ou 99873-4119 (Neta ou Jerry, em frente a Cici)


Como atrativos.... o mais fantástico é a cachoeira de Tabuleiro, a 3ª maior do Brasil e a maior de Minas, com 273 m de queda. É possível chegar a ela pela parte de cima ou por baixo. Pelo poço em baixo a caminhada de ida é de 2,5 km, mas bem pesada...muita descida na ida e muita subida na volta. A trilha passou por uma reforma e está bem melhor, com degraus, guarda corpo. Para refrescar na volta há uma ducha e  bebedouros na sede do parque.





  Para chegar a parte de cima é necessário guia e um dia inteiro para o passeio (são 8km). Algumas pessoas fazem também a travessia de Tabuleiro para a Lapinha, o que toma uns 2 ou 3 dias (30km). É fácil encontrar um guia em Tabuleiro. (É cobrada taxa de visitação, 5 reais).
















Outro atrativo é o poço Pari, muito convidativo pra quem acaba de fazer a caminhada para Tabuleiro. O poço é enorme e tem um barzim que serve bebidas e comidas. O carro para muito próximo da água e é cobrada taxa de visitação. Há área de camping perto do poço.




Na vila há também um poço no caminho para a pousada Gameleira, em baixo da ponte (acesso gratuito).




Uma trilha pouco antes do poço Pari a direita (no sentido vila - poço Pari) dá acesso à Cachoeira Congonhas, muito alta, com lindo poço e queda muito interessante, já que a água entra numa pedra, a atravessa por dentro e sai abaixo uns 4 m. Na trilha pelo curso d´água há vários pontos banho e inclusive uma cachoeira menor que forma duchas. A caminhada dura uns 30 min na volta sem passar pela água.. na ida é legal ir pela água, mesmo demorando mais.. pois o ideal é ir parando... curtindo....
Essa cachoeira não tem sinalização, é recomendável um guia.





O primeiro ponto de referência e a encruzilhada que leva ao poço Pari. Ao invés de entrar a esquerda e seguir para o poço, continue reto na estradinha até chegar a um ponto final em uma porteira, onde deve estacionar o carro e seguir a pé. Atravesse a porteira e siga a trilha a sua esquerda. 

No alto do morro avistará o cemitério, uma porteirinha e uma casa a sua esquerda. Atravesse a porteirinha e siga a trilha a direita. Passará por uma bica (pode abastecer as garrafinhas) e uma outra casinha com antena parabólica a sua direita. 


Ao chegar nessa casinha, atravesse outra porteirinha, vá até a água e siga o rio. Ha uma trilha logo do outro lado da água, mas se subir o rio passará por vários pontos pra banho e chegará à trilha novamente mais a frente, pois essa segue o rio.


Prainhas, cascatas, poços maravilhosos! 
Quando chegar há uns bancos de areia e há uns poços maiores e complicados de atravessar, pegue a trilha a sua esquerda. Ela fica meio ao alto, mas e só sair da água e seguir a esquerda que a alcança. Ande mais uns vinte minutos e avistará o alto da cachoeira a sua esquerda. 







Conhecer Tabuleiro é uma experiência viciante!!!! Não deixe uma oportunidade passar!

Mais sobre a região:


http://encantosprair.blogspot.com/2013/07/tabuleiro.html?m=1
http://encantosprair.blogspot.com/2017/03/serra-do-intendente-canyon-do-peixe.html?m=1
http://encantosprair.blogspot.com/2017/03/congonhas-do-norte-desbravando-serra-do.html?m=1
https://encantosprair.blogspot.com/2019/02/o-entorno-da-cachoeira-de-tabuleiro.html?m=1

Um comentário: