sexta-feira, 2 de agosto de 2013

CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

Conceição do Mato Dentro já foi conhecida como a Capital do Ecoturismo em Minas. O motivo desse simpático apelido é que fica em Conceição a terceira maior cachoeira do Brasil e a maior de Minas, Tabuleiro, que tem um link específico nesse blog.
Localizada na Serra do Espinhaço, bem na Serra do Intendente, dista 165 km de BH.
http://www.portalcmd.com.br/
A estrada que leva a Conceição é linda e vale uma paradinha no Cipó, seja pra conhecer alguma cachoeira, almoçar ou ver o Juquinha.


A cidade oferece várias opções de hospedagem, desde pensões a pousadas de luxo. O tira gosto mais famoso é o pastel de Angu. O melhor tropeiro é na praça da entrada da cidade e pra quem gosta de algo mais movimentado há o Point.

Na cidade ocorrem excelentes festas! Eu adoro ir no Festival da Cachaça, há produtos para serem experimentados e música ao vivo. 
A cidade tem um estilo colonial muito charmoso!


Com a chegada da mineração o viés turístico diminuiu... muitos homens se mudaram para a cidade de modo que é até difícil arrumar uma casa pra comprar ou alugar e a criminalidade também foi agravada. O dia inteiro passam caminhonetes e caminhonetes das mineradoras pelas ruas. 

Ainda assim, Conceição tem seu brilho. Como todas as vezes que fui pra lá foram fantásticas eu e meus amigos costumamos chamar a cidade de "Con ceis são bão". 

A cachoeira mais frequentada é a Três Barras, uns 12km antes na cidade pra quem vem do Cipó. Na estrada há um trevo incicando Três Barras. É só seguir a estrada de terra e dá pra parar o carro bem pertinho. Exatamente pela facilidade no acesso, costuma ficar cheia, mas a área se ajeitar é grande, o poço também!
 Outra cachoeira de fácil acesso é o Baú. Nessa você encontra pequenas quedas e alguns poços. O caminho fica no sentido do Salão de Pedras. Também costuma ficar cheio mas como são várias as corredeiras é fácil achar um cantinho pra ficar a vontade.

Quando vou a Conceição acho imperdível conhecer a cachoeira do Rabo de Cavalo. São uns 18km de terra em estrada boa, mas a sinalização não é muito boa, é bom perguntar pelo caminho. A caminhada dura uns 40 min mas sem muitas subidas e com bastante sombra, o que impede que seja sentido muito cansaço.







Também dá pra visitar Tabuleiro, o Poço Pari, as cachoeiras Congonhas e Peixe Tolo dentre outras.

Em termos de paisagens, o Salão de Pedras pode proporcionar um ótimo pôr e nascer do sol. Há placas sinalizando, mas é bom perguntar ao chegar mais perto, pois uns novos loteamentos e arruamentos confundem um pouco.




Como sugestões de pousadas: (ddd 31)
Pousada Bandeirantes 3868 1413
Pousada Dona Dalva (pensão simples que adoro, e tem um café da manhã... ah e um almoço!!!) 3868 1143
Pousada Cuiabá 3868 1413
Vale das Pedras 3423 7462/ 9974 1318 www.pousadavaledaspedras.com.br
Serra Velha (tem ótimo restaurante aberto ao público) 3222 2592
Mato Dentro Pousada 3868 1652
Alto do Baú 8819 0359 www.pousadaaltodobau.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário