segunda-feira, 12 de agosto de 2013

IBITIPOCA

Conceição do Ibitipoca, acesso para o Parque Estadual do Ibitipoca.
Mais info: http://encantosprair.blogspot.com/2018/08/conceicao-do-ibitipoca-mg.html

Singelo cantinho de Minas perfeito pra quem gosta de belas paisagens e excelente gastronomia! Ir a esse canto encanta qualquer um!

Localizada a 294 km de BH e a 71 de Juiz de Fora. Deve-se ir até Lima Duarte e de lá seguir 27 km, sendo boa parte desse trecho em estrada de terra, não muito boa na época de chuva.
O site http://www.ibitipoca.tur.br/ tem muitas informações pra orientar o passeio.

Em termos de gastronomia, eu costumo dizer que ao chegar em Conceição do Ibitipoca dá vontade de parar pra comer em todos os bares, bistrôs e restaurantes. Tem pra todos os gostos e cada um é mais fofo que o outro, com cardápios de dar água na boca. Trutas, massas, vinhos e um friozinho maravilhoso. Ah, e num dá pra não leavr pra casa um pão de canela típico!

Vários bares oferecem música ao vivo e muitos eventos interessantes ocorrem na vila, o Ibitipoca blues em agosto, festa junina, festas religiosas, aniversário do parque em julho, Ibitipoca off road em agosto.

Quanto a hospedagem você encontra casas pra alugar por temporada, chalés, pousadas, campings (um fica dentro do parque), seja na vila ou mais afastados. Do simples ao sofisticado.

Na cidade há vários pontos de comércio, lojinhas simpáticas vendem várias lembrancinhas.

No que diz respeito ao ecoturismo, é o lugar certo!
A região é simplesmente maravilhosa. É possível fazer passeios para o parque e para locais vizinhos. Guias podem ser contratados com carro 4x4.
Paga-se pra entrar no Parque um valor em torno de 20 reais, mas há meia entrada para estudante. Há limite de carros no parque, então vá cedo ou pare do lado de fora e caminhe até os atrativos. Grutas e poços pra banho são encontrados.
São três os roteiros e muito bem sinalizados. Existe um bar do lado de uma prainha e várias corredeiras no caminho no circuito das águas. Pra quem não quer andar muito é uma opção.


Assim que começa a trilha do Circuito das Águas (5 km total de ida e volta) já são encontrados pontos pra banho e um fenômeno muito interessante, a água do rio percorre alguns metros dentro do paredão de pedra. É fantástico!



O legal é fazer a trilha das Águas num sentido e voltar por outro, tem sinalização indicando, pois assim você passa por baixo e por cima da Ponte de Pedra. Local maravilhoso que rende muitas fotos!

Vista por baixo da Ponte de Pedra, pra quem vai na trilha pelo paredão.


Vista da Ponte de Pedra pra quem segue na trilha pela prainha.

Ao final da trilha fica a cachoeira dos Macacos, de água gelada com um poção!



O Roteiro Janela do Céu tem início antes de se chegar ao restaurante. São 16 km de caminhada de ida e volta. No começo é muita subida, mas depois fica mais tranquilo. A Janela do Céu é um ponto com linda vista da região, mas ao chegar perto desta preferi ir para a cachoeira que fica a mesma distância mas em bifurcação diferente, afinal, depois de 8 km andando queria muito me refrescar.



A paisagem vale cada passo e manda o cansaço pra longe!!! São encontradas pelo caminho várias grutas para serem exploradas, mas leve uma lanterna!




Outro roteiro é o do Pico do Pião de 11 km com bastante subida. Não deu tempo de conhecê-lo e por isso terei que voltar ao Parque.
Além dos circuitos citados existem o da Vila Souza do Rio Grande, Vila dos Moreiras, Serra das Areias, Vila do Mogol, Lima Duarte e outros. Nossa.... são vários os motivos pra eu voltar!!!

Pra quem não quer andar muito mas que ter uma linda vista da serra, suba somente até o cruzeiro da trilha da Janela do Céu. A vista é linda, a brisa deliciosa e ainda há uma gruta massa na parte de trás seguindo a trilha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário