segunda-feira, 17 de junho de 2013

AIURUOCA MG

Aiuruoca (ninho do papagaio).... cantinho maravilhoso no interior de Minas! Cidade situada na Serra da Mantiqueira, proxima de outros lugares encantadores, como Baependi, Sao Tome das Letras, Alagoa e Caxambu, mas longe 420 km de BH pela rodovia Fernao Dias.  A cidade tem um ar místico e boa opções pra quem quer relaxar a alma.




http://www.aiuruocamg.com.br/site/

A cidade é pequena e com boa estrutura de pousadas e restaurantes.
A pousada Ajuru oferece vans para passeios e boas dicas. http://www.ajuru.com.br/

É possível pescar em pesque pague, comer trutas (que eu adoro) e curtir o frio!!!!
Como opção de hospedagem existem casas para alugar, pousada muito finas e outras mais simples, tanto na área rural qual na zona urbana.

Para as noites de domingo o forró alegra a praça. Duplas tocam depois da missa e animam os moradores que dançam e se divertem.


Pra quem quer tranquilidade, sugiro alugar o chalé do Antonio Helio e da Mari na comunidade do Matutu. O chalé é rústico e o único alugado pelo casal. Possui uma cozinha, varanda, acesso à internet, banheiro e piscina. O café da manhã é incrível!!! São vários os quitutes feitos pela Mari e produzidos por ela em sua horta. A hospitalidade é também uma marca!!! O contato é 35 9939 1787

Como sugestão de restaurante não vou fugir do óbvio... o restaurante do Kiko e Kika, logo no começo da estrada de Aiuruoca para Alagoa é excelente. O principal prato é a truta defumada, que você pode pedir acompanhada de diversos molhos e pão, ou com verduras da horta e outros acompanhamentos para almoço. Além da comida ser divina, o ambiente e a simpatia dos donos contagiam. É possível comprar trutas defumadas ou não para levar.

Outra sugestão..excelente para as noites... é a pizza do Aroma da Serra, restaurante rosa na praça. O preço é bom, é possível sentar na praça e na calçada.

Durante o dia escolhi comer todos os dias em uma lanchonete simples... serve pasteis, porções, açaí, almoço. A comida é deliciosa e a simpatia dos donos é maravilhosa. Essa lanchonete fica na rua a esquerda da praça, seguindo por um quarteirão apenas bem a direita.

No Matutu a Tia Iraci faz excelente comida mineira, Antonio Helio e Mari vendem pães, geleias, pizzas e comida vegetariana. Na cooperativa local são encontrados produtos básicos e lindos artesanatos! Na loja do Paiol são encontradas lembrancinhas e artesanatos locais.

                         Loja do Paiol

Cooperativa

Escola do Matutu





A comunidade do Matutu é fantástica!!! Possui um alto nível de organização. não tem muita estrutura, mas são encontradas ótimas pousadas no seu caminho. A noite nada funciona no local.

A festa mais famosa é o carnaval, mas esse acontece uma semana antes do tradicional, estratégia usada para burlar as opiniões e críticas de quem não aceitava festa tão profana rsrs... assim em Aiuruoca o carnaval ocorre uma semana antes.. e depois.. no feriadão... não há baile de carnaval.

O ecoturismo é o ponto forte!!!!!! São muitos os picos e cachoeiras a serem visitados.
Para os picos é necessário guia. O Pico do Papagaio requer bom preparo físico e 8h de caminhada.



O Pico Cabeça de Leão, 3hs. Esse é bem próximo do Vale do Matutu.

As estradas são boas e em muitos locais pega celular.
A Cachoeira dos Garcias é uma das mais visitadas... também.. é linda!!!Dista 16 km da cidade! Para ir até ela a trilha é sinalizada e muito íngreme, mas toma apenas uns 15 min de caminhada. A estrada usada é a que da acesso ao lado contrário do Pico tendo como referência o Matutu. Tem que sair da cidade e no trevo entrar a esquerda. Virar novamente a esquerda após o bairro Raia, seguindo sentido serrinha/ Parque Estadual Pico do Papagaio. Em uma bifurcação, seguir a estrada da direita, mais ou menos no km 10. Depois pode parar o carro proximo a um mata-burro com uma porteira e caminhar a sua esquerda. A queda da cachoeira é grande e o poço também, além de haverem corredeiras agradáveis de passar o dia. Assim, mesmo estando muito cheio, o ponto turístico é delicioso!







Na volta do Vale dos Garcias (pela estrada, tem uma placa a direita) fica o poço do Joaquim Bernardo. Cercado por araucárias, vale a pena conhecer!



Um outro poço gostoso para o fim de tarde, especialmente pra quem tem crianças é o pocinho, próximo da cidade na estrada para Alagoa. Lá tem banheiros, um bar que serve porções, bebidas, pastéis e refeições.


Próximo à Cidade tem a cachoeira do Deus me Livre (devido à água gelada e muita sombra). Para chegar esse cantim deve-se seguir a estrada que vai para Alagoa mais ou menos 4km (passa em frente ao pocinho). Quando ver umas pedras grandes a esquerda e uma fazenda com um curral a direita, pode para o carro, entrar na fazenda e seguir  a trilha no pasto que leva até a mata. A trilha na mata pra chegar a cachoeira é meio escorregadia, mas são gastos apenas uns 10 min. A caminhada é rápida.




Outra cachoeira top é a do Batuque, e costuma ficar vazia, também... é econdida.
No km 7 da estrada que vai para o Matutu, entrar a direita para a pousada Batuque. Após, seguir a estrada a direita até o fim e chega-se ao quebra-costela com a placa. A estrada não é muito boa não. O poço para nadar não é muito legal mas a queda forma umas duchas muito gostosas! O local é muito bonito!






A cachoeira dos Macacos fica no caminho para o Matutu, após a pousada Ananda e antes da Mandala das águas. Deve-se ficar atento a um quebra costela à esquerda na estrada, logo depois de uma ponte de concreto (20 metros). A caminhada é de uns 10 min e tranquila. Não há um poço para nadar, mas corredeiras e ótimos pontos pra tomar sol!





A cachoeira das Fadas é uma ótima opção de fim de tarde pra quem está hospedado no Matutu. Ela fica quase na beira da estrada, onde há um quebra costela a direita após subir o morro a direita da cooperativa do Matutu. O poço é ótimo e queda d`água forma uma boa ducha!



A cachoeira do Fundo chama a atenção de todos que chegam ao Vale do Matutu. Imponente queda que desce a serra é avistada de longe. São mais ou menos uma hora e meia de caminhada pesada, pois são várias as subidas. Para não desanimar, há uma cachoeira no caminho, no meio da mata, em um bom local para descanso e refresco.
A trilha a ser seguida é a que passa na frente do casarão Matutu. Após mais ou menos 30 min de caminhada deve-se entrar a esquerda em uma discreta porteira, de frente a uma casa. Se errar e seguir em frente em uma trilha bonita calçada com pedras, não se preocupe, encontrará uma pousada onde tirar dúvidas.
O passeio é maravilhoso, cada vista!!! A cachoeira no fim promove sentimentos incríveis!





No Matutu existem outras três cachoeiras que apenas podem ser visitadas acompanhadas de guia local da comunidade. Informe-se com Lázaro.













Outras opções de cachoeira são a Duas Quedas e a Lage. Para se chegar a essas não há placas... siga as informações abaixo disponibilizadas pela Sra. Maria Amélia da pousada que me hospedei (Recanto das Flores).
As duas estão na beira da estrada. A Duas Quedas é deliciosaaaaaaaaaaaaa quero voltar lá!
                                          Lage

                                                                                   Duas Quedas

















Dicas de Dona Maria Amélia!




A dona Maria Amélia é encantadora. Simpática. Sua pousada e o café da manhã são simples e deliciosos. 


Se tiver a oportunidade de ir a Aiuruoca, aproveite-a. Se não tiver... crie uma oportunidade e não vai se arrepender!!!!!!!!!!!!!!

19 comentários:

  1. Olá, as dicas, comentários e tudo mais sobrenAiuruoca estão mito bacanas. Parabéns. Estou indo pra lá agira no carnaval e vi que vcs assim como eu farei, levaram seu cachorro. Queria saber se lá é permitido ir com cachorro nas cachoeiras e demais lugares que vcs falam ou se é como Ibitipoca, que não pode em alguns lugares. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evandro. Lá não tem um sistema de controle de acesso na maioria das cachoeiras e por isso é possível sim ir com cachorros. O importante é ter bom senso mesmo, e cuidar para os demais turistas não sejam incomodados ou fiquem assustados, evitar deixar sujeiras, coisas que devem ser observadas por todos, afinal, tem muito turista que incomoda mais os animais rsrs. Boa Viagem.

      Excluir
  2. Obrigado. Chegamos em Aiuruoca ontem e vamos aproveitar suas dicas. Abs

    ResponderExcluir
  3. Chegar lá a estrada é boa? dá para pessoa mais velha fazer passeios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Ana, a estrada até Aiuruoca a estrada é boa e de asfalto. As estradas até as cachoeiras são de terra e algumas são muito próximas da cidade e em boas condições. A estrada para os Garcias e para o Matutu são as mais longas e em pior estado. Quando estiver na região, se informe com moradores. Quanto ao acesso para pessoas mais velhas. As cachoeiras que são mais fáceis de chegar são: a do Macaco e das Fadas, ambas no Matutu (possuem trilha curta) e a Duas Quedas (o carro para na beira da queda d'água). Na cidade tem uma represa gostosa e que tem um barzinho (chamam de pocinho). Além de ser perto da cidade, o carro para ao lado da entrada do pocinho.
      é possível sim uma pessoa que tenha mais dificuldade em se deslocar aproveitar Aiuruoca. Basta escolher melhor os passeios.
      Att
      Natalia

      Excluir
  4. Seria melhor ficar em Matutu ou no centro? Irei com meus pais e meus tios. Estamos procurando onde ficar, o carro do meu pai é baixo.

    ResponderExcluir
  5. Queria na verdade alugar uma casa para temporada, será que tem?

    ResponderExcluir
  6. Seria melhor ficar em Matutu ou no centro? Irei com meus pais e meus tios. Estamos procurando onde ficar, o carro do meu pai é baixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Matutu não tem muita estrutura. As pousadas são muito boas, mas se quiserem sair pra comer ou algo do tipo, terão que ir até a cidade. com carro baixo, em época de seca, é bem tranquilo. Apenas se chover muito é que a estrada fica ruim. Ai depende do perfil da sua familia. Se quiserem ficar descansando, fazer caminhadas entre as araucarias, o Matutu é ótimo. Se quiserem passeios mais urbanos, não ficar só na zona rural, ai a cidade é melhor. A cidade é um ponto mais central para acessar as cachoeiras. Tem algumas que para ir do Matutu para elas, tem que voltar para a cidade e acessar outras estradas de lá.

      Excluir
  7. E casas para alugar para temporada no centro tem? Pra quem não vai de carro tem ônibus de turismo ou algo parecido?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, eu não conheço alguma casa para aluguel no centro, mas acredito que tenha nas altas temporadas. O pessoal da cidade é muito simpático, como sugestão... ligue em alguma pousada e pergunte. Na cidade tem uma agencia de turismo que faz passeios em grupo e deve conhecer alguma casa para temporada.

      Excluir
    2. a pousada que possui a agencia de turimos chama Ajuru. Acima tem o site!

      Excluir
  8. Boa noite, estou querendo ir no carvaval, com uns amigos para lá. Sabe me dizer se rola algum movimento lá? As cachoeiras valem a pena? Sabe onde posso achar uma casa pra ser alugada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marina
      em Aiuruoca o carvanal acontece uma semana antes da data tradicional. Segundo os moradores da cidades um padre, ha muito tempo, implicava com a festa, assim passaram a fazer antes afirmando que nao se tratava de carnaval. Durante o carnaval mesmo nao tem nada.... mas a cidade fica com um movimento gostoso nos bares.
      Quando às cachoeiras, valem muitooooo a pena! Na minha opinião, Aiuruoca tem algumas das mais belas cachoeiras e paisagens do sul de Minas!
      Sobre casa, eu conheço apenas o chalé descrito no texto descritivo acima, mas acredito que na temporada algumas pessoas devem alugar casas sim. Como o pessoal de Aiuruoca é muito hospitaleiro, acredito que se perguntar por telefone na Pousada Ajuru cujo site consta acima ou em qualquer outra pousada, quem te atender terá prazer em dizer se conhece alguma opção de casa!
      Conheça esse cantinho de paraíso e me conte como foi!

      Excluir
  9. Oi Natalia, tudo bom? Você sabe dizer se nos restaurantes, bares, pousadas, etc aceitam cartão? Ou somente é no dinheiro mesmo? Alguma dica de local para comer? Muito obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Maria Stella, alguns locais aceitam sim. Dessa forma e possível escolher um lugar que aceite. A pizzaria da praça, que oferece outros pratos também, aceita cartão e é bem gostosa, principalmente os tira gostos. O restaurante Kiko Kika é perfeito! O ambiente e as trutas são deliciosas. Existem vários outros restaurantes e bares mais simples, com bons preços e que nem sempre aceitam cartão. Quanto às pousadas, a última que eu fiquei era bem familiar e não aceitava. Algumas na zona rural também não aceitam. É melhor confirmar antes de ir, mas na cidade você encontra bancos.

      Excluir
  10. Ola, muito legal esse trabalho de vcs. Ja estive na Fragaria(itamonte) pescando trutas no fly e soltando as mesmas,gostaria de saber se em Aiuruoca, no rio, tamvem encontra as trutas arco-iris e se posso pescar praticando o cast-release (pesque-solte), na fragaria é permitido essa modalidade de pesca, o flyfishing. Obrigado, abraço e parabéns pela reportagem.

    ResponderExcluir
  11. Por favor notifique-me pelo email jdfillo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir