terça-feira, 26 de setembro de 2017

BORBULHA, Divisa Pará e MT

O lugar conhecido como Borbulha é incrivelmente encantador. Perdido... no meio de uma fazenda na divisa entre Mato Grosso e Pará, mas já no lado paraense.

 
Detalhe para a borbulha (água nascendo) logo abaixo na foto!


  


 

A melhor expressão para definir esse cantinho é: Oásis Azul.
Atualmente é controlado o acesso para o turismo e  é importante zelar pelo espaço. Recolher o lixo, não tumultuar, fechar as porteiras, etc. A entrada custa 15 reais.

Há uns tablados de madeira para deixar as coisas de uso pessoal e um deck com trampolim. Foram instaladas churrasqueiras para uso do turistas.
Está sendo servido almoço por 25 reais e são comercializadas bebidas (por um preço mais salgado).



 
O acesso não é fácil, mas dá para chegar. Eu fui por Guarantã do Norte (uns 100km do Borbulha), no Mato Grosso. Deve-se seguir a estrada até passar por toda a Serra do Cachimbo (cujo trânsito de caminhões é intenso e tem muitas curvas) sentido Pará. Passa por uma Sefaz, uma antes da divisa.
Logo no pé da Serra do Cachimbo fica o posto com o restaurante Campeão, do lado esquerdo da estrada. Nesse posto dá para almoçar, comer um pastel delicioso e pegar informações. Esse restaurante é o local mais perto com wi-fi, banheiro, comidas e bebidas.

Passando o posto, segue em frente na estrada rumo Pará por mais ou menos 35km. Passa mais uma Sefaz já no lado do Pará e pela entrada de uma Base Aérea. Por volta do KM 35 depois do Campeão tem uma placa a direita, meio discreta, indicando Fazenda Favareto. A partir daí tem que ficar atento, pois deve-se entrar na entrada da fazenda, junto da próxima placa da fazenda Favareto, ontem tem uma porteira grande, com um mastro alto de cada lado da porteira.
Logo ao entrar nessa estrada começa um areal a direita. Parece que não é para entrar lá, mas É! O acesso é exatamente pela estrada de areia fofa. Devido ao acesso difícil, o ideal é ir em carro 4x4. São 9km no areal.
Agora tem uma placa indicando um outro acesso, FAZENDA DA BORBULHA. A placa fica um pouco antes da entrada descrita acima, mas a estrada ainda é de areia. Alguns trechos dependem de um carro alto ou com tração 4x4. Ficou mais fácil chegar.
Quem vai com carro baixo, melhor entrar em contato com o responsável pela fazenda, sr. Zilmar. Ele busca na estrada antes do Areal, ajudando o acesso ao Borbulha. Telefone: 66 99902-3821



Já quase no final, a estrada dá de frente a uma cerca. Daí já dá para ver quando tem carros estacionados perto do Borbulha. Deve-se manter a estrada a esquerda, margeando a cerca e entrar em seguida a direita, meio que dentro do curral da fazenda. No curral tem uma porteira a direita. Entra nela, para o lado contrário ao da casa, meio pelo pasto e anda uns 300m rumo um amontoado de árvores.

                         

 



O carro fica parado nas árvores, bem no início da trilha. A trilha é fácil de achar, pois como o lugar é meio brejão, ficam tábuas ajudando os visitantes a não afundarem o pé na lama! As tábuas indicam o caminho, que tem uns 150m.







Ao final da trilha a visão é deslumbrante! Não dá para acreditar que é verdade, aquela água azul, aquele deck de madeira com o trampolim perdidos no meio de uma fazenda!

O poço tem uma parte rasa e uma parte bem funda, com mais de 4m de profundidade. Nessa parte fica borbulhando a água no fundo, nascendo como uma ressurgência. Se bate palma perto dessa parte, borbulha mais ainda.


 

 



Obs.: todas as fotos estão sem filtro. O azul é esse mesmo!
Obs.: leve muito repelente, mas evite usá-lo antes de entrar na água para preservar mais a natureza! Além disso, na água os mosquitos não incomodam!

Mais informações Sr. Zilmar Telefone: 66 99902-3821

Conhecer o Borbulha é se encantar com as belezas da Amazônia. Saí de lá pensando.. em quanto lugar maravilhoso como esse deve haver por aí.. perdido....

16 comentários:

  1. Oi, pessoas! Estava pesquisando destinos naturais próximos a Guarantã e encontrei sua postagem, o que foi muito útil! É realmente muito lindo! Irei visitar em breve, também. Só a questão do repelente... Como trata-se de uma nascente, seria bom não utilizá-lo antes de entrar na água, a não ser que sejam os naturais. Aí mega liberado. De resto, perfeito! Muito grata pelas informações! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! Aproveite muito desses locais lindos perto de Guarantã! De fato na água nem é necessário o repelente! Os mosquitos agem na parte seca! Aí sim atacam rsrs
      Bom passeio

      Excluir
  2. Muito bonito, um lugar desse é uma terapia de de corpo e alma.

    ResponderExcluir
  3. Como entro em contato com o caseiro para ter acesso ao local?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, o caseiro que fica lá atualmente não é mais o mesmo. Não tem um contato com quem conversar lá. Só indo mesmo.... na sorte.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Não sei o km exato. Passou o posto campeão no pé da serra do cachimbo (do lado do para), após a base aérea, comece a ficar atento ao lado direito da rodovia e haverao placas.

      Excluir
  5. Eu Conheci este cantinho do paraiso é muito Top.

    ResponderExcluir
  6. Você sabe me informar se está aberto a visitação durante a semana toda. E quais horários. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Ola. Da última vez que estive lá (Nov 2017) não havia nenhum controle de horário ou de dias. O dono colocou umas placas e estava começando a organizar o acesso. Não sei se colocou alguma limitação. O local era bem ermo, não tinha um número de contato nada. Mas acredito que qualquer dia e horário da para visitar.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, estive lá mês passado 06/2019 e realmente é lindo o local.
    Algumas observações se fazem necessárias:
    Agora existe uma cobrança de 10,00 por pessoa e há 4 ou 5 quiosques a 30,00 para você fazer um churrasco e deixar as coisas sob a sombra.
    Fomos em uma camionete 4X4, caso não seja assim nem vá, porque não consegue chegar. Haviam vários carros assentados nos bancos de areia. Caso a pessoa fique presa e consiga fazer contato com o dono, ele vem socorrer com a camionete dele, mas o carro acaba ficando encostado onde parou. Segundo o caseiro, na época das chuvas os bancos de areia são mais assentados e dá pra ir de carro mais baixo.
    Fomos em um Domingo e já havia umas 30 pessoas ( entre adultos e crianças), mas muitos haviam desistido pelo caminho.
    Mesmo assim, vale a experiência. Lugar maravilhoso.

    ResponderExcluir
  9. Oi gostaria de saber sobre agendamento

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Olá, eles não tem pousada. O local mais próximo para dormir é na cidade de Guarantã do Norte.Você agendar o almoço, a visita não precisa ser agendada. No texto tem o telefone do responsável pelo local. Bom passeio!

      Excluir
  11. Tem um contato no google de lá. 66-99902-3821

    ResponderExcluir