quinta-feira, 13 de junho de 2013

Santo Antonio do Itambe MG

Pra inaugurar... encantadoras as cachoeiras de Santo Antônio do Itambé... que fica a 252 km de BH via Serra do Cipó e 352 km via Curvelo.
A cidade fica no pé do Pico do Itambé, que agora fica no Parque Estadual que leva o seu nome e possui 2002 m de altitude.http://www.ief.mg.gov.br/areas-protegidas/206?task=view
A cidade tem aproximadamente 5000 habitantes. Ahhhh la só pega telefone Claro!
A estrutura para o turismo ainda é precária, mas os pontos turísticos são muito bem sinalizados!
Tem um bar legal, do Rildo, estilo quiosque no Posto Zema, logo na chegada da cidade (pra quem vem de Serro).

A dona Ná Gonzada vende pastéis e tropeiro maravilhosos, além de oferecer uma boa prosa e ainda ter uma lan house!

Restaurante com linda vista pro por do sol e comida deliciosa é o do Cácio. Distante do Centro, tem que pegar a rua das cachoeiras e virar a direita onde tem as placas de indicação dos pontos pra banho. Depois, ao chegar às antenas é virar a direita e no alto do morro você já pode ver a casa avermelhada que é o restaurante. O Cácio e sua esposa Valdinete possuem também suítes de primeira! Tudo novinho, pois acabaram de inaugurar (maio/2013). O telefone de contato é 33 8835 3988.

Uma pousada mais central e comercial é a Pé da Serra cujo contato é 33 3428 1226. As suítes são boas, com tv.

Há ainda a possibilidade de se hospedar no camping ou chales da Cachoeira da Fumaça, parte baixa. Lá também há um restaurante, que serve sob encomenda, delicioso frango ao molho pardo! Os telefones de contato são 33 8870 0706 ou 33 8819 0712.
A cachoeira da Fumaça parte baixa é linda! Alta e com ótimo poço. O acesso é fácil, 3 km do centro. A cidade tem placas que não permitem que você se perca. É possível deixar o carro no restaurante e caminhar em trilha tranquila por uns 10 minutos. Depois deve-se subir o rio por pedras mais uns 5 minutos.


A parte alta da Fumaça também vale a pena conhecer, mas a estrada é um pouco pior e os pontos pra banhos são mais perigosos. A trilha é ingreme mas demora apenas 5 minutos.



O 32 é um poço grande que tem muito proximo à cidade e com várias áreas para se fazer churrasco. Pra chegar nele basta entrar a direita atras da igreja e seguir uns 800m. Tem até uma prainha de areia branca e fina!

A Ponte de Pedra é uma espécie de lageado. É possível parar o carro na beira! São vários pontos ótimos pra banho e fica a apenas 2km do centro.


A Cachoeira Água Santa fica dentro do Parque, onde não é possível beber ou fazer churrasco. A trilha é tranquila mas na volta pede um pouco de resistência para subir até a estrada. São mais ou menos 800m de trilha. Não é cobrada taxa de visitação e fica há aproximadamente 4km do centro.

Além das cachoeiras, é possível subir o pico, desde que acompanhado de guia. Ou... só tomar uma cerveja e comer uma linguiça caseira no bar do Rildo no Posto Zema admirando a paisagem.


https://encantosprair.blogspot.com/2019/10/entre-serro-e-diamantina-mg.html

3 comentários:

  1. mandou bem nas informações do post Natalia ( telefones e distancias )

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Tudo bem??
    Estou programando uma viagem ao Pico do Itambé.... Saberia me dar algumas informações sobre onde acampar, como consigo autorização para entrar no parque....
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marina. existem dois caminhos para subir o Pico do Itambe (ambas necessitam de guia). Uma é por Santo Antônio do Itambé. Lá conheci duas pousadas a do Cácio com otimo restaurante (vale a pena ir la so para almoçar também) e mais afastada do Centro (telefone de contato é 33 8835 3988) e a Pé da Serra cujo contato é 33 3428 1226 (no centro).
      Há ainda a possibilidade de se hospedar no camping ou chales da Cachoeira da Fumaça, parte baixa. Lá também há um restaurante, que serve sob encomenda, delicioso frango ao molho pardo! Os telefones de contato são 33 8870 0706 ou 33 8819 0712.
      Na cidade você encontra guias disponíveis.


      (Só conheço pessoas que foram via Capivari.)
      Além da ida via Santo Antônio você pode ir por Capivari, pequeno vilarejo de Serro. Pra chegar lá basta pegar a estrada de asfalto para Milho Verde e após 3 Barras entrar na bifurcação a sua direita. Ai são mais 11km de terra em estado...não muito bom..mas da pra ir com carro baixo. Em Capivari há um receptivo onde você encontra guias (senão procure informações no armazém). O vilarejo é pequeno, alguns moradores alugam quartos e servem refeiçoes. Outra opção é se hospedar em Milho Verde, onde há mais estrutura.


      Tanto Capivari quanto Milho e Santo Antônio valem a visita pelas belas cachoeiras.
      Veja os posts a baixo e detalhe, a foto de fundo deste blog é do pico do Itambé visto de Capivari.

      http://encantosprair.blogspot.com.br/2013/08/milho-verde-mg.html

      http://encantosprair.blogspot.com.br/2013/09/capivari-serro-mg.html

      Excluir