domingo, 23 de junho de 2013

PARQUE DO RIO PRETO

O Parque do Rio Preto fica em plena Serra do Espinhaço, no município de São Gonçalo do Rio Preto, depois de Diamantina uns 60 km, no caminho para Turmalina, passando por Couto de Magalhães de Minas. (350 km de BH)
São 14 km de terra até o parque. Esse trecho é bem ruim... eu ia me hospedar na cidade e desisti de ir e voltar ao parque por dois dias. Assim resolvi me hospedar nos chalés que ficam no parque mesmo. 
São alguns chalés com cinco camas, banheiro, varanda e frigobar. Também há área de camping com churrasqueiras na beira do rio com praia.
Importante: leve roupa de cama e banho! O preço da hospedagem varia com relação ao número de hóspedes. Na época, janeiro de 2011, custava 100 reais para cinco pessoas.

 O café da manhã e demais refeições são servidas no restaurante do parque que é terceirizado e nem sempre fica aberto, somente em períodos de maior movimento. Como não há nenhum outro comércio no local, caso o restaurante esteja fechado, é melhor se hospedar na cidade que conta com pousadas, pensões e restaurantes. O preços são bastante acessíveis.
http://www.minasgerais.com.br/destinos/sao-goncalo-do-rio-preto/

Pousadas: http://www.descubraminas.com.br/Turismo/DestinoServico.aspx?cod_destino=144&cod_servicotipo=4

A organização do Parque surpreende. Ao chegar é cobrada taxa de visitação (cinco reais em 2011) para aqueles que não se hospedarão no Parque.
Alguns atrativos podem ser visitados sem a necessidade de acompanhamento de guia, poços e praia. Outros pontos, as cachoeiras, somente podem ser conhecidos com guias do parque. 
Guias saem diariamente pela manhã para as cachoeiras.  
Tel do parque: (38) 9976-5621 e (31) 9891-3571






As cachoeiras são fantásticas. É possível conhecer as duas no mesmo dia. A caminhada é um pouco puxada, dura o dia todo e tem trechos na beira da água e sobre pedras. Importante levar água e lanche.



A cachoeira do Criolo tem um poço melhor pra banho e uma praia. Os peixes ficam nos mordiscando enquanto nadamos. 



A cachoeira da Sempre Viva tem uma queda muito gostosa! Forma duchas e duchas, mas o poço não fica logo abaixo das quedas, mas após certa continuidade do curso d`água,



Um marco da estrada real é encontrado no Parque no meio da mata, pouco após a portaria à esquerda. Do marco é possível visualizar o vale do rio. A vista é encantadora!





Nenhum comentário:

Postar um comentário