A cultura e o misticismo exalam na comunidade e tem como ápice o festival cultural que ocorre no meio do ano.
Feiras com produtos locais, artesanatos, tudo remete ao místico e à cultura.
Post mais antigo:
http://encantosprair.blogspot.com.br/2015/01/sao-jorge-chapada-dos-veadeiros-go.html
http://encantosprair.blogspot.com/2018/02/alto-paraiso-de-goias-chapada-dos.html
http://encantosprair.blogspot.com/2018/02/cavalcante-chapada-dos-veadeiros-go.html
Apesar da rusticidade do povoado, as coisas lá andam um pouco caras (mesmo assim a maior parte dos turistas parecem pessoas simples, alternativas...).
Pousadas, campings, casas para aluguel, restaurantes, tudo está um pouco caro, mas tem todo tipo de opção de hospedagem e alimentação.
Devido a isso, optei por me hospedar em uma casa, onde eu poderia cozinhar e economizar um pouco. Achei que o mercado teria preços razoáveis, mas tudo estava com preços elevados, mesmo no mercado e na distribuidora (cerveja garrafa por exemplo, 9$ no mercado e 12$ nos bares), porém mais em conta que nos restaurantes. Enfim, da próxima vez levarei uma compra básica.
A casinha que aluguei eu super recomendo para as pessoas que querem descansar, pois fica 18km do povoado (3km são de terra em bom estado), logo após as piscinas quentes. A casinha é simples, de roça, mas tem uma cozinha montadinha, dois quartos grandes sendo ambos suíte, varanda com redes, tanque e fogão a lenha. Além disso os donos são muito simpáticos, super atenciosos e possuem um restaurante próximo a casa, na beira de um riozinho. Chegar da cachoeira e petiscar no restaurante relaxando no rio é delicioso! Eles servem bebidas e comidas no rio mesmo! Assim dá para aproveitar cada minutinho! Obs.: levar repelente, tem muito inseto na casinha por esta se localizar no mato.
Mesmo quem não estiver hospedado na casinha, pode ir ao restaurante e curtir o rio! Vale muito a pena!
Contatos Paraíso das Águas: Ranildes e Ronair: 62 - 99666-4298 ou 62 - 99946-4232
Quanto às paisagens, não dá para conhecer tudo em poucos dias. É necessário ir e voltar muitas vezes rsrs
Tem paisagens em São Jorge, Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul (alguns nativos disseram que quando querem nadar ele vão a Colinas).
Desta vez, como fui com crianças, eu selecionei passeios mais tranquilos, mas preciso voltar para ir à janela, cordovil, segredo e outros lugares com trilhas mais pesadas.
A trilha mais longa foi a dos Saltos, dentro do Parque. Atualmente as trilhas do Parque estão muito bem sinalizadas e realmente dá para ir sem guia. Mesmo assim, quem preferir pode contratar guias, porque eles otimizam muito o tempo até a decisão de onde e como ir, de forma que acaba dando pra fazer mais passeios.
A trilha dos Saltos... foi meio loucura fazer com minha prima de 4 anos, mas no fim deu certo. Demoramos mais ajudando ela, parando para descansar e carregando, afinal são 4,5km só de ida e tem muita declividade.
A recompensa é a paisagem maravilhosa.
Os pontos para banho são no Salto 80 e nas Corredeiras (anda um pouco mais). O Salto 120 é um mirante.
Outra sugestão para ver os Saltos é fazer a trilha do Mirante da Janela, feita por fora do parque. As pessoas falaram diferentes distâncias para essa trilha, mas todos concordaram ser bem difícil, com muita subida. A parte boa é a vista dos dois saltos do parque e a parada na cachoeira do Abismo.
Outras trilhas no parque: Canyons (descrito em post antigo cujo link se
encontra acima) e Travessia das 7 quedas (mais complicada e que tem que
dormir dentro do parque no caminho).
Fora do Parque fomos ao Lajeado. Essa cachoeira não é visitada como outras, costuma estar mais vazia. A trilha é tranquila, 600m. O custo é 20$ e o acesso pela mesma estrada do Rio da Lua e Raizama. Bem no fim da estrada tem uma bifurcação, para a esquerda o Lajeado e para a direita o Vale das Pedras. Fui ao dois.
O Lajeado é uma cachoeirinha linda, com 3 quedas. Tem prainha, bastante sombra, queda que forma um escorrega... o lugar é perfeito para crianças, para curtir o dia todo e recuperar as forças após um dia de trilha pesada.
Depois de curtir a Cachoeira Lajeado é legal ir ao Vale das Pedras para almoçar, curtir o rio que passa lá e relaxar. A porção de peixe lá é uma delícia!
O Vale da Lua é um outro passeio tranquilo. Não gosto muito de nadar lá não, especialmente nos feriados (quando fica lotado), mas a paisagem é mesmo incrível. A trilha também é tranquila e o custo 20$ (possui um bar e vestiário).
O acesso para o Vale da Lua é bem sinalizado e se dá por uma estrada de terra conservada. A bifurcação da estradinha de terra fica entre São Jorge e Alto Paraíso. Não precisa disponibilizar um dia inteiro para o Vale da Lua não, um fim de tarde é suficiente.
Uma outra parada obrigatória é a Fazenda São Bento, pertinho de Alto Paraíso e com acesso fácil. Esta fazenda tem chalé para hospedagem e 3 cachoeiras. O turista pode optar por pagar 10$ e ir apenas à cachoeira São Bento que tem um poção enormeeeeee e uma queda pequena. Ao longo do rio existem decks excelentes para curtir o dia e o sol. É onde fica mais cheio pois a caminhada é muito fácil e a trilha tem uns 300mt. Se a escolha for por conhecer as 3 cachoeiras o custo é de 30$.
Seguindo uma estradinha que corta a fazenda (sinalizada e em estado de conservação bom) chega-se primeiro à Almécegas 1, a mais linda da fazenda e uma das mais lindas da região!
A trilha para a Almécegas 1 é um pouco mais puxada, tem mais de 1km e subidas. Apesar disso, todo o esforço é recompensado. A cachoeira é perfeita!!!!!!
A Almécegas 2 também é linda, mas pior para banho. A queda é espalhada por pedras, formando diferentes degraus. O poço fica muito embaixo do despenhadeiro e acaba que nadamos na parte alta da queda, meio rasa. Na seca fica mais fácil descer até o poço. O que encanta é a vista da queda, maravilhosa. A trilha também é mole... plana, curta, de boa.
Conhecer a Chapada dos Veadeiros significa ter que passar por São Jorge pois a portaria do parque fica nesse povoado.
Quem quer conforto, melhor se hospedar em Alto Paraíso, mas quem quer mergulhar na Chapada, São Jorge é 'o' Lugar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário