terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Volta a Ilha de Tinharé. De Morro de São Paulo para Boipeba

Se estiver em Morro de São Paulo ou se tem dúvida se vai pra lá.... conheça o passeio de volta a ilha de Tinharé e não perca!!!!!!!!!!!!!!

O passeio no verão de 2014/2015 custava em torno de 100 reais. Para grupos maiores é possível fechar uma lancha. Consegui o passeio por 80 reais com o Ney Assunção (75) 8206-6949 (claro), 9942-8040 (vivo) e 9186-7985 (tim) neytiko@hotmail.com.
As lanchas contam com caixas térmicas pra quem quiser levar bebidas, em todas paradas existem bares, mesmo nas em alto mar.

A partida é na terceira praia, entre 9 e 10h da manhã. O retorno é no cais por volta das 17h.

A primeira parada dura mais ou menos meia hora e é nas piscinas de Garapuá (sexta praia) onde tem um bar flutuante com tira-gostos e bebidas. A água é transparente e a vista da vila na praia é linda! As piscinas são quentes e rasas devido a maré baixa.



A segunda parada é nas piscinas de Moreré (já na ilha de Boipeba) e dura mais ou menos meia hora. Lá também tem um bar e como a maré já subiu um pouco, a água fica um pouco mais profunda e o uso do snorkel ajuda na visualização dos corais e pequenos peixes.








Após o passeio nas piscinas a lancha chega até a praia da Cueira em Boipeba. Quem quiser pode descer, almoçar por lá (o prato famoso é o lagostim) e caminhar entre meia hora/quarenta minutos até a praia da Boca da Barra para encontrar a embarcação ou ir na lancha mesmo até Boca da Barra. Essa parada dura 2 horas e é para o almoço.
A praia da Boca da Barra, na ilha de Boipeba, é a principal da vila local e conta com muitos restaurantes deliciosos. A moqueca de camarão (para duas pessoas mas serve três), por exemplo, custava em janeiro de 2015 mais ou menos 65 reais.
Essa praia fica no encontro do Rio do Inferno com o mar. Esse rio separa as ilhas de Tinharé e Boipeba. Esse nome se deve ao fato dos barcos portugueses costumarem encalhar na região e como haviam índios canibais, o receio de encalhar era grande...




Quem gosta de ostras, sugiro não comer muito na Boca da Barra pois a próxima parada é em Canavieiras, povoado onde há criação de ostras e as lanchas param em bares flutuantes que servem ostras cruas ou gratinadas (nesses há ducha de água doce). O bom é que como o passeio nesse ponto é pelo rio, balança bem menos.






Depois de Canavieiras o passeio pelo rio chama a atenção. Muitas aves são avistadas e o sol começa a se pôr. É linda a paisagem. Caso seja de interesse dos turistas, a lancha para em Cairu. Lá é cobrada uma taxa de 3 reais e é possível conhecer a antiga igreja e um convento histórico. Moradores locais se oferecem como guia e vão contando casos da região e descrevem a arquitetura dos imóveis. 
A embarcação também passa pelo povoado do Galeão, que fica na ilha de Tinharé, A capelinha no alto da montanha se destaca.

No final do passeio.... chega-se ao cais. Pra quem está em Morro de São Paulo e deseja ficar/hospedar em Boipeba, o único meio é pelo passeio ou alugando uma lancha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário