terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Morro de São Paulo - BA

Morro de São Paulo.. só de lembrar desse cantinho da vontade de suspirar.... morro de saudade...

Pra chegar a Morro de São Paulo (localizada na ilha de Tinharé que pertence ao município de Cairu) deve-se pegar um barco (2 a 3h de duração por 82 reais) ou lancha rápida (1h30m a 2h) em Salvador. Devido ao balanço do mar e o tempo de duração, recomendo tomar remédio pra enjoo, especialmente os que não provocam sonolência para melhor aproveitamento do passeio e paisagem.

Outra opção é ir de lancha por Valença (30 a 40 min), Atracadouro (20 min) e outras cidades do entorno. O valor nessas localidades varia de 15 a 20 reais e a lancha nesses casos balança menos.

Ao chegar em Morro chama a atenção, ainda do barco, o imponente portal que fica no cais.

 Além do Portal, outros pontos marcam a história de Morro de São Paulo: o forte, a igreja de Nossa Senhora da Luz, o portal da rua da Fonte Grande e a Fonte Grande (onde dizem que Pedro II tomou banho com uma Marquesa).






                        Fonte:                                 


O povoado é puro charme, o que faz com que haja intenso movimento o ano inteiro, tanto de brasileiro quanto de estrangeiros.
Pousadas, restaurantes, lojas, feira de artesanato, lanchonetes, mercados, agências de turismo, hostels, povoam as principais ruelas, onde não transitam carros. Isso mesmo... em Morro não há carros. O caminho até as pousadas é feito a pé  e carrinhos de mão, levados pelos membros da associação de moradores locais trasportam bagagens dos visitantes. Os membros da associação também ajudam com a sugestão de hospedagem, alimentação e passeios. Todos são muito simpáticos e prestativos. Não são cobradas por eles taxas pré-definidas. O valor da gorjeta é decidido pelo cliente.

Existem todo tipo de pousadas e restaurantes. Mais elegantes, mais simples, com preços acessíveis ou não.... campings e hostels. Próximo à praia os preços costumam ser mais elevados.. e como tudo em Morro é acessado a pé... não faz muita diferença ficar na vila ou na praia...pois quem fica na praia a noite vai até a vila onde concentram-se os restaurantes e que fica na vila, durante o dia vai até a praia...enfim de todo modo todos têm que se deslocar. Existem alguns pontos de hospedagem que ficam no alto de morros... esses...pra quem não quer caminhar...devem ser evitados.
Ao caminhar pela vila nãos e assustem com o número de becos. Como não há trânsito de carros, as únicas ruas mais amplas são a principal e a da Fonte, as demais são becos que chegam a confundir um pouco os turistas.
Já me hospedei lá no camping da Dona América (que também tem quartos por mais ou menos 75 reais por pessoa ao lado da Fonte Grande, verão 2014/2015), aluguei um casa cujo contato perdi... por um bom preço mas no alto do morro, na última vez que fui fiquei na Pousada dos Pássaros e foi uma estadia perfeita com preço melhor que o de alguns hostels que olhei: 60 reais por pessoa (verão 2014/2015) com ar condicionado, frigobar, varanda, café da manhã e ventilador, quarto para 3 pessoas. A pousada é perto da Fonte Grande. Contato: www.pousadadospassarosmsp.com.br 75- 3652-1170.
O aluguel de casas fica em torno de 50 reais por pessoa (verão 2014/2015). Contato de uma casa: Marinaldo 73 8172- 2809

Sobre as praias...são todas lindas, com estrutura e sem ondas, todas são como piscinas quentes e transparentes.
As praias se dividem com os nomes primeira, segunda, terceira e quarta. Além dessas têm a praia do Encanto (quinta) e Garapuá (sexta) e Gamboa.
A primeira praia é a menor e é nela que cai a tirolesa que desce do alto do faro (40 reais no verão 2014/2015).
 


A segunda praia, continuidade da primeira praia é onde concentram-se as baladas da noite (exceto quarta feira onde a balada é no teatro no meio da mata) e o maior número de barracas de praia. Os preços não estavam muito salgados não. Em janeiro de 2015 um peixe inteiro com salada, farofa e vinagrete estava 40 reais. A tardezinha grupos de jovens se reunem na praia e tocam violão, formam panelinhas de conversa, jogam futebol, etc.
                                                                                    Segunda praia vista da tirolesa:

                                                                                    Segunda praia na maré baixa:




A terceira praia é de onde partem os passeios de barco. Como nela ficam os barcos e há muitas pedras, não é boa para banho. Também existem bons restaurantes e pousadas nessa praia. Ela é a continuidade da segunda praia.
A quarta praia ainda é tranquila de ir a pé e tem barracas deliciosas. É mais tranquila e menos movimentada. Pra quem quer sossego, é uma ótima pedida.

A quinta praia ou praia do Encanto é pouco frequentada e conta com menos estrutura. Garapuá ou sexta praia tem restaurantes e pousadas, além de guardar um charme particular e uma tranquilidade que atraem turistas que querem descansar. Devido a distância dessas, melhor ir de barco ou 4x4 oferecidos em agências de turismo locais.
O passeio de volta a ilha de Tinharé tem uma parada nas piscinas de Garapuá, onde mesmo longe da praia, tem um bar flutuante.


A praia de Gamboa é procurada especialmente durante o pôr do Sol. Há passeio de barco até lá mas é possível ir a pé. Nesta praia as pessoas tomam banho de lama, observam as rochas e as falésias. 
Outro lugar interessante parte curtir o belo pôr do Sol é o bar Toca do Morcego, que tem localização privilegiada para a observação e fica no caminho do farol. É cobrado 10 reais de entrada pois há música ao vivo no local. 
No alto do farol a sua esquerda também fica um mirante para admiração do pôr do sol.



As baladas em Morro também são um atrativo pra quem quer curtição. Todo dia tem festa, seja na segunda praia, seja em Gamboa (com acesso de barco incluso), no teatro ou em barcos. Durante o dia é fácil se informar sobre a badalação.

Pra quem não quer farra, bares e restaurantes têm música ao vivo e passear pelas ruelas e feira de artesanato também são uma boa pedida.

Pra quem quer emoção, basta se arriscar na tirolesa, no passeio de caiaque até a ilha do Caitá (terceira praia), Stand up ou banana boat.
Enfim.... não percam qualquer oportunidade de conhecer esse cantinho de Morro de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário